Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 21 de janeiro de 2021

Fazer faculdade a distância: quais são os prós e os contras?

Amanda Mussauer
Amanda Mussauer

Professora de Biologia para Ensino Fundamental Anos finais, Médio e segmento Militar e mestre em Neurociências. Publicado em . | Atualizado em 21 de janeiro de 2021.


O ensino a distância no Brasil é regulamentado desde o início dos anos 2000, porém ganhou ainda mais força com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, em 2020. Percebemos que, durante o período de EAD (ensino a distância), alguns alunos não se adaptaram bem ao processo de ensino, enquanto outros preferiram esse modelo muito mais do que o modelo presencial. 

            Ao vivenciar toda essa mudança, muitos estudantes que se encontram no ensino médio passaram a esboçar uma dúvida: a melhor escolha para mim seria a faculdade presencial ou uma faculdade a distância?

            Se você chegou até este texto, provavelmente essa pergunta já passou pela sua cabeça alguma vez na vida. Realmente, tomar essa decisão não é simples. Para isso, vamos te ajudar com alguns prós e contras caso opte por fazer faculdade a distância. 

Fizemos uma série de perguntas para alunos que hoje vivem essa realidade e chegamos aos seguintes tópicos: 

PRÓS EM FAZER FACULDADE A DISTÂNCIA

  1. Você pode controlar onde, como e quando assiste às suas aulas:

Se você estiver em casa ou no trabalho, é possível acessar o site da faculdade e assistir a uma aula ou fazer um exercício. Se não entendeu alguma coisa da aula, é possível pausar o vídeo e ver de novo, assistir pela manhã ou à noite, tudo dentro do seu controle, esses são alguns dos maiores benefícios de quem faz faculdade a distância! 

  1. Menos gastos e menor tempo de deslocamento entre sua casa e a faculdade:

É comum ouvirmos histórias de pessoas que demoram 1 hora para chegar até a faculdade ou que gastam um dinheiro a mais para custear passagens de transporte público ou a gasolina do carro. Com a faculdade a distância, esse gasto, tanto em relação ao tempo quanto ao dinheiro, reduz drasticamente. Assistindo às aulas de casa, você consegue economizar dinheiro e administrar melhor o seu tempo.

  1. Você consegue criar o seu próprio planejamento:

Digamos que surgiu uma ótima oportunidade de viajar, mas você está no meio do seu período! Para quem faz faculdade a distância, isso não é um problema tão grande. Você pode adaptar o seu planejamento, assistir a algumas aulas, fazer exercícios com antecedência ou mudar o seu horário, acordando mais cedo ou reservando o período da noite para acompanhar o que é pedido pela faculdade.

CONTRAS

  1. Grande necessidade de organização:

No tópico em que falamos sobre os prós de fazer faculdade a distância, comentamos muito sobre controle e planejamento, mas isso só se torna um benefício mesmo se você for uma pessoa organizada. Caso contrário, é bem provável que você se perca em prazos, acumule aulas e exercícios não feitos e chegue ao final do período com tarefas não entregues e notas baixas. Portanto, avalie se você consegue organizar seu calendário e prazos antes de investir em uma faculdade que não seja presencial.

  1. Menor interação com colegas e professores:

Uma das coisas que os alunos de faculdades não presenciais sentem falta é a interação. Você acaba não encontrando seus colegas de turma todos os dias, não esbarra com seu professor no corredor para tirar uma dúvida e não consegue conversar com alguém da secretaria diretamente. Isso acaba resultando em uma distância muito maior, por conta disso, o aluno de uma faculdade a distância precisa ser alguém muito proativo, que busca soluções rapidamente.

  1. Necessidade de estrutura dentro de casa:

Assistir aulas, fazer exercícios, mandar e-mails, tudo isso envolve a rotina de um estudante a distância. Entretanto, para isso, é necessário um bom ambiente de estudo, um computador, uma cadeira confortável, uma mesa que não te dê problemas na coluna ao longo dos anos, entre outros. É fundamental que haja uma estrutura, mesmo que mínima, dentro da sua própria casa para te auxiliar no processo de estudar fora de um polo presencial.

Não podemos negar que o ensino híbrido e o estudo com o auxílio da internet chegaram para ficar, ainda mais depois de 2020. É bem provável que fazer faculdade a distância tenha passado na cabeça de muitos de vocês, por isso, muitas dúvidas podem ter surgido!

Ao final deste texto, avalie todos os prós e contras que listamos e pense se essa possibilidade, que vem se mostrando cada vez mais forte, faz sentido para você. Também compartilhe com aquele seu amigo que ainda não decidiu se prefere o ensino presencial e on-line e o ajude a tirar essa dúvida!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!