Sem categoria 27 de maio de 2022

Afinal, o que é geek?

rbarbosa
rbarbosa

Publicado em . | Atualizado em 27 de maio de 2022.


Você sabia que, no dia 25 de maio, é celebrado o Dia do Orgulho Geek? Talvez, você possa estar se perguntando o que é geek ou por que é celebrado nessa data, não é mesmo?! Fique tranquilo, pois preparamos este artigo para te ajudar a descobrir as respostas para essas perguntas. Continue a leitura e conheça mais sobre o universo geek!

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é geek?
  • Qual a diferença entre geek e nerd?
  • Dia do Orgulho Geek

O que é geek? Qual a diferença entre geek e nerd?

Sintetizando, podemos dizer que a palavra geek é usada para denominar alguém aficionado por tecnologia, entretenimento e internet. O conceito de geek é semelhante ao conceito de “nerd”, aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente e, às vezes, pouco sociável.

A subcultura geek se caracteriza como um estilo de vida, no qual os indivíduos se interessam por tudo que está relacionado à tecnologia e eletrônica. Gostam de filmes de ficção científica (Star Wars, Star Trek) e são fanáticos por jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro.

Com o intuito de ilustrar melhor essa discussão sobre os conceitos, um cientista de dados e engenheiro de software, chamado Blurr Settles, publicou os resultados de um experimento que realizou para mostrar as palavras que mais acompanham os termos geek e “nerd”.

Para criar seu gráfico, ele, contando com a ajuda das APIs de streaming e de pesquisa das redes sociais, analisou dados do Twitter relacionados às duas palavras, o que incluiu 2,6 milhões de tweets entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. O resultado foi um gráfico de dispersão de várias palavras utilizadas na rede de microblog.

Em linhas gerais, Settles concluiu que o termo geek está relacionado a coisas, enquanto o termo “nerd” se mostrou mais próximo de ideias. Além disso, vale ressaltar que uma das principais diferenças entre nerd e geek é a aceitação social e as conotações positivas atribuídas aos geeks, pessoas com atitudes “peculiares”, atraídas por todas as novidades do mundo da tecnologia e apaixonadas pelo que fazem.

Já o termo “nerd” é mais usado de maneira depreciativa e preconceituosa, para caracterizar alguém muito dedicado aos estudos, solitário e com dificuldades em se integrar. Independentemente do conceito com o qual você se identifique e da tribo a qual você pertença, é importante dizer que o respeito deve ser a principal característica em comum entre todas as culturas.

Dia do Orgulho Geek

O Dia do Orgulho Geek, também conhecido por Dia do Orgulho Nerd, é comemorado anualmente, no dia 25 de maio, em todo o mundo. A data foi criada para que todos os nerds e geeks possam celebrar, assumir, homenagear e promover a sua cultura.

Essa data foi escolhida em homenagem à estreia do primeiro filme da franquia “Star Wars” (Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança), lançado em 25 de maio de 1977 e considerado um grande marco para a cultura nerd.

No dia 25 de maio, ainda é celebrado o Dia da Toalha, uma comemoração que também é uma homenagem para a cultura geek e nerd. O Dia da Toalha é uma homenagem dos fãs da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” ao seu autor, o escritor Douglas Adams.

A iniciativa do Dia do Orgulho Geek começou em 2006, na Espanha, com o chamado “Día del Orgullo Friki”. Não demorou muito para que a data se espalhasse por todo o mundo, na internet. Em 2008, o Dia do Orgulho Geek já chegava aos Estados Unidos, sendo amplamente divulgado e chamado de “Geek Pride Day”.

O universo geek é cheio de curiosidades, não é mesmo?! A verdade é que nem todo mundo sabe disso, mas agora que você já está por dentro do assunto, pode compartilhar este artigo com os seus amigos e ajudá-los a entender também.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!