Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 13 de janeiro de 2021

O que é teste vocacional e como se preparar para um?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 13 de janeiro de 2021.


Embora seja um assunto um tanto quanto abordado, muitas pessoas não entendem de fato o que é o teste vocacional ou para que ele serve na prática. O teste vocacional é uma ferramenta de orientação profissional que tem o objetivo de ajudar você na escolha de uma carreira de acordo com as suas aptidões.

Principalmente para quem ainda vai entrar no mercado de trabalho ou está naquele momento de escolher qual faculdade fazer, por exemplo, fazer um exame vocacional é uma excelente alternativa para clarear a mente em relação às alternativas. Assim, você pode obter um direcionamento. Que tal descobrir mais sobre o assunto? Continue lendo! 

Como funciona o teste vocacional?

Já que o teste vocacional é uma orientação, como dissemos, há profissionais envolvidos. Geralmente conduzido por psicólogos, esse teste ocorre por meio de um questionário no qual, de acordo com as suas respostas, ao final será indicada uma ou mais áreas com as quais você pode se identificar e potencialmente se dar bem atuando.

Além do questionário, podem ocorrer etapas como conversas, dinâmicas, entre outros exercícios, sempre no sentido de descobrir quais são as suas aspirações e interesses, além de evidenciar quais são os seus pontos fortes e desafios em relação ao desempenho. Encontros profissionais com pessoas que já atuam na área também são comuns. 

Como se preparar para o teste vocacional? 

Por ser um teste, obviamente há alguns critérios que são avaliados para chegar a um resultado. O mais importante ao pensar na sua vocação, na verdade, é que você consiga se preparar para ser totalmente transparente, de forma que o direcionamento seja adequado para o seu perfil, então o mais importante é ser fiel a si mesmo em todo o processo!  

Pensando nisso, trouxemos algumas outras orientações sobre como fazer para se preparar para o teste vocacional e alcançar resultados alinhados com as suas aspirações, além de dicas de como você deve proceder depois que receber essa orientação profissional: veja a seguir quais são elas! 

Conheça os tipos de teste

Como abordamos um pouco mais acima, você pode optar por diversas maneiras e níveis de aprofundamento no seu teste vocacional. O tipo mais comum é aquele que você apenas responde o questionário e tem uma devolutiva geral da área de atuação. Esse teste pode ser encontrado na internet, então você pode se inspirar online.

Por outro lado, as atividades mais específicas podem ser realizadas por meio do acompanhamento de um psicólogo, que por estudar a personalidade e desenvolvimento humano, tem todas as condições de encaminhar você em uma espécie de coaching. Lembre-se de que apenas psicólogos certificados podem fazer isso! 

Entenda quando fazer

O teste vocacional é indicado para todas as pessoas que precisam descobrir quais são os seus talentos ou ter mais ideias de onde podem se dar bem no mercado de trabalho. Nem sempre o que gostamos de fazer é uma boa ideia quando o assunto é ganhar dinheiro e, também, nem sempre o dinheiro vale uma função que você não suporta.

Sendo assim, o teste vocacional aparece justamente como uma forma de alinhar todas essas questões. Por meio dele, você pode abrir sua mente para possibilidades de atuação, unindo seus pontos fortes — aquilo que pode render — com aquilo que você gosta, que trará satisfação pessoal e equilíbrio. 

Mantenha a calma no teste

Para que o resultado do teste seja fiel à sua personalidade e, consequentemente, apresente um direcionamento adequado, é fundamental que você tente se manter no controle, a fim de ser o mais sincero possível nas suas respostas e posicionamentos. Lembre-se de que é necessário ser bastante franco, sem pensar na resposta mais conveniente.

É comum ficar nervoso em qualquer tipo de teste, afinal, o resultado pode mudar totalmente o rumo da sua carreira. Entretanto, é importante ter em mente que o processo é todo focado em você e no seu desenvolvimento. Então mantenha a calma, respire, responda no seu ritmo e esclareça o que for necessário. 

Descubra como é a avaliação 

Até para ter mais confiança no seu teste vocacional, é importante entender como os resultados são avaliados. Dessa forma você consegue, também, entender quais são os indicadores da sua personalidade que te encaminham mais para uma área do que para a outra, ajudando a clarear as suas ideias.

O teste vai basicamente avaliar as suas respostas, classificando você dentro dos tipos de personalidades estudados e definidos pela psicologia. São 4 grandes grupos: os artesãos, os guardiões, os idealistas e os racionais. Esses grandes grupos, obviamente, têm ramificações, de forma que as características comuns são mais ou menos fortes.

Os racionais, como o nome diz, prezam por processos mentais, são ideais para trabalhos com planejamento, entre outros. Enquanto isso, os artesãos são as pessoas que fazem: pensar não é o forte delas, mas executar, sim. Os idealistas são bons para causas sociais e criação, enquanto os guardiões prezam pelas regras e organização. 

O que fazer com o resultado do teste vocacional? 

Obviamente, aqui trouxemos um panorama geral do teste vocacional, o profissional especializado é quem poderá explicar para você tintim por tintim os seus resultados, ajudando na interpretação. A partir dos resultados, é possível delimitar áreas e funções que casam com a sua orientação profissional de acordo com sua personalidade.

Desse modo, é imprescindível buscar mais informações sobre os setores e cargos apresentados, além de pesquisar sobre os cursos referentes às áreas, como é o mercado de trabalho, entre tantas outras informações. Quanto mais conhecimento você tiver a respeito, melhor respaldada será a sua decisão.

Fique por dentro de conteúdos sobre o assunto

Agora que você já sabe o que é teste vocacional, quando fazer, como se preparar para o seu e o que fazer com os resultados, é fundamental continuar nutrindo essa mentalidade, usando a internet ou as suas redes sociais para ficar por dentro de conteúdos relevantes e manter os seus estudos em dia.

Você pode começar essa jornada agora mesmo e fazer algo fora da caixa: quer saber como? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe os melhores insights! 

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!