Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 29 de dezembro de 2020

O que é um curso preparatório para o Enem e qual a sua importância?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 28 de dezembro de 2020.


Terminado o Ensino Médio, o aluno vivencia uma série de sentimentos diversos. Por um lado, ele certamente está feliz por finalizar essa grande etapa de sua vida e ansioso por aquilo que está por vir. Por outro, o receio e a incerteza quanto ao futuro são pontos realmente assustadores.

Nesse cenário, um curso preparatório para o Enem serve para ajudar você a conquistar seus objetivos de forma muito mais eficiente! Se está terminando seu ensino médio agora, que tal aprender mais sobre esse assunto e tirar as suas dúvidas?

Então, venha com a gente! A seguir, veremos como estudar para o Enem com a ajuda de um cursinho pode ser revolucionário para a sua preparação para essa grande — e concorrida — prova de vestibular. Boa leitura!

O que é um curso preparatório para o Enem?

Se você pretende conquistar uma boa nota no Enem, investir em um cursinho é a estratégia certa. Os cursos preparatórios para essa seleção nada mais são do que um processo educacional que revisará todo o conteúdo das provas.

Em outras palavras, nesse ambiente, você voltará a estudar tudo o que viu nos 3 anos do ensino médio. Essa é uma ótima oportunidade para relembrar o que foi esquecido, aprender o que não foi aprendido e ter uma abordagem direcionada das matérias para as provas.

Como funciona o curso preparatório para o Enem?

Os cursinhos para o Enem podem funcionar de dois jeitos. O primeiro é o presencial, que é mais ou menos como a escola. A diferença é que as matérias são vistas com mais velocidade.

O segundo é o ensino a distância, que tem se popularizado muito nos últimos anos. Aqui, o aluno recebe todo o suporte de professores de maneira remota, por meio do celular ou computador.

Outra diferença entre os cursinhos é o tempo dedicado aos estudos. Eles podem ser extensivos (duram o ano inteiro) ou intensivos (as aulas ocorrem por apenas 6 ou 3 meses). Cada um deles terá focos diferentes e é indicado para pessoas que têm mais ou menos necessidade de aulas frequentes.

Quais as vantagens desse tipo de curso?

Contar com um cursinho durante a preparação para o vestibular é um ótimo método para aumentar suas chances de se dar bem no Enem.

Nós já vimos como esse processo funciona e quais são as funções desse tipo de serviço. Mas, afinal, que vantagens ele oferece? Continue a leitura e descubra os benefícios de investir nesse tipo de estratégia para prestar o Exame!

Aulas sobre as matérias do ensino médio

Como vimos, o curso preparatório para o Enem tem como objetivo revisar todo o conteúdo visto ao longo do ensino médio. E a possibilidade de ter um contato completamente novo com essas disciplinas, sem dúvidas, é a sua primeira grande vantagem!

O que acontece é que, nos cursinhos, as aulas são bem mais do que meras revisões. Os professores são qualificados e sabem muito de vestibular. Por isso, dão o conteúdo de forma direcionada e fornecem muitas dicas de resolução, para que você tenha o melhor desempenho possível!

Suporte emocional

Lidar com a ansiedade antes do Enem não é nada fácil. O medo da prova e dos resultados afeta praticamente todos os candidatos, sem distinção de idade ou curso pretendido. Por isso, contar com um bom suporte emocional nesse período é primordial para mandar bem nos estudos e não prejudicar a vida pessoal.

O preparo dos professores de cursinho também é bastante interessante quando se trata de oferecer apoio emocional aos seus alunos. Eles conhecem as pressões desse período e são capacitados a orientá-los da melhor forma possível. Além disso, muitos cursos preparatórios contam com o apoio especializado de psicólogos e assistentes sociais.

Ajuda na criação de um bom cronograma

A dificuldade de organização para os estudos é outro problema comumente enfrentado pelos estudantes em época de pré-vestibular. E não é para menos: há um grande volume de conteúdo para ser estudado e revisado, não é mesmo? Nessas horas, manter o foco é um desafio.

Por isso, contar com a ajuda dos profissionais para organizar um bom cronograma de estudos é fundamental. Além das aulas regulares do cursinho, eles poderão ajudar você a criar uma boa planilha personalizada e adaptada às suas reais necessidades e ao curso pretendido.

Orientação vocacional

Já que estamos falando sobre o curso, você sabe o que é orientação vocacional? Não se preocupe, vamos explicar agora mesmo! 

