Inicio / Rotina de Estudos Destaque 27 de janeiro de 2022

Escola nova e agora?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 27 de janeiro de 2022.


Mudanças podem ser sempre positivas, porém sabemos que nem toda transição é fácil, principalmente quando se trata de uma escola nova. Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas do que fazer se essa for a sua situação.

Continue a leitura e descubra quais são nossas dicas para sua nova escola.

1. Pesquise sobre a nova escola

Leia atentamente o site da escola, participe de grupos no Facebook, estude o manual da escola. É possível que você encontre lá um texto sobre o uso do uniforme ou tipos de roupa permitidos, um calendário e outras informações importantes. Em alguns casos, dá para ver também a ficha dos professores, os valores e tradições da escola e as notícias.

Caso não saiba o que levar no primeiro dia, verifique se o site tem uma lista de materiais, como caderno, lápis e livros didáticos.

Há sites que mostram um mapa da escola. Quanto mais informações souber sobre sua nova escola, mais confortável se sentirá.

2. Esteja aberto

Entenda que você esta num lugar novo e é importante ser receptivo, aberto às possibilidades, novos conhecimentos e novas fases, novos colegas e professores. Ao chegar numa escola nova, você precisa se abrir para o que é o novo, para logo perceber em quais espaços pode se adequar.

3. Se o professor quiser te apresentar para a turma, respire fundo e se apresente

Em algumas escolas, o professor pede para o aluno novo se apresentar para a turma, ele pergunta o nome, de onde veio e outras coisas sobre você. Talvez essa seja a pior parte de mudar de escola para aqueles que são tímidos e introspectivos.

Mas não entre em pânico. Você só precisa dizer seu nome e a escola em que estudou anteriormente, qual o problema em fazer isso? Está com medo? Feche os olhos e respire fundo, não há nada de mais em fazer isso, você consegue.

4. Faça amizade com outros estudantes novos

Você dificilmente será o único aluno novo na sua turma. Nesse caso, fale com os outros alunos novos, eles estão na mesma situação que você. À medida que for se ambientando, pode acelerar o processo de socialização. Os alunos novos costumam ser mais receptivos à aproximação, por buscarem a mesma coisa que você, junte-se a eles.

5. Foco total durante as aulas

Aproveite que você conhece poucas pessoas e mantenha a concentração durante as aulas. Como você ainda não sabe como cada professor exige os conteúdos e não conhece o grau de dificuldades das provas da escola nova, é importante se dedicar bastante, principalmente nos primeiros meses de aula. Isso vai ser essencial para você manter um bom desempenho durante todo o período em que estiver nesse novo colégio.

6. Não tenha medo de perguntar caso não saiba onde ficam os lugares

É normal se sentir um pouco perdido num ambiente novo, muitas vezes a gente até trava para descobrir tudo, ficamos com vergonha ou medo de perguntar alguma coisa, certo? Não se preocupe com isso. Ultrapasse a barreira do medo e sempre que tiver alguma dúvida, pergunte.

7. Mudanças assustam, mas também surpreendem

Faz parte se sentir inseguro e até um pouco perdido diante de uma mudança significativa quanto a mudança de escola. Grandes transformações assustam mesmo, mas também surpreendem. Pense que essa é uma nova oportunidade para aprender de outra forma, conhecer e fazer novos amigos, se inspirar com seus novos professores e outras infinitas possibilidades que uma mudança pode trazer para sua vida. Aproveite!

Agora que você está pronto para sua nova escola, compartilha esse artigo com quem vai passar por isso também.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!