Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 24 de março de 2021

Guia completo dos assuntos que mais caem no Enem e como se preparar

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 12 de março de 2021.


Você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não sabe por onde começar a estudar para o teste? Pode ficar tranquilo que você está lendo o conteúdo certo! Em primeiro lugar, você precisa entender a importância de saber quais são os assuntos que mais caem no Enem: reconhecendo cada um deles, é possível se organizar para acessar todo o conhecimento cobrado e, então, arrasar na prova. 

Neste conteúdo, separamos uma apresentação completa sobre os principais assuntos do Enem, mas não para por aí: depois de reconhecer os conteúdos, você descobre como se organizar para acessar todos os assuntos, vê como cuidar da sua saúde física e mental durante esse período e também descobre o que é proibido fazer durante a execução da prova.

Sim, o conteúdo está incrível e super completo: você não pode perder uma linha sequer! Comece a sua jornada de conhecimento preparatória para o Enem agora mesmo! Boa leitura.

Quais são os assuntos que mais caem no Enem? 

Agora que você já entendeu qual é a importância de saber quais são os assuntos mais cobrados na prova do Enem e já entendeu que é neste texto que vai encontrá-los, está na hora de descobrir quais são eles! Vamos lá? Então, siga a leitura para descobrir quais serão as matérias que devem entrar no seu cronograma de estudos agora mesmo!    

Literatura

Começamos com essa que muitas vezes os estudantes deixam um pouco de lado. A Literatura é bastante cobrada no Enem e acredite: ela não precisa ser tão desafiadora quanto parece. Entre os assuntos cobrados nessa categoria estão:

  • escolas literárias: muito cobradas, as escolas literárias aparecem na prova do Enem para serem testadas as suas principais características, os principais autores de cada escola e o período histórico delas;
  • principais autores: diversos nomes da literatura são citados na prova do Enem e para acertar as questões relacionadas a eles você deve compreender a contribuição dos autores para as suas escolas literárias e a importância de cada um para a época que lançaram obras e para os dias atuais;   
  • linguagem não-verbal: fique ligado, pois textos nem sempre são construídos apenas com palavras. É bastante comum que a linguagem não-verbal (como tirinhas ou fotografias) seja cobrada no Enem!  

Artes

Passamos, então, para outra matéria que também é esquecida por alguns estudantes que estão se preparando para o Enem. As Artes além de serem uma ótima maneira de se divertir e emocionar, também garantem questões relevantes para a prova. Não ache, porém, que por ser um assunto leve ela não demanda foco e muito estudo! Veja alguns assuntos cobrados:

  • arte contemporânea: para arrasar nas questões desse assunto, vale compreender os movimentos relacionados à arte contemporânea (como o Minimalismo e a Pop Art), além de saber quais são as características e como se deu o seu rompimento com o Modernismo;
  • modernismo europeu: entre os assuntos mais cobrados estão os movimentos culturais e as suas características como o Dadaísmo, Cubismo, Expressionismo, Fauvismo e tantos outros.    
  • modernismo no Brasil: para entender mais sobre o modernismo no Brasil, não podemos nos resumir à arte, mas também à literatura e também aos impactos na sociedade.    

Línguas estrangeiras

Ainda está em dúvida entre inglês e espanhol no Enem? Não tem problema! A gente conta para você o que esperar das duas provas de línguas estrangeiras! Independentemente da língua que você escolher, o desafio proposto na prova será parecido: 

  • interpretação de texto;
  • estruturas linguísticas;
  • reconhecimento da importância da produção cultural estrangeira.

Geografia

O teste de Geografia faz parte da prova de Ciências Humanas do Enem, que é aplicada sempre no primeiro dia. Como você deve saber, a disciplina de Geografia é bastante vasta e engloba diversos assuntos relacionados com outras disciplinas (como História e Sociologia).

Por isso mesmo, para se sair bem nas questões da disciplina, vale a pena estudar os tópicos citados a seguir e também estar muito bem-informado com os acontecimentos, já que as questões das provas sempre se relacionam às atualidades. Veja agora as principais matérias cobradas na prova de geografia do Enem:

  • questões e problemas ambientais: para acertar questões sobre esse assunto, você precisa dominar os conceitos das problemáticas ambientais e saber relacioná-las às ações humanas;
  • fases do capitalismo: essa é a prova de que as questões do Enem de Geografia se relacionam muito com a disciplina de História. Nesse assunto, as questões giram em torno de indústrias, impactos na economia e a influência do poder dos EUA e União Soviética na economia e sociedade no século XX;   
  • urbanizações: se você mora em uma cidade grande ou costuma visitá-las, deve saber que esses centros apresentam diversos problemas e, geralmente, é sobre isso que o Enem aborda nas suas questões sobre urbanização. Entre os pontos estão a gentrificação, os problemas de transporte público e o crescimento desordenado;  
  • migrações: esse é um bom exemplo da relação entre a Geografia e a atualidade. Para acertar nas questões desse assunto, é importante que você saiba quais são as condições dos povos que resolveram migrar para outros países, quais são as condições gerais que eles vivem nos países que os recebem, entre outras.  

História

Se você faz parte daquele grupinho que pensa que estudar história é única e exclusivamente para estudar o passado, fique sabendo que está errado! Há muito do presente na matéria, inclusive para compreender os impactos das ações anteriores nos dias de hoje. Siga os tópicos para entender como a História geralmente é cobrada no Enem:

  • período colonial no Brasil: dentro desse assunto é importante que você estude desde os primeiros contatos dos portugueses com os nativos do Brasil, passando pelo Ciclo de Ouro, chegando à crise do sistema colonial. Outro ponto extremamente relevante de estudo é também a escravidão no Brasil;     
  • Era Vargas: para entender esse assunto, vale a pena focar no período que Vargas permaneceu no poder e também nas medidas definidas pelo presidente da época. Destaque para a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT); 
  • Revolução Industrial: as duas revoluções industriais sempre estão presentes nas provas do Enem, é interessante que você compreenda os impactos delas, as diferenças entre elas e também os motivos que ocasionaram tais revoluções;     
  • Guerra Fria: outro tópico super discutido nas questões do Enem é a Guerra Fria, nesse sentido, é bom saber sobre os aspectos econômicos, sociais e políticos dela, além de compreender qual foi o período da história em que isso aconteceu.

Sociologia

É bom estudar Sociologia, você não acha? Além de compreender quais são as principais problemáticas da sociedade mundial, podemos também acessar algumas das respostas que todos buscam para solucionar tais problemas sociais. Outra vantagem de estudar essa matéria é a possibilidade de munir-se de argumentos para as redações do Enem e do vestibular. Mas, e aí? Você quer saber o que estudar para essa prova? Veja a seguir:

  • diversidade cultural: para acessar os conhecimentos mais pontuais para acertar no Enem, vale pesquisar sobre as diversas culturas (principalmente as que têm influência aqui no Brasil, como a indígena e a africana), além de repensar como a mídia de massa divulga, de maneira inadequada, essas informações culturais;  
  • política, poder e Estado: aqui, a multidisciplinaridade é alta! Você, além de entender sobre a influência de poder em relação à sociedade atual, deve compreender mais sobre o impacto disso no passado;   
  • movimentos sociais: para as questões dentro dessa resposta, você deve entender quais são os principais movimentos sociais (negro, LGBTQIA+, feminista, ambientalista etc.) e compreender quais são os reais motivos das suas criações.  

Filosofia

Já deu para perceber que os assuntos cobrados na prova de ciências humanas demandam bastante memorização de datas e conceitos históricos, não é mesmo? Para a prova de filosofia no Enem, é provável que você deve assumir a estratégia de memorização também, afinal, essa matéria é bastante conteudista, talvez mais do que as outras citadas. 

É comum, portanto, que as questões tragam assuntos como as ideias dos principais autores da filosofia, como Platão e Aristóteles, além de questionar os pensamentos de filósofos mais modernos, como Kant e Descartes, sem nunca esquecer da Filosofia Política e das questões éticas ligadas à disciplina de pensadores.

Biologia

Passando para a prova de Ciências da Natureza, vamos destacar algumas das principais matérias abordadas no teste do Enem de Biologia. Não vá achando que, já que passou para outro caderno de questões, você vai se livrar da interpretação de texto, viu? A biologia também precisa de muita interpretação para ser bem respondida! Veja agora os assuntos da Biologia que mais marcam presença no Enem:  

  • ideias evolutivas;
  • cadeias alimentares;
  • bioenergia; 
  • relações ecológicas;
  • genética;
  • identidade dos seres vivos;
  • funções vitais dos seres vivos;
  • índice de desenvolvimento humano.   

Física

Essa é uma das provas que podem causar um pouco de medo nos estudantes, mas pode ficar tranquilo que o teste de Física do Enem não é nenhum bicho de sete cabeças ou coisa parecida! Como comentamos no começo do texto, basta que você reconheça as principais matérias cobradas e se prepare para responder às questões. Veja a lista com alguns dos tópicos que mais marcam presença na prova de física do Enem:

  • leis de Newton;
  • mecânica;
  • óptica;
  • energia;
  • eletricidade;
  • termofísica;
  • fenômenos ondulatórios;
  • correntes e potência elétrica.

Química

Respira fundo que ainda não acabou! Outro desafio grandioso da prova do Enem são as questões de Química, já que elas costumam aliar conteúdos diversificados, fórmulas específicas e bastante interpretação de texto. 

Uma das nossas melhores dicas para que você se saia bem enquanto responde às questões dessa matéria é não se assustar com o tamanho dos enunciados. Vá por partes, recolha as informações necessárias para responder à questão e descarte os tópicos que não são necessários para aplicar as fórmulas (o mesmo vale para as questões de física e de matemática, combinado?). Veja agora as matérias cobradas em química no Enem!

  • compostos orgânicos;
  • estequiometria;
  • modelos atômicos e distribuição eletrônica;
  • termoquímica;
  • reações inorgânicas;
  • forças intermoleculares;
  • soluções. 

Matemática

Você faz parte do grupo daqueles que são apaixonados por números ou se identifica mais com as ciências humanas? De qualquer forma, vai precisar arrasar na prova de matemática do Enem para conseguir entrar na faculdade e seguir a profissão dos seus sonhos. Lembre-se, portanto, das nossas dicas de preparação, esteja bem-preparado para a prova e estude as seguintes matérias da Matemática para o Enem:

  • probabilidade;
  • funções;
  • estatística, gráficos e tabelas;
  • aritmética;
  • geometria espacial e plana.     

Redação

Como último desafio do Enem, passamos para a parte de redação. Muitos estudantes ainda ficam com as mãos suadas e com as pernas tremendo quando pensam em executar essa proposta de redação do Enem, mas acredite: o desafio parece maior do que realmente é. 

Isso porque basta compreender as regras gramaticais, entender o assunto proposto e respeitar a estrutura correta do texto para garantir uma boa performance na produção textual. Lembre-se, porém, de que é extremamente necessário compreender os assuntos em alta da atualidade, já que a temática do Enem certamente terá a ver com isso.

Como se preparar para arrasar na prova do Enem? 

Ufa! Agora você sabe quais são as principais matérias cobradas no Enem! Pode ser que você tenha achado muita coisa para estudar, mas estamos aqui para apoiar você nessa jornada de estudo e preparação para essa fase tão importante da sua vida escolar e acadêmica.

Nos tópicos seguintes, você confere algumas das dicas mais práticas e relevantes para se preparar e arrasar na prova do Enem. E aí, você quer saber como atingir a média esperada e passar do Enem direto para a faculdade dos seus sonhos? Então, confira agora algumas boas estratégias para se preparar para o Enem!

Muita leitura

Depois de você ter conferido quais são os assuntos cobrados no Enem, você deve ter notado como frisamos a importância da interpretação de texto para responder às perguntas, certo? E você sabe como conquistar esse poder? Exatamente: com muita leitura.

Leia sobre as matérias do Enem, sobre os autores cobrados nas provas de literatura e filosofia e até sobre os seus assuntos preferidos. Ler os textos, livros, mangás e gibis como seus melhores amigos fará muita diferença na hora de enfrentar o desafio da prova do Enem. 

Até porque você já deve saber: as questões desse teste carregam fama de serem longas e você não pode se cansar ou deixar qualquer detalhezinho passar despercebido. Com a leitura em dia, você se torna preparado para esses dias cansativos, porém recompensadores de Enem.

Simulados

Os simulados também podem ser vistos como bons amigos de quem está se preparando para o Enem, já que é respondendo às provas anteriores que você passa a se acostumar com a proposta da prova, com o formato das questões e com o estilo do Enem (que geralmente é diferente dos vestibulares).

Sabendo disso, você pode contar com os simulados para treinar para os grandes dias de Enem. Lembre-se de levar a sério esses momentos de resposta: livre-se das distrações (como celular ou televisão), procure um local mais tranquilo para realizar a prova e, é claro, não use “colas” para responder às questões dos simulados.     

Controle de tempo

Falando sobre levar a sério o período de simulado, outro bom hábito para fazer esses simulados é controlar o tempo para executar as provas anteriores na sua casa. Fique sabendo que o tempo que, anteriormente era de quatro horas e meia, aumentou para cinco horas de prova. 

Ou seja, fazendo esse exercício de controle de tempo, você passa a aprender a gerenciar melhor o período de prova e não precisa ficar ansioso para responder às últimas questões do caderno, ou fazer correndo a proposta de redação.

Treino de redação

Falando em redação, essa é outra coisa que precisa ser treinada muitas e muitas vezes para atingir a perfeição. É natural que os estudantes sonhem com a nota 1000 da prova do Enem e, para isso, é extremamente importante que você repita o processo muitas vezes.

Sem criatividade para os temas dos seus textos de teste? Use as temáticas cobradas anteriormente no Enem! Além disso, vale a pena treinar com assuntos que estão em alta nesse momento, dessa forma, você garante uma boa performance da redação e também se informa sobre os tópicos necessários para responder às questões de geografia e sociologia, por exemplo!

Quais atitudes podem desclassificar a prova?

Além de entender as matérias cobradas e como se preparar para o teste, é importantíssimo que você compreenda o que pode prejudicar e até desclassificar a sua prova. Por isso, preparamos uma lista completa das regras para o momento do Enem, assim, você já entra na sala com a consciência do que pode ou não fazer. Veja a lista que preparamos do que é proibido fazer na hora da prova:

  • usar celular ou qualquer aparelho eletrônico durante a prova;
  • não abrir o caderno de questões antes da autorização do fiscal da sala;
  • informar dados falsos durante a inscrição da prova do Enem;
  • consumir bebida alcoólica na sala;
  • usar óculos escuros, boina ou boné;
  • perturbar a ordem da sala durante a prova.    

Como cuidar da saúde mental e física para se preparar para a prova?

Se você se informa sobre como atingir uma performance excepcional nas provas de vestibular e Enem, já deve ter lido sobre a importância da manutenção da saúde física e mental. Dessa maneira, além de saber como responder às questões de todas as matérias do Enem e escrever uma redação como ninguém, é crucial que você esteja saudável.

Isso porque a produtividade dos estudos e a garantia de um bom resultado estão diretamente ligados com a disposição do corpo e mente do estudante. Você quer saber como reforçar esses aspectos? Veja, nos próximos tópicos, as nossas dicas exclusivas para isso.

Alimente-se bem e hidrate-se

Você há de concordar que não existe um corpo saudável sem a construção de uma alimentação balanceada e frequência de hidratação. Além disso, a sua concentração nos estudos não pode competir com o incômodo de fome ou sede. Por isso, lembre-se de comer a cada três horas e estar sempre com uma garrafinha de água por perto!

Pratique exercícios físicos

A ansiedade e o nervosismo são, certamente, um desafio a serem enfrentados quando o assunto é prova do Enem. Para isso, você pode incluir os exercícios físicos na sua rotina de estudante em preparação para a prova. É claro que não há restrições para a prática de esportes ou atividades: o importante é que você se divirta e gaste muita energia!  

Durma bem

Para aprender e fixar os conteúdos, o seu cérebro precisa de, pelo menos, 7 horas de sono de qualidade. Por isso, nada de achar que virar noites e mais noites estudando garantirá a sua passagem para a faculdade dos seus sonhos! Todo o seu processo de preparação deve ser focado em equilíbrio: quantidade de horas estudando, dormindo, comendo e até se divertindo!   

Respeite o seu momento de lazer

Entenda que a sua diversão não pode ser deixada para trás no momento de se preparar para o Enem ou qualquer outra prova que seja (vestibular ou concurso, por exemplo). Pode ser que você esteja lendo esta dica e pensando “mas eu não tenho tempo!”.

A solução para isso é organização, pode ser com um cronograma de estudos, um planner ou até um app de gerenciamento. O importante é que o tempo para cada responsabilidade da sua rotina seja respeitado e o seu dia a dia bem regrado. 

Parabéns! Você chegou ao fim do nosso supertexto sobre os assuntos que mais caem no Enem! Lembre-se de aplicar todas as nossas dicas apresentadas no conteúdo a partir de hoje mesmo: organize o seu cronograma de estudos considerando os assuntos mais frequentes no Enem e, se tiver alguma dúvida, busque os seus amigos ou professores. Nada de deixar as questões difíceis para os últimos momentos, hein?!

Fique sabendo que, além deste post incrível sobre os assuntos que mais caem no Enem, você pode descobrir outras coisas relevantes sobre a sua preparação para a prova do Enem ou de vestibular e até entender qual é o caminho ideal para seguir profissionalmente. Para acessar todos esses materiais completos em primeira mão, basta assinar gratuitamente a newsletter da Estudo em Dia!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!