Nem todas as pessoas têm uma boa ideia sobre o que querem fazer na faculdade, o que é completamente normal. Ao mesmo tempo, essa é uma decisão bastante séria e que deve ser tomada com cuidado. 

Se esse é o seu caso, o cursinho também pode ser de grande ajuda. Nele, você poderá conversar com a equipe e seus colegas, além de ter acesso a informações privilegiadas sobre o dia a dia nas graduações e nos diferentes tipos de profissão.

Atividades extracurriculares

Outra vantagem dos cursos preparatórios para o Enem está nas atividades extracurriculares. 

Oficinas de redação, reforços, aulas diferenciadas, debates, rodas de conversa… Todas essas são ferramentas incríveis para ajudar você a fixar o seu aprendizado de uma maneira diferente, melhorando os seus resultados na hora da prova.

Apenas preste atenção, porque nem toda instituição dispõe dessa possibilidade. Assim, vale a pena averiguar se o cursinho que lhe interessou oferece vantagens nesse sentido.

Dicas sobre as provas

Já falamos sobre isso, mas nunca é de mais ressaltar: os professores dos cursinhos, assim como o restante da equipe, estão nessa empreitada há muito tempo. Isso significa que eles têm experiência no estilo das provas e podem ajudar você a compreender aquele teste em específico.

Assim como o vestibular de cada instituição tem seus macetes, o Enem é cheio de particularidades. E esses profissionais entendem todas elas! Portanto, eles poderão ensinar a você como “ler” a prova de maneira mais prática e sair na frente de sua concorrência, ganhando tempo, segurança e muito mais acertos no gabarito.

Contato com pessoas que estão passando pelo mesmo que você

Por fim, outro benefício marcante dos cursinhos pré-vestibulares está na possibilidade de interagir com aqueles que estão no mesmo barco que você. Ainda que muitos vejam os colegas como competição, sabemos que conversar com quem simpatiza com a nossa situação é sempre algo positivo.

Por isso, veja o cursinho como uma possibilidade nova para fazer amigos que podem ajudar e incentivar você, dando aquele empurrãozinho rumo à conquista de seus objetivos. Grupos de estudo ou apenas amizades para desabafar são excelentes apoios para otimizar a sua produtividade nesse momento tão difícil.

O que os cursos preparatório para o Enem abrangem?

O foco dos cursinhos pré-vestibular é trabalhar o aluno para que ele possa ter um bom desempenho nas provas. Por isso, eles abordam todas as disciplinas que são vistas no ensino médio, mas de maneira resumida e direcionada ao que realmente é cobrado nos exames.

Outro grande benefício dos cursinhos é a chance de melhorar na redação do Enem, um dos pontos mais importantes para essa prova. Neles, você estudará as competências separadamente e aprenderá a fazer um texto adequado para agradar a banca da prova!

Para quem o curso preparatório para o Enem é indicado?

Agora que já sabemos todas essas informações, é provável que você esteja se perguntando: para quem serve esse tipo de curso?

Bom, é muito fácil! Os cursinhos preparatórios para o Enem são excelentes oportunidades para qualquer pessoa que deseje uma vaga em uma boa universidade, independentemente de sua idade, etnia, gênero ou classe social.

A seguir, veremos alguns perfis de estudantes de cursos preparatórios, para que você veja que há espaço para todos lá dentro!

Pessoas que não sabem qual carreira seguir

Um dos benefícios do cursinho, como vimos, está na orientação vocacional de seus alunos. Nele, você entrará em contato com muitas profissões e poderá visitar feiras e conversar com ex-alunos que seguem determinadas carreiras.

Por isso, essa é uma opção interessante para quem não faz a menor ideia do que fazer. Além do bate-papo com profissionais, você contará com o apoio da equipe de professores e demais funcionários da instituição, que poderão ajudá-lo com essa decisão até o dia do Enem.

Pessoas que têm dificuldade em se organizar

Problemas com a organização não são exclusivos de alguns signos do zodíaco. Literalmente qualquer pessoa pode ter dificuldades para montar cronogramas, organizar o material e muitos outros detalhes que são fundamentais no ano de vestibular.

Por isso, o cursinho também é indicado para quem simplesmente não consegue arrumar a rotina de estudos. Além das aulas, que são programadas para fazê-lo estudar de forma eficiente, os profissionais do curso prestarão todo auxílio para que você organize seu dia a dia longe das salas de aula também!

Pessoas que precisam de suporte emocional personalizado

Lidar com as pressões, sejam elas da família, dos amigos ou até de si mesmo, é algo muito difícil. E a necessidade de ir bem no Enem acompanha todos os estudantes que se encontram na fase de preparação para o vestibular.

