Inicio / Além da escola Além da escola 30 de novembro de 2021

Motivação para estudar: 5 dicas para se manter motivado nos estudos

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 30 de novembro de 2021.


Como manter a motivação para estudar? É uma pergunta frequente na vida dos estudantes.

Sentir-se desmotivado para os estudos é mais comum do que pensamos. Todo mundo já passou por algum momento em que faltou motivação. É normal, porém é importante estar atento, pois, a motivação é parte fundamental de todo processo de aprendizado, não tê-la pode realmente afastar você daquela tão sonhada aprovação.

Estudar sem estar motivado, prejudica o seu aprendizado. Sabemos que não é fácil manter o ânimo sempre, às vezes a rotina de estudos, a complexidade das matérias a pressão da aprovação nas provas e outros fatores, fazem com que muitos estudantes percam o foco e energia. No entanto, é possível desenvolver e manter a motivação para estudar, se você quer saber como, continue a leitura e confira as dicas que separamos para você. 

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é motivação?
  • Motivação intrínseca
  • Motivação extrínseca
  • 5 dicas para se manter motivado nos estudos

O que é motivação?

De acordo com o site origem da palavra: “Motivação” vem de “motivo”, que vem do Latim MOTIVUS, “o que impele, o que move”, de MOTUS, particípio passado de MOVERE, “impelir, colocar em movimento”

A motivação é um dos principais fatores responsáveis por iniciar, direcionar e manter hábitos que levam ao cumprimento de objetivos, metas e tarefas, essencial para o desenvolvimento humano. Além disso, sua manutenção depende de fenômenos biológicos, emocionais e sociais.

É por isso que quando não nos sentimos motivados, cumprir certas atividades que são necessárias, como estudar, por exemplo, se torna complicado, especialmente quando nos deparamos com obstáculos e dificuldades.

Compreender a origem do que te mantém motivado pode ser o divisor de águas na hora de se dedicar 100% aos estudos. Por isso é importante saber que existem dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca. Entenda a diferença entre elas.

Motivação Intrínseca

Também conhecida como auto motivação, é um processo interno e pessoal. Nasce sem a influência de fatores externos e está totalmente ligada à nossa satisfação pessoal e profissional.

Motivação Extrínseca

É gerada pela interferência do ambiente, pessoas ou acontecimentos. Sendo assim, é algo que está totalmente ligado a situações exteriores.

Resumindo: enquanto a motivação extrínseca depende dos outros, a intrínseca depende apenas de você. Ou seja, esse elemento está sob seu controle e você consegue adquirir esse tipo de motivação de maneira independente. Sendo assim, é extremamente importante ter consciência dos motivos que o impulsionam a estudar e buscar atingir seus objetivos.

5 dicas para encontrar motivação para estudar

1. Não procrastine

A procrastinação é uma das causas que mais atrapalha o processo de aprendizado e alcance dos resultados almejados. O primeiro passo é identificar se você procrastina, caso esse seja o seu caso, tudo bem, fique tranquilo, busque racionalizar o porque isso acontece. Quando você adquire autoconhecimento para entender quais são os motivos que te levam a deixar de fazer algo importante para você, como estudar, você também consegue aprender como evitar isso.

2. Defina uma meta / objetivo

Estabelecer metas é uma forma de assumir um compromisso com você e com aquilo que você deseja. O que você precisa fazer para conseguir a aprovação no curso que sonha? Faça uma lista, enumere, defina os passos que você precisa seguir e lembre-se do que o Rapper Emicida canta: “Você é o único representante do seu sonho na face da terra”.

3. Aplique a auto recompensa

Isso mesmo que você leu, se recompense pelos seus esforços. Essa pode ser uma excelente maneira de se auto motivar. Encarou uma jornada de estudos intensa e proveitosa no final de semana? Permita-se tirar algumas horas da semana para relaxar. Conseguiu finalizar um simulado do Enem num tempo bom e com boa pontuação? Saia para comemorar com você mesmo ou encontre os amigos. O ócio é tão importante quanto a dedicação. Oxigenar a mente fazendo o que se gosta, se auto recompensando, certamente pode te motivar a dar aquele gás nos estudos.

4. Cuide da saúde

Se alimente bem, invista em frutas e sucos, não perca noites de sono para estudar — o conhecimento não será absorvido com uma mente cansada, faça atividades físicas, respire tranquilamente e esteja em dia com os exames médicos, porque a falta de energia e motivação também pode ser uma questão de saúde física. Uma pesquisa publicada no Scientific American revelou que curtos períodos de exercícios leves, imediatamente após o estudo, melhoram a recordação de novas informações.

5. Use mapas mentais e apps para inovar o seu processo de aprendizado

Como você organiza suas ideias e tarefas? Já pensou em utilizar mapas mentais e aplicativos para te ajudar na sua rotina de estudos? Experimente fazer isso, pode ser bastante estimulante, pois os apps estão cada vez mais didáticos e interativos. Se o processo de aprendizado estiver chato, procure algum site ou app que te ofereça formas diferentes de aprender, você se surpreender com a energia que isso pode proporcionar para você estudar.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!