Inicio / Além da escola Além da escola 16 de dezembro de 2021

Diversidade é sobre todos nós

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de dezembro de 2021.


Diversidade é um assunto cada vez mais abordado na sociedade, não só no campo da discussão, mas também, na prática, pessoas, órgãos e empresas estão se posicionando e cobrando ações efetivas que contemplem diversidade real e proporcionalidade em todos os tipos de espaço.

Para compreendermos a importância da diversidade e batalharmos pela construção de uma sociedade mais justa e diversa, precisamos primeiramente entender o conceito de diversidade, o que ela representa? O spoiler é que, aprender a teoria é fundamental, porém a palavra diversidade está totalmente relacionada com atitude.
Quer saber mais sobre esse tema tão relevante? Confira esse artigo que preparamos para você hoje. Continue a leitura e aprenda sobre diversidade.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é diversidade?
  • A importância da diversidade em todos os ambientes
  • Diversidade escolar
  • Como promover a diversidade?

O que é diversidade?

Se você procurar no dicionário, encontrará o conceito de diversidade definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, com multiplicidade”, ou seja, trata-se de tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo, são as representações das diferentes formas de existências e culturas.

No contexto social, a diversidade é justamente isso: a convivência de indivíduos diferentes em relação à etnia, religião, orientação sexual, cultura, gênero, num mesmo espaço. É a existência e interação de diferentes culturas.

Apesar de a palavra diversidade ser utilizada para denotar o processo de inclusão cultural e de gênero nas empresas, na política, nas escolas, nos relacionamentos e na sociedade, a diversidade também pode se referir ao meio ambiente, chamada biodiversidade.

Interessante compartilhar que o Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo.  São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.

A importância da diversidade em todos os ambientes

Falar sobre diversidade é falar sobre todos nós, pois é exatamente disso que somos feitos, das nossas diferenças. A diversidade é vital e enriquecedora para qualquer sociedade.

Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa estar em contato com pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas. Podemos aprender novas habilidades e conceitos com os quais não estamos familiarizados e obter uma visão mais ampla de tudo, além de adquirir respeito e compreensão por aquilo que não faz parte da nossa vida.

Com isso, não apenas aumentamos nosso desenvolvimento social e intelectual, mas também potencializamos nossa compreensão do mundo. Isso irá nos preparar para fazer parte de uma sociedade global, esteja viajando para um novo país, trabalhando ou estudando com diferentes tipos de colegas, conhecendo novas pessoas ou resolvendo problemas.

Experimentando a diversidade melhoramos a nossa empatia, pois ouvir sobre a experiência de outra pessoa pode esclarecer uma vida diferente e fornecer uma nova perspectiva. Quando comparamos nossas lutas e trajetórias, prioridades e valores, podemos começar a compreender de onde vem um indivíduo e assimilar suas ações e comportamentos. Talvez até mesmo mudando nossa mentalidade e preconceitos, ou pelo menos fazendo que entendamos as motivações e dificuldades de outra pessoa, outra cultura.

A diversidade é o que há de mais especial e mais bonito no mundo no qual vivemos, e promovê-la é o primeiro passo para não apenas a tolerância, mas principalmente, para a aceitação. Por meio do contato crescente, exposição e comunicação entre novas pessoas com ideias únicas e diversas, podemos perceber que temos mais em comum do que imaginávamos. A diferença entre povos, culturas e mentalidades, não precisa ser motivo de conflito, pelo contrário, tais diferenças podem ser estímulos para resolução de problemas.

Num dos maiores aeroportos do mundo, o Heathrow em Londres, tem uma placa escrita: “We’re all different and that’s exactly what we have in common.”
Em livre tradução significa: “Nós somos todos diferentes e é exatamente isso que temos em comum.” 

Diversidade escolar

Ensinar e estimular à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. Deixar claro desde os primeiros anos escolares que todos são diferentes e merecem ter suas existências respeitadas, faz com que crianças e jovens cresçam mais conscientes, responsáveis, empáticos e agentes de transformações, muito do que necessitamos, para promover uma sociedade mais justa.

Trabalhar com diversos grupos no ambiente escolar, contribui de forma significativa para o ensino das diferenças. Mais do que isso, facilita o trabalho em grupo, evita disseminação de preconceitos e constrangimentos, melhora o ambiente de aprendizado e otimiza o trabalho dos educadores.

Dessa forma, a diversidade nas escolas justifica-se pelo papel transformador que a educação carrega. Por meio dos processos educativos, que sejam diversos e respeitem individualidades, é possível formar uma nova sociedade com base no respeito e na valorização das diferenças. Este papel também é da escola, porém é preciso ressaltar, que esse compromisso, na verdade, é de todos.

Como prevê a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, da Unesco, “a difusão da cultura e a educação da humanidade para a justiça, a liberdade e a paz são indispensáveis à dignidade humana e constituem um dever sagrado que todas as nações devem cumprir com espírito de assistência mútua”.

Como promover a diversidade?

A diversidade precisa ser uma missão compartilhada por todos da sociedade, principalmente nos ambientes escolares e nas empresas. Devemos sempre buscar ações efetivas que respondam o questionamento: Como criar ambientes diversos?

O Brasil é um país com uma diversidade cultural, ambiental, populacional, étnica, religiosa e outras quase imensuráveis, importante lembrar disso quando estiver em locais que isso não seja representado. Se questionar é o primeiro passo para transformar, educar e conquistar espaços.

Combater desigualdades é uma das formas de promover a diversidade.  Apoiar projetos e organizações sociais que lidam com públicos diversos e fomentam causas de povos minorizados, como exemplo, grupos de LGBTQI+ ou, ainda, organizações sociais que lidam com pessoas com deficiência e combatam o capacitismo.

Puxar discussões sobre o tema da diversidade, tudo que ele engloba e necessita, é uma maneira de dar visibilidade para o assunto. Quanto mais pessoas engajadas e sensibilizadas sobre a importância de uma sociedade múltipla, diversa e justa, melhores e mais acolhedores serão os ambientes que juntos poderemos construir. 

Promover a diversidade é chamar alguém para festa, deixar que essa pessoa escolha a música e dance como quiser.

Pensar sobre este assunto é sempre importante. Então, compartilhe conosco sua opinião sobre diversidade e encaminhe este artigo para quem precisa aprender mais sobre esse tema!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!