Sendo assim, contar com o suporte de quem entende isso por que você está passando é muito importante! Use o cursinho para abraçar esse espaço e, sempre que necessário, discuta os seus anseios com os seus professores, amigos e outros membros da equipe. Isso ajuda muito!

Pessoas que precisam revisar o conteúdo

O ensino médio passa lentamente, mas, ao mesmo tempo, parece que voa, não é? Nisso, é comum que percamos alguns conteúdos ou que, simplesmente, não nos lembremos de mais nada quando o fim do ano chega.

Por isso, revisar o conteúdo é fundamental antes do vestibular. E, no cursinho, você o fará por meio de aulas resumidas, muitos exercícios e simulados e com a ajuda de um material feito exclusivamente para esse momento. Não tem nada melhor!

Pessoas que não tiveram acesso a um ensino médio de qualidade

Infelizmente, a realidade de muitas escolas do Brasil corresponde a um ensino fraco e sem a profundidade necessária para os vestibulares. Esse é um contexto que faz parte do dia a dia de milhões de estudantes de todo o país.

Por isso, não se preocupe. Caso essa seja a situação que você vive, fazer um cursinho pode ajudar bastante. Ele também é direcionado para quem não teve contato com as disciplinas no ensino médio. Esses indivíduos provavelmente precisarão de um suporte extra, com reforços, mas conseguirão acompanhar os amigos e se dar bem nas provas!

Pessoas que precisam conhecer o estilo da prova

Como mencionamos, cada prova tem suas particularidades. Por isso, é fundamental que você conheça esses detalhes antes de se sentar para resolvê-la. Assim, fica muito mais fácil entender os enunciados e saber o tipo de resposta que o teste pede.

Isso só é possível com as dicas dos professores de cursinho e, claro, com a realização de simulados, que são provas com questões inéditas feitas nos moldes das originais — ou seja, com a mesma linguagem e particularidades que você verá no dia do Enem.

Pessoas que querem uma vaga em uma instituição pelo Enem

Por fim, a realidade é bem simples: um curso preparatório para o Enem é uma estratégia que valorizará qualquer pessoa que deseja entrar em uma faculdade utilizando a nota dessa prova.

Eles unem todos os benefícios necessários para preparar um estudante para o dia, seja física e mentalmente, seja por meio do aprendizado dos conteúdos cobrados no exame. Por isso, não deixe de fazer esse investimento!

Quando é necessário fazer um preparatório para o Enem?

Os cursinhos pré-vestibular, como podemos perceber, são indicados para qualquer um que queira um melhor desempenho nas provas do Enem ou de instituições com exame de entrada próprio. No entanto, há períodos específicos para começar a maior parte deles.

Em geral, os cursinhos abrem turmas em fevereiro e agosto. Essas datas, no entanto, podem variar bastante; por isso, é indicado entrar em contato com a instituição pretendida. Já nos cursos online, não costuma haver uma data para começar. Por isso, eles são indicados para quem quer poupar tempo e podem ser feitos por todos.

Como escolher um bom curso preparatório para o Enem?

Parece que fazer um curso preparatório para o Enem é realmente uma boa opção para se preparar, não é mesmo? Mas, afinal, como fazer uma escolha correta? Entre tantas opções, como saber qual é a melhor para mim?

A seguir, você terá acesso a algumas dicas valiosas, que certamente o ajudarão a pesar todas as informações e priorizar aquilo que fizer mais sentido dentro de suas expectativas. Boa leitura!

Busque opiniões

Uma das melhores maneiras de descobrir se um cursinho é realmente bom é, claro, falar com quem estuda nele! Por isso, busque a opinião de ex-alunos ou de pessoas que estão atualmente matriculadas nessa instituição.

Pela internet, isso pode ser feito de maneira muito fácil! Nela, há muitos grupos, por exemplo, dedicados ao Enem e outros vestibulares, nos quais você pode encontrar pessoas que estudam em cursinhos diversos e chamá-las para tirar dúvidas de qualquer natureza. Aproveite essa importante ferramenta!

Escolha aquele que tem mais a ver com você

Com as informações em mente, é hora de escolher o curso que mais combina com você. Cada preparatório tem suas particularidades, que podem estar na grade curricular, no foco do estudo, no direcionamento para alguns cursos (como Medicina e Direito), na prova que focam ao longo da preparação e muito mais.

