Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 18 de fevereiro de 2021

Músicas para ouvir enquanto estuda: veja como montar a playlist ideal

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 18 de fevereiro de 2021.


Em época de provas é preciso reforçar o aprendizado mergulhando nos estudos. Nesse período, todas as técnicas para melhorar a concentração são bem-vindas, afinal, não é sempre que conseguimos focar nas matérias, não é mesmo? Pensando nisso, você sabe quais são as melhores músicas para ouvir enquanto estuda?

Saiba que algumas canções podem ajudar a manter o foco e assimilar as informações. Mas já adiantamos que não é qualquer uma. Neste post, contamos como você pode utilizar canções na sua rotina de estudos. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Como escutar música enquanto estuda ajuda no desempenho?

Pode parecer contraditório, mas ouvir música enquanto estuda pode melhorar o seu desempenho nos estudos. Uma pesquisa britânica revelou que alunos que escutaram música clássica tiveram rendimento 12% a mais na prova de matemática do que os que não ouviram. Isso porque esse estilo de canção é capaz de aumentar a percepção e a capacidade de memória do estudante.

Outra questão importante é que nem sempre conseguimos um local calmo e tranquilo. Na maioria das vezes, a rotina agitada nos faz ter que estudar em ambientes com muitos ruídos. Dessa maneira, a música pode ajudar a reduzir a distração com barulhos externos.

Como escolher músicas para ouvir enquanto estuda?

Você sabia que para cada tipo de atividade são indicados estilos musicais diferentes? As músicas clássicas, por exemplo, nos ajudam a estudar por mais tempo e a assimilar os conteúdos. Isso acontece porque esse tipo de canção induz a um estado de relaxamento específico, em que a mente está calma, mas ainda se mantém alerta. Além disso, estimula a imaginação e a concentração.

No momento de estudar ciências, línguas e humanidades, você pode optar por canções pop, pois o lado esquerdo do cérebro que processa informações factuais e as resoluções de problemas é ativado. São músicas que conduzem o cérebro ao pensamento lógico.

Já para quem precisa de maior excitação e criatividade, como os estudantes de arte e teatro, além das músicas pop, podem apostar no bom e velho rock’n’roll. Por fim, sons da natureza e canções instrumentais são boas pedidas para qualquer rotina de estudos.

O que evitar ao ouvir música enquanto estuda?

Agora que você já sabe o que deve ouvir enquanto estuda, é importante saber também o que precisa evitar para que a música não atrapalhe. Primeiramente, é importante tomar cuidado com o volume. Não é preciso ser expert para entender que sons altos prejudicam a audição.

Além disso, evite escutar rádio, pois a mistura de estilos e as propagandas podem te desconcentrar. Outra dica é evitar as suas canções preferidas e que dão vontade de dançar e cantar. Já pensou estar no meio de uma resolução de problema e de repente não resistir à tentação de cantarolar? Perde todo o fio do raciocínio.

Como você pode ver, para montar a playlist ideal de músicas para ouvir enquanto estuda é preciso prestar atenção no estilo musical. Além do mais, evitar o que pode servir como distração. Assim é possível ter uma rotina de estudos mais dinâmica e efetiva.

Você escuta música enquanto estuda? Então deixe seu comentário nos contando quais canções não podem faltar na sua playlist de estudos!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!