Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 1 de outubro de 2020

“Não estou indo bem nos simulados. E agora?” Separamos 5 dicas para te ajudar!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


O ano começou como qualquer outro, mas não para você, pois é o seu ano de prestar vestibular! Você está com todo o gás, com a cabeça no lugar e com o pensamento no dia da prova ou até mesmo no dia da tão sonhada aprovação! Nas primeiras semanas, consegue manter sua rotina de estudos dentro do planejado, às vezes, rendendo até mais do que o esperado. Consegue resolver os exercícios sozinho, se sente seguro quando está estudando em casa, porém quando chega o momento de realizar o simulado daquela TÃO sonhada faculdade, vem o seguinte resultado: muito abaixo do esperado!

Qualquer um ficaria desanimado nessa situação. Então, surge a perturbadora pergunta: será que essa prova de vestibular está além das minhas possibilidades? Acredite, esse é um pensamento mais frequente do que você imagina.

A verdade é: NÃO, não está acima das suas possibilidades!

Os estudos atuais sobre a Neurociência, muito conhecidos a partir das pesquisas de Carol Dweck, professora de Psicologia da Universidade de Standford (Califórnia – Estados Unidos), mostram que o nosso cérebro cresce e se desenvolve quando saímos da nossa zona de conforto, ou seja, quando precisamos nos esforçar para aprender ou fazer algo novo, e quando erramos.

A forma como enxergamos a nossa inteligência e como enfrentamos novos desafios e erros são determinantes para o nosso sucesso. Na escola, a todo momento, alunos são desafiados a aprenderem novas matérias e a realizarem provas de todas as disciplinas. Cada estudante possui suas facilidades e dificuldades, mas o sucesso não depende disso. Depende, na verdade, da noção de que a aprendizagem precisa ser constante e que qualquer tipo de novo aprendizado requer esforço.

Para você lidar com esses momentos de ansiedade e angústia, como o resultado do simulado do vestibular e o preparo para a prova que está por vir, separamos algumas dicas:

  • Entenda que erros são parte essencial de um caminho de sucesso

Como já apontado nos estudos da Carol Dweck, para conseguir se desenvolver é fundamental que você compreenda que os erros e frustrações fazem parte do processo de aprendizagem. Para vencê-los, é necessário trabalhar a sua mentalidade reconhecendo esses equívocos e fracassos como oportunidades de crescimento. Sabe aquelas questões que você errou no primeiro simulado? Da próxima vez, você não vai mais errar!

  • Trabalhe o seu locus interno de controle

Quem está prestando vestibular vive milhares de sentimentos. Uma dessas emoções é a insegurança em relação à existência de muitos candidatos para poucas vagas. A verdade é que: se eles vão ou não realizar uma prova melhor do que você, é algo que não se pode controlar. Por isso, chamamos essa relação de locus externo.

Tudo aquilo que você pode fazer e que possui o poder de controlar está em seu “locus interno”. Portanto, está no seu locus interno: estudar, se esforçar e treinar as diferentes questões dos vestibulares.

Então, se quiser ter a chance de conseguir a sua vaga, é preciso trabalhar, ao máximo, aquilo que está ao seu alcance: o locus interno, ou seja, aquilo que depende apenas de você.

  • Trace metas individuais

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase do filme “Alice no país das maravilhas”: “Quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Apesar de usada frequentemente, a frase nos leva a uma conclusão: é necessário delimitar onde você quer chegar, evitando o risco de se perder.

Para chegar a uma meta final, é preciso quebrá-la em pequenas partes. É fundamental trabalhar intencionalmente em cada uma delas, assim, colherá melhores resultados ao final. Quer melhorar em Matemática? Divida o conteúdo em pequenas partes para conseguir localizar o seu erro e acertar o exercício todo.

Dessa forma, você conseguirá trabalhar os erros que cometeu no simulado do vestibular e melhorar os pontos para o próximo resultado.

  • Analise os padrões das provas anteriores

Uma dica para você se organizar durante a reta final é filtrar questões a partir de simulados de vestibulares anteriores, conseguindo, desse modo, identificar quais conteúdos são mais prováveis de aparecer (que foram muito cobrados nos últimos anos) e quais são mais improváveis (que foram pouco cobrados nos últimos anos). Portanto, quando não tiver muito tempo para estudar, foque naqueles que mais caíram e que possuem maior probabilidade de serem abordados novamente.

Comece seus estudos pelos conteúdos que você menos gosta ou domina.No momento inicial, você estará mais focado e ainda não terá atingido um desgaste físico. Então, termine seus estudos com os conteúdos que MAIS gosta ou domina.

  • Separe um tempo para o que te relaxa

Quando estamos ansiosos (um sentimento comum de quem vai prestar vestibular), tendemos a ter duas reações: paralisamos e não conseguimos produzir nada ou nos jogamos de cabeça no que está nos preocupando. A solução para lidar com a ansiedade não será encontrada em nenhuma dessas atitudes.

Minha última dica é: ao seguir as orientações acima, entenda que é essencial um momento de relaxamento. Para obter bons resultados em um simulado de vestibular e em qualquer outra prova, é necessário ter prática com o conteúdo, mas também estar com a cabeça no lugar. Cuide da sua saúde física e emocional!

     Gostou das dicas? O que acha de começar a colocá-las em prática desde já? Agora os próximos passos estão no seu locus interno de controle! Sucesso nos próximos simulados!

Escrito por Renata Rotenberg, graduada e licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente mestranda em História e professora da disciplina.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!