Assim, é importante se conhecer bem, ter uma boa ideia de quais são os seus objetivos (mesmo que você ainda não saiba qual carreira quer seguir!) e, claro, pensar bem sobre os prós e contras de cada instituição. Apenas assim você poderá fazer uma escolha realmente inteligente para o seu futuro.

Fique atento à infraestrutura

Conhecer a infraestrutura do curso é essencial, seja ele presencial ou online. Isso, é claro, faz com que seja importante olhar muito além das instalações físicas de um cursinho. Ainda que cadeiras confortáveis e salas climatizadas sejam um ótimo aditivo, a estrutura de uma instituição vai muito além disso.

Assim, é importante que você observe se ela tem as condições estruturais de cumprir com o que é oferecido. Um curso online, por exemplo, deve ter uma plataforma funcional; já um presencial precisa ter espaço para todos os seus alunos.

Analise o corpo docente

Outro detalhe que não pode ficar de fora diz respeito a quem dá aula no cursinho que você está pensando em fazer. Estude as qualificações dos professores.

Isso pode ser tranquilamente feito pela internet ou, ainda melhor, pelo YouTube. Muitos docentes divulgam materiais sobre educação nessa plataforma (que, por sinal, é uma ótima aliada dos estudos). Se esse for o caso, você pode observar a didática e o estilo de explicar do profissional antes mesmo de entrar na sala de aula.

Veja quais são as atividades extracurriculares

Se você gostaria de aprender com meios diferentes, ou seja, que vão além da aula tradicional a que estamos acostumados, é importante questionar a instituição sobre as atividades extracurriculares.

Outra coisa: lembre-se de que elas podem estar presentes até mesmo nos cursinhos a distância, ok? Hoje, o uso da tecnologia é muito avançado e permite a realização remota dos mais diversos tipos de atividade. Fique de olho!

Priorize o que for mais confortável para o seu estilo de vida

Cursinho online ou presencial? Apenas você poderá dizer. Os preparatórios presenciais são ideais para quem quer interagir cara a cara com seus professores e colegas e, claro, para aqueles que não têm muita disciplina para estudar sozinhos e se manter longe de distrações.

Os cursinhos a distância, por sua vez, representam uma ótima oportunidade para quem quer economizar tempo, dinheiro e energia. Eles são indicados para aqueles que têm boa capacidade de foco e sabem que vão conseguir dar conta de evitar a procrastinação.

Veja o foco e a metodologia utilizada

Alguns cursinhos são extremamente focados em uma única prova, seja ela o Enem, a Fuvest, a Vunesp… Já outros são mais abrangentes e preparam o estudante para os mais diversos tipos de exame de todo o Brasil. Veja o que você precisa e escolha, portanto, uma instituição que atenda às suas expectativas.

Além disso, é importante ficar de olho na metodologia utilizada — ou seja, o conjunto de estratégias que compõem o cronograma de ensino de um curso. Tire suas dúvidas com a diretoria antes de fazer a sua matrícula.

Não se esqueça de avaliar o material usado

Por fim, um detalhe muitas vezes deixado de lado quando vamos nos matricular em um cursinho. Cada tipo de apostila tem uma “cara” diferente, que interfere diretamente na metodologia de ensino, sobre a qual falamos logo acima.

Seja num curso presencial ou em um a distância, é importante conferir se o material combina com o seu estilo de aprendizagem e se ele é atualizado, moderno e cheio de informações importantes. A quantidade de exercícios presentes também deve ser verificada!

Quais são os valores médios de um curso preparatório para o Enem?

Para fechar, que tal falarmos sobre um ponto muito importante para a sua decisão sobre o melhor cursinho para você? Estamos nos referindo, é claro, ao valor da mensalidade ou do pacote desse curso!

Não é possível precisar uma quantia para a média das instituições. Isso, porque ela dependerá de uma série de fatores, como:

  • localização do curso;
  • tradição dele no mercado;
  • se é integral ou não;
  • se é extensivo ou intensivo;
  • se é presencial ou a distância;
  • qualidade do material utilizado.

Por isso, nossa recomendação é que você entre em contato com as instituições que estão em sua lista e anote os valores de cada curso antes de começar a pesquisar mais sobre elas. Assim, já saberá o que está dentro de seu orçamento atual.

Gostou de saber mais sobre como um curso preparatório para o Enem pode ajudá-lo a conquistar uma vaga na faculdade de seus sonhos? Agora, mãos à obra! Encontre um cursinho que combine com suas expectativas e personalidade e revise tudo que aprendeu nos anos de escola!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais, para ajudar seus amigos sobre como escolher um preparatório para o ENEM!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!