Inicio / Além da escola Além da escola 22 de março de 2020

Filmes e séries para aprender História: conheça os melhores

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Assistir a filmes e séries é uma maneira divertida e diferente de aprender História. Selecionamos alguns títulos para você. Veja!

Não é preciso ficar o dia todo com um livro na mão para estudar! Algumas disciplinas, como a História, podem ser aprendidas de maneiras mais lúdicas e divertidas, como assistindo a filmes e séries.

Você pode ficar no seu sofá, relaxando e curtindo um bom filme, enquanto aprende sobre os fatos históricos que nele são mostrados.

Assim, fica mais fácil de fixar o aprendizado e conquistar uma boa nota no vestibular ou na prova do Enem. Confira abaixo filmes e séries que você não pode deixar de assistir! Acompanhe:

Veja 7 filmes e séries para aprender História

Para que você possa estudar enquanto se diverte assistindo a filmes e séries, criamos uma lista com obras que estão disponíveis em plataformas como a Netflix, o Amazon Prime e o Globoplay. Confira, a seguir!

1. Grandes momentos da Segunda Guerra em cores

Grandes momentos da Segunda Guerra em cores” é uma série documental produzida pela Netflix e que explora diversos fatos de uma das épocas mais relevantes da história mundial.

Confrontos do Dia D, o ataque japonês a Pearl Harbor e o lançamento da bomba de Hiroshima são eventos tratados na série, que tem 10 episódios.

Todos os acontecimentos históricos que impediram o avanço das ideologias fascistas e nazistas na Europa, entre os anos 1939 e 1945, são mostrados no documentário, que traz gravações originais de historiadores da época, remasterizadas e coloridas.

2. O nome da rosa

Baseado no livro de Umberto Eco, “O nome da rosa” se passa em um mosteiro da Itália, que tem uma biblioteca com livros não aceitos pela Igreja Medieval.

O longa-metragem mostra elementos da cultura renascentista e provoca reflexões e pensamentos para a sociedade contemporânea. Além disso, mostra a reconstituição da Idade Média, um importante conteúdo de História.

Você pode assistir o filme “O nome da rosa” na plataforma de streaming Now.

3. O silêncio da montanha

O longa “O silêncio da montanha” se passa na Itália, no ano de 1915. Trata-se de um filme para quem gosta de romance, uma vez que o fio condutor principal é a história dos jovens Andreas (William Moseley) e Francesca (Eugenia Costa).

O casal protagonista se conhece no mesmo dia em que a Itália declara guerra à Áustria-Hungria, fazendo com que a Primeira Guerra Mundial eclodisse. Por conta disso, Andreas é convocado pelo exército e precisa lutar nos confrontos, deixando a amada para trás.

Em suas cenas, o filme exibe como ocorreram os conflitos da Primeira Guerra Mundial e mostra como as pessoas reagiram às situações que eram obrigadas a presenciar. Ele está disponível no Amazon Prime Video.

4. Spartacus

Entre os filmes e séries para estudar História que estão disponíveis no Netflix está Spartacus, um seriado que narra a vida do famoso escravo que se tornou um dos mais célebres gladiadores da Roma Antiga.

São quatro temporadas, que se iniciam quando Gannicus (Dustin Clare) torna-se o primeiro Campeão de Capua e seguem até a ascensão de Spartacus. Filmada na Nova Zelândia, a série mostra como era a cultura da Roma Antiga e a relação entre a nobreza e os escravos.

5. Partida fria

Em 1962, a crise dos mísseis ocorreu em Cuba, sendo esse considerado um dos momentos em que a Guerra Fria ficou mais perto de se tornar um confronto nuclear. É em meio a esse cenário que se desenvolve a história de “Partida fria”, filme original da Netflix.

A história mostra Joshua Mansky (Bill Pullman), um matemático brilhante e alcoólatra, que é sequestrado pelo serviço secreto americano e forçado a competir em um torneio de xadrez contra Alexander Gavrylov (Evgeniy Sidikhin), um campeão soviético na modalidade.

O jogo entre os dois é uma metáfora da Guerra Fria, mostrando que, assim como em uma partida de xadrez, tudo era meticulosamente planejado pelas partes envolvidas no conflito.

6. Anos rebeldes

Disponível no Globoplay, a série nacional “Anos rebeldes” é inspirada no livro “1968: o ano que não terminou”, de Zuenir Ventura. Nela é mostrado como foram os chamados “anos de chumbo”, em que nosso país viveu sob domínio da Ditadura Militar.

A história principal é o romance entre Maria Lúcia (Malu Mader) e João Alfredo (Cássio Gabus Mendes). Ela é filha de um jornalista filiado ao Partido Comunista, que vem sofrendo muito por conta da perseguição dos militares.

João Alfredo também é militante político e se vê dividido entre o amor e a luta armada quando resolve ingressar de forma mais intensa no movimento.

Trata-se de uma boa série para analisar o cenário político do nosso país entre os anos de 1964 até 1985, quando os militares deixaram de governar o Brasil.

7. Guerras do Brasil.doc

Disponível na Netflix, a série “Guerras do Brasil.doc” tem 5 episódios, em que são mostrados conflitos que marcaram a história do Brasil. São eles: as guerras da conquista, as guerras dos Palmares, a guerra do Paraguai, a Revolução de 30 e a criação de facções criminosas no regime penitenciário contemporâneo.

Os documentários remontam os fatos, por meio de depoimentos. Professores, historiadores, pesquisadores, entre outras personalidades comentam os acontecimentos mais marcantes de cada evento. É uma excelente maneira de conhecer mais sobre cada um desses temas e garantir uma boa nota no vestibular!

Estudar assistindo a filmes e séries fará com que você aprenda muito mais rápido, sem nem perceber que está estudando. Afinal, as histórias são muito envolventes! Portanto, não se esqueça de preparar a pipoca, sentar no sofá e dar o play.

E não deixe de compartilhar este artigo sobre filmes e séries nas suas mídias sociais e com os amigos também! Quem sabe vocês não organizam uma sessão de cinema juntos?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!