Inicio / Rotina de Estudos Destaque 28 de dezembro de 2021

Como aproveitar as férias sem perder o ritmo de estudos?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 28 de dezembro de 2021.


As férias são aquele momento tão desejado e aguardado pela maioria dos estudantes.

Além de ser o tempo de descanso merecido, também é uma oportunidade de organizar e curtir a rotina de estudos de maneira mais relaxada, mas não menos produtiva. Porque é claro que dá para conciliar os dois e é exatamente por isso que escrevemos esse artigo, para compartilhar com você dicas do que fazer nas férias escolares.

Se você quer aproveitar o tempo livre para fazer coisas diferentes ou até mesmo curtir o seu cotidiano, continue a leitura e confira as sugestões que separamos para você.

O que você vai encontrar neste artigo:

12 dicas do que fazer nas férias escolares

Antes de falarmos sobre como aproveitar as férias escolares, é preciso destacar a importância desse momento na vida de qualquer estudante.

O tempo das férias fundamental e de extrema importância para o descanso físico e psicológico, além de ser uma ocasião ideal para reorganizar os pