Sem categoria 29 de junho de 2022

Dia Internacional de Nelson Mandela

lcavalcante
lcavalcante

Publicado em . | Atualizado em 28 de junho de 2022.


Dia Internacional de Nelson Mandela

No dia 18 de julho, é comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela, símbolo da luta pela igualdade e justiça no mundo. Você o conhece? Sabe que ele é referência na luta pelo fim do Apartheid e na defesa por uma sociedade mais justa e igualitária? Caso a resposta seja negativa, fique tranquilo! Preparamos este artigo para te contar quem foi Nelson Mandela. Continue a leitura e descubra mais!

O que você vai encontrar neste artigo:
Quem foi Nelson Mandela?
Dia Internacional de Nelson Mandela
Nelson Mandela e a educação

Quem foi Nelson Mandela?

Nelson Mandela nasceu em Mvezo, um pequeno vilarejo às margens do rio Mbashe, na África do Sul. Estudou Direito na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, formado em 1943. Ele foi um líder sul-africano que lutou contra o regime racista e segregacionista do Apartheid, presente na África do Sul entre 1948 e a década de 1990, e se tornou referência mundial na busca por uma sociedade democrática e igualitária.

Mandela passou 27 anos preso e, após a queda do regime, foi eleito presidente. Exerceu o mandato entre 1994 e 1999, quando se aposentou. Sua importância para o mundo é inquestionável, ele lutou fortemente contra a opressão racial e pelo fim do Apartheid, tornando-se exemplo na luta por direitos humanos e igualdade.

Dia Internacional de Nelson Mandela

Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional de Nelson Mandela marca a data de nascimento do líder sul-africano e ex-presidente da África do Sul. Nelson Mandela nasceu há 104 anos. No dia 5 de dezembro de 2013, em decorrência de uma infecção pulmonar, ele morreu em sua casa, na cidade de Johannesburgo.

Nelson Mandela foi uma figura polêmica durante grande parte de sua vida. Denunciado como um terrorista comunista por seus opositores, ele acabou sendo aclamado internacionalmente por seu ativismo contra o racismo e a segregação, recebendo mais de 250 prêmios e condecorações, como o Nobel da Paz, em 1993 (que dividiu com o presidente Frederik de Klerk), a Medalha Presidencial da Liberdade, dos Estados Unidos, e a Ordem de Lenin, da União Soviética.

Nelson Mandela e Educação

Defensor de um sistema educacional mais equânime e justo, Nelson Mandela dizia: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Em 1953, antes de passar 27 anos preso por lutar pela democracia, ele disse no Congresso Sul Africano: “façam com que todas as casas e todos os barracos se tornem um centro de aprendizado para nossas crianças”.

Esperamos que a sociedade, governos e instituições se lembrem sempre das palavras desse líder. Celebrar o seu dia e seguir na luta a fim de conquistar um mundo mais justo e igualitário é o que todos nós devemos fazer.

Você conhecia esses fatos sobre a vida de Nelson Mandela? Por ser referência mundial, a vida e os ensinamentos de Nelson Mandela são temas fundamentais de aprendizado para todo estudante, então não deixe de compartilhar este artigo com os seus amigos 😉

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!