Inicio / Além da escola Além da escola 1 de dezembro de 2020

Não sabe como aproveitar melhor o tempo livre? Veja 5 formas!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 19 de novembro de 2020.


Saber como aproveitar melhor o tempo livre, às vezes, é muito difícil para um estudante com uma rotina de grande volume de conteúdos para estudar. Há uma mistura de sentimentos, como ansiedade para as provas, insegurança de assimilar os estudos, pressão e entre outros. De modo geral, isso afeta a saúde do aluno.

Mesmo nessa fase decisiva de pré-vestibular ou Enem, o estudante precisa cuidar muito bem da sua saúde e qualidade de vida para garantir um desempenho melhor na prova e atingir os resultados esperados. Afinal, só pensar nos estudos não é garantia de notas altas, não é?

Por isso, acompanhe neste post 5 formas de aproveitar melhor o seu tempo livre.

1. Assista a mais filmes e séries

Essa dica é interessante para manter uma qualidade de vida, pois geralmente os filmes ou séries sempre têm alguma lição para nos ensinar, ou pelo menos rendem boas horas de diversão. Além de ser possível combinar um filme de vestibular com outras coisas agradáveis, como companhia, pipoca e descanso.

2. Desligue-se de tudo

Talvez essa seja a dica mais difícil para a maioria dos estudantes, pois é cada vez mais desafiador se desligar, principalmente com uma rotina cheia de tarefas. Porém, isso é essencial para você aproveitar melhor seu tempo livre e renovar as suas energias para os estudos.

Para isso, pense exclusivamente no momento em que está vivendo. Esqueça as aflições dos estudos, as dificuldades em tal matéria ou qualquer outro problema da vida. Desligar-se de tudo é tão importante quanto tirar as distrações na hora de resolver um exercício de matemática, por exemplo.

3. Melhore a qualidade do seu sono

O sono está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas. Por isso, é comum alguém que não dorme bem ter problemas refletidos na saúde ou em outras áreas de vida, como a concentração. O corpo humano precisa de descanso e de uma noite tranquila de sono. Geralmente, o ideal é dormir 7 horas, pelo menos.

Esse período é essencial para o cérebro se manter ativo durante o dia com melhor rendimento nas atividades. Se você tem problemas para dormir, procure métodos para relaxar ou tome chás tranquilizantes a fim de acalmar a mente para ter um sono com qualidade.

4. Mude para melhor os seus hábitos

A mudança é essencial para vencer desafios, se reinventar ou melhorar a qualidade de vida. Por isso, não tenha preguiça ou medo de mudar os hábitos que não acrescentam em sua rotina. Experimentar atividades, começar algo novo que sempre teve vontade, ou investir seu tempo no que você gosta ajuda (e muito!) a manter a saúde e uma vida mais feliz, mesmo no período de pressão com os estudos.

5. Reserve um tempo para cuidar de si mesmo

Nesse ponto a ideia é sair um pouco das obrigações para se concentrar na sua felicidade e ganhar ânimo para continuar. Por isso, faça atividades prazerosas para você. Saia com os amigos, leia um livro, faça algum esporte. Vale qualquer opção, desde que seja divertido para si mesmo.

Por fim, apesar de ser bastante comum, a frase “quantidade não é qualidade” funciona muito bem nessa situação. É indispensável ter foco nos estudos. Contudo, lembre-se de como aproveitar melhor o tempo livre ajuda na sua saúde e, principalmente, contribui com a sua produtividade, resultando em uma boa nota nas provas.

Então, se você gostou deste post, aproveite agora e veja as dicas para equilibrar os estudos de Enem e vestibular com a vida pessoal.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!