Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 3 de março de 2021

O que é a prova de habilidades específicas e como se preparar?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 3 de março de 2021.


O momento de se preparar para entrar na faculdade é, realmente, um grande desafio. Há muita coisa para estudar, relembrar e preparar para o dia do vestibular, mas e quando o curso escolhido, além do teste tradicional, solicita uma prova de habilidades específicas? O que fazer e como se preparar para essa outra fase importante?

Neste post, a gente preparou uma série de conhecimentos imperdíveis sobre o teste de habilidades específicas, ou o famoso THE. Siga a leitura e descubra alguns dos cursos de graduação que solicitam o teste, como ele funciona na prática e, é claro, dicas para se sair bem na prova! Vamos lá?

Como a prova de habilidades específicas funciona na prática?

A parte do processo seletivo corriqueiro, do vestibular com algumas questões de múltipla escolha, você já deve conhecer de cor e salteado, certo? Pois bem, a prova de habilidades específicas funciona como uma segunda parte para entrar no curso escolhido, assim, uma etapa não substitui a outra.

O teste de habilidades é composto por questões que não são estudadas no Ensino Médio e que verificam se o vestibulando carrega as aptidões necessárias para cursar, de modo superior, o assunto determinado. Obviamente, todas as propostas do THE estão diretamente relacionadas com a temática do curso, então, a construção da prova é bem variada.

Quais são os cursos que cobram o THE?

É comum relacionarmos os cursos de música e dança com a prova de habilidades específicas, mas não são somente essas graduações que solicitam o tal teste. Alguns outros cursos que geralmente solicitam o THE são:

  • Artes;
  • Artes Cênicas;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Design e;
  • Educação Física.

É importante, porém, que você se informe sobre o assunto o quanto antes com a faculdade sobre a cobrança da prova de habilidades específicas, já que algumas instituições não contam com essa proposta no edital.  

Como se preparar para o THE e arrasar?

O curso de graduação dos seus sonhos está na lista? Pode respirar fundo e não precisa ficar apreensivo: basta que você esteja bem preparado para o teste que tudo ocorrerá tranquilamente. Quer algumas dicas práticas de como garantir uma boa performance na prova de habilidades específicas? Veja a nossa lista rápida:

  • informe-se sobre os materiais solicitados;
  • treine as habilidades relacionadas ao curso escolhido;
  • inclua exercícios de fixação sobre o assunto no seu cronograma de estudos
  • exercite constantemente as suas habilidades no assunto;
  • leia o edital com antecedência;
  • confira a bibliografia citada no edital;
  • converse com quem já passou dessa fase;
  • e por último: acredite em você mesmo!

Prontinho! Agora você já sabe o que é a prova de habilidades específicas e compreendeu como se preparar da melhor forma para o teste. Não se esqueça de que, além de aplicar as nossas dicas para arrasar no THE, você precisa manter a calma e controlar a ansiedade para, dessa maneira, apresentar com fidelidade as habilidades que já domina.

E então, gostou do post sobre a prova de habilidades específicas? Tem interesse em acessar novas e boas dicas para essa fase que está vivendo? Então curta a página oficial da Estudo em Dia no Facebook!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!