Inicio / ENEM & Vestibular Destaque 23 de fevereiro de 2022

O que fazer quando não passar no vestibular?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 23 de fevereiro de 2022.


7 dicas para lidar com essa situação

“Não passei no vestibular, e agora o que eu faço?”, provavelmente você já ouviu algum estudante falando essa frase ou até mesmo você, já passou por essa situação.

Não temos como descrever a sensação de uma expectativa e esforço, frustrada. Porém, podemos afirmar, que há oportunidades e novas possibilidades, para quem não encontra seu nome na lista de aprovados. Há vida após a reprovação e hoje vamos conversar sobre isso.

Obter nota baixa no vestibular, não significa que o estudante não é capaz de fazer uma graduação e nem que não seja inteligente o suficiente. Existem vários fatores pelos quais, a reprovação acontece. Além disso, é necessário mencionar que o número de vagas disponibilizadas por algumas universidades, é muito concorrido, o que pode impactar na aprovação, principalmente se o aluno escolher um curso que possua uma nota de corte muito alta.

Voltar a estudar é uma das primeiras alternativas a seguir, o importante é não desistir.
Continue a leitura e descubra o que fazer se você não passar no vestibular e precisar reorganizar os estudos para tentar novamente.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Não passar de primeira não significa que você não vai conseguir passar
  • Analisar onde errou
  • Elaborar um novo plano de estudos
  • Focar nos aprendizados
  • Considerar novas alternativas
  • Fazer um intercâmbio
  • Não desistir!

Não passar de primeira não significa que você não vai conseguir passar

Parece clichê e pode até ser, mas não deixa de ser verdade, tentar a primeira vez e não conseguir, não determina que você nunca irá conseguir. Pelo contrário, se você já tentou e não obteve o resultado que desejava, tem mais experiência para tentar novamente.

Pesquisas apontam, que vestibulandos de medicina, 48% deles, prestam vestibular mais de uma vez até conseguirem a aprovação, e 15% dos candidatos fazem cursos preparatórios por pelo menos dois anos. Portanto, não se sinta só, muitas pessoas precisam de mais de uma chance para conseguirem conquistar o que desejam. Se esforce, mas também seja paciente com o seu processo de transição do ensino médio para a universidade.

Analisar onde errou

Reavaliar onde erramos, é um caminho sempre válido para o aprendizado e amadurecimento. Faça o exercício de buscar entender quais foram os motivos que fizeram com que o resultado no vestibular não fosse o esperado. Compreender o que aconteceu, pode te ajudar a planejar o que fazer na próxima preparação. Por mais desmotivador que seja obter um resultado negativo, é importante se acolher, renovar a motivação e não desistir.

Elaborar um novo plano de estudos

Mais do que horas de estudos, o que de fato importa, é a qualidade do seu estudo. Torna-se praticamente irrelevante estudar por longas horas, se o seu método de estudos não é eficiente e só te permiti gravar ao invés de aprender. Por isso, considere avaliar se a sua rotina de estudos, realmente funciona para você, se pergunte “continuo estudando nesse cursinho? “Devo seguir estudando em casa” “Qual matéria preciso me dedicar mais?”, caso seja necessário, elabore um novo plano de estudos.

Focar nos aprendizados

Não pense que todo o estudo foi em vão, procure não diminuir seu esforço e aprendizado durante o preparo para o vestibular, por causa do resultado negativo. Orgulhe-se da sua trajetória e experiência, absorva o que foi positivo no seu processo e mude o que te atrapalhou. Se você conseguiu fazer a prova, é sinal de que venceu a procrastinação, as questões que acertou, você aprendeu, lembre-se disso e se prepare para a próxima oportunidade.

Considerar novas alternativas

Tudo bem refazer planos, encare a necessidade de recomeçar, não como um problema, mas sim, como uma oportunidade. Se você não passou no vestibular, a melhor maneira de continuar os estudos pode ser buscar um processo seletivo em que as suas chances de aprovação sejam maiores.

Faça um intercâmbio

Caso tenha a possibilidade, pense em fazer um intercâmbio, antes de tentar o vestibular novamente. Pode ser revolucionário e muito construtivo, dar uma pausa nos estudos, porque o aprendizado continuará, viajar, conhecer outra cultura, aprender um novo idioma, possivelmente fará muito bem a você e te possibilitará voltar reenergizado para fazer a escolha de tentar novamente o vestibular, ou não, a escolha deve ser sua.

Não desista!

Sabemos que é fácil falar, mas é vital não desistir. Muitas vezes, o que se deseja está mais perto de se conseguir, do que imaginamos. Lembre-se que você é capaz, se prepare, estude e acredite: você vai agradecer por ter se dado mais uma chance.

O que achou desse artigo? Compartilha sua opinião e envia para quem vai gostar de ler.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!