Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 20 de outubro de 2020

Matemática para o Enem: 5 dicas essenciais para ir bem na prova

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


Estudar matemática para o Enem pode ser desesperador para muitos estudantes por vários motivos, como pela dificuldade em entender cálculos, por não ter habilidade com fórmulas mais elaboradas, entre outros. Porém, não tem como fugir das questões exatas da prova. Além disso, dependendo da universidade, a nota do Enem pode contar bastante, por isso o aluno precisa garantir um ótimo desempenho.

Contudo, existem algumas dicas importantes para ajudar qualquer pessoa a ir bem nas provas de ciências exatas e lógicas no Enem, inclusive esses macetes são usados por estudantes que atingem pontuações altas. E não custa tentar, não é mesmo?

Então veja as dicas de matemática para o Enem a seguir:

1. Organize o seu estudo de matemática para o Enem

Ter um cronograma de estudos organizado vale para todos os estudantes e para todas as matérias, independentemente do nível de facilidade do aluno com a disciplina. No entanto, se você tem dificuldade com matemática ou não gosta tanto de cálculos, é melhor dar mais atenção para esse conteúdo.

O motivo é simples: as pessoas tendem a se dedicar mais às disciplinas que gostam por ser prazeroso, pois aprendem com facilidade. Se for um dia com pouca inspiração para estudar, foque nos conteúdos mais fáceis, mas se tiver tempo para se dedicar, dê atenção aos mais difíceis. Isso ajuda no seu raciocínio sem comprometer a sua produtividade.

2. Leia as questões e comece pelas mais fáceis

Quando pegar o caderno da prova em mãos, leia todas as questões. Isso pode parecer perda de tempo, mas na verdade é uma boa estratégia. Essa leitura deve durar em média 10 minutos e permite que você separe as questões por níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.

O indicado é começar pelas perguntas fáceis e progredir, assim sobrará mais tempo para se dedicar às difíceis.

3. Aprenda o básico e outras formas de resolver

Procure ter bons materiais de apoio para estudar, como livros, videoaulas, provas anteriores, professores para tirar dúvidas, entre outros. O ideal é você aprender o básico da matemática, assim como regras e fórmulas essenciais. Quando dominar tudo isso, aprenda outras formas de resolver as questões, isso deixa as soluções mais fáceis.

4. Pratique (e muito!) os simulados

A prática de simulados é uma dica essencial para quem quer aprender a disciplina para o Enem. Normalmente, as questões não mudam tanto de um ano para o outro, por isso, quanto mais você treinar e cronometrar o tempo, mais preparo terá para realizar o exame.

Procure fazer pelo menos um simulado por semana. Durante a sua rotina normal de estudos, inclua as questões das provas passadas para resolver. Lembre-se de ler o manual do candidato, lá você encontra orientações do conteúdo da prova para saber quais tópicos estudar.

5. Leia com atenção os enunciados

Por fim, leia atentamente as questões das provas, sem esquecer do raciocínio lógico e a resolução prática dos problemas. Afinal, muitas vezes as informações que você precisa já estão nos próprios enunciados.

Não deixe para estudar matemática para o Enem nos poucos meses antes da prova. Organize-se com antecedência, faça um cronograma ao longo do ano, respeite os horários de estudo e descanse na semana da prova. Ao seguir essas dicas, com certeza você terá uma boa preparação e sucesso nas notas.

Agora, aproveite e conte para a gente: como você estuda a disciplina para o Enem? Deixe nos comentários.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!