Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 28 de outubro de 2020

Exatas ou humanas: entenda quais são as diferenças entre as áreas

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


Definir-se entre as áreas de conhecimento de exatas ou humanas pode ser um bom começo para escolher o curso superior e a carreira para seguir. É que as dúvidas quanto à profissão são bastante comuns para os adolescentes e jovens. Contudo, perceber qual área você melhor se encaixa já é um passo importante.

Se o estudante entende as diferenças entre as áreas, ele consegue identificar com mais clareza as suas afinidades e as suas habilidades dentro das opções de cursos. Esse processo serve como um guia para escolher algumas opções e deixar apenas aquelas relacionadas às suas expectativas profissionais.

Pensando nisso, criamos este post para ajudar você a entender as principais diferenças entre exatas e humanas. Confira na leitura a seguir.

O que se estuda em exatas e humanas?

Os campos de estudo são divididos por áreas de conhecimento, e por isso temos as mais comuns: exatas e humanas. Nesse sentido, os cursos superiores e as profissões partem dessa origem.

A área de humanas tem como base a ciência social, com foco em estudar os seres humanos e as relações entre eles ou consigo mesmo. Geralmente, os conhecimentos surgem das análises sociais, históricas, políticas e econômicas dos grupos. Desse modo, pode-se estudar também interações culturais, relacionamentos, línguas, leis e qualquer outra manifestação humana.

Já a área de exatas tem o estudo com foco em cálculos, estatísticas, medições e vários outros aspectos matemáticos. Geralmente, a ciência exata considera os raciocínios lógicos, estratégicos e objetivos para resolver as questões. Além disso, essa área costuma quantificar, analisar e estabelecer relações para encontrar uma solução lógica e precisa.

Quais os principais cursos superiores?

Para ajudar na sua escolha e para entender quais cursos pertencem às áreas exatas ou humanas, separamos por nomes as graduações focadas exclusivamente em cada área, como:

Exatas

  • física;
  • química;
  • matemática;
  • estatística;
  • engenharia (todas as especialidades);
  • programação;
  • tecnologia da informação;
  • sistemas de informação;
  • ciências da computação;
  • oceanografia, entre outras.

Humanas

  • história;
  • filosofia;
  • sociologia;
  • pedagogia;
  • linguagens: português e outros idiomas;
  • artes;
  • teatro;
  • política;
  • teologia;
  • antropologia;
  • direito;
  • relações internacionais;
  • comunicação social: jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio e TV e cinema.

Além desses cursos, também há algumas opções que permitem e necessitam das duas áreas de conhecimento, como:

  • administração;
  • contabilidade;
  • economia;
  • arquitetura;
  • design (todas as especialidades), entre outras.

Quais as diferenças entre as áreas?

Entre as diferenças das áreas de exatas ou humanas, temos as seguintes ferramentas de estudo comumente usadas por cada uma. Por exemplo, textos, livros, pensamentos e respostas dissertativas para humanas. Já para exatas temos fórmulas, calculadoras, testes de hipóteses e respostas objetivas.

Dessa forma, a área de humanas trabalha com a criatividade e o comportamento do ser humano. Inclusive, permite várias respostas para uma única questão. Porém, o fato de aceitar mais de uma resposta não significa que a base do conhecimento não tenha critérios, mas sim que ela organiza os estudos para obter várias reflexões sobre o mesmo tema a fim de trabalhar o pensamento crítico.

Já a área de exatas usa métodos precisos e quantitativos para análise de experimentos, hipóteses e outros testes. Sendo assim, normalmente, ela não permite duas ou mais respostas. Por isso, o resultado precisa ser o mais rigoroso possível. Além dos cálculos, a área pode aceitar equipamentos tecnológicos, conforme a atuação.

Qual área é melhor?

As ciências exatas ou humanas são igualmente importantes para o nosso dia a dia. Por isso, não tem como definir qual é a melhor ou superior. Você deve entender como uma área de conhecimento complementa a outra em uma rotina de trabalho ou em qualquer atividade social.

Além disso, é imprescindível identificar a melhor área para você, com base em suas afinidades, habilidades e interesses. Desse modo, não foque nos cursos superiores pensando no retorno financeiro. Isso pode comprometer o seu sucesso profissional. Afinal, é interessante ter um bom salário, mas a alegria e a satisfação da carreira devem andar juntas.

Inclusive, as chamadas profissões do futuro pertencem tanto às áreas de exatas como de humanas.

Como descobrir a sua área?

Por fim, você já deve ter entendido as diferenças entre os dois campos de conhecimento, mas pode ainda ter dúvidas se o seu perfil é de exatas ou humanas. Porém, não se preocupe, há maneiras de identificar as suas afinidades. Veja:

Habilidade com números

Como citamos, o campo de exatas exige muitos cálculos na vida universitária e até profissional. Por isso, ter habilidade com números é imprescindível. Claro que o estudante pode desenvolver e aprimorar as suas capacidades matemáticas com muito interesse e estudo.

Porém, como os números fazem parte da rotina das profissões de exatas, o gosto e a habilidade devem ser somados à afinidade do estudante para que os desafios não se tornem um peso durante o trabalho, mas sim que sejam estimulantes.

Raciocínio lógico

O raciocínio lógico é importante para todas as áreas, ainda mais em exatas. O estudante ou profissional nesse campo precisa ter habilidades mentais para resolver problemas e chegar em resultados precisos. Dessa forma, o processo exige uma lógica racional, evitando a memorização de conceitos prontos e limitados para encontrar exatamente uma possibilidade.

Capacidade analítica

Assim como a lógica, a capacidade analítica é outra maneira de pensar sobre os dados. Nesse caso, a observação das informações e o entendimento delas é importante para encontrar as hipóteses para uma solução.

Interesse por tecnologia e inovações

Atualmente a tecnologia e as inovações são bastante abordadas para melhorar vários processos. Isso envolve os conhecimentos de exatas. Então se você também tem interesse nesses temas, além dos citados anteriormente, pode considerar exatas como a sua área.

Gosto pela leitura

Assim como as exatas exigem afinidade com números, os cursos de humanas exigem o gosto pela leitura. Essa é a base para o conhecimento, pois muitos estudos são encontrados em livros, às vezes até literários. Por isso, geralmente, há uma grande quantidade de material para ler e analisar.

Capacidade de reflexão

Depois da leitura é necessário o exercício da reflexão para ter um sentido do estudo. Muitos estudantes treinam e aprimoram as suas reflexões na universidade, e até estimulam o senso crítico que será fundamental para a profissão.

Interesse por pesquisa

Como o foco de humanas é estudar o comportamento do indivíduo, sozinho ou em grupo, é comum haver muitas pesquisas envolvidas para embasar os estudos e as reflexões, para assim encontrar soluções e respostas benéficas para todos. Então o estudante precisa se interessar e ser curioso para buscar mais fontes de informações.

Disposição para manter-se atualizado

A estagnação pode ser muito prejudicial para o profissional de humanas. Quem se dedica a essa área precisa se aprimorar e se atualizar constantemente. Afinal, o comportamento humano muda de acordo com a época, região e cultura. Além de ser possível prever alguns comportamentos futuros com base nos estudos.

A análise do seu perfil é muito importante para definir se a sua área é de exatas ou humanas. Portanto, se mesmo após muitas pesquisas de cursos, campos de estudo e áreas de atuação, você ainda tiver dúvidas, procure ajuda de um orientador pedagógico ou psicólogo para fazer um teste vocacional mais detalhado e guiar a sua escolha profissional. 

Agora aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a informações sobre as áreas de estudos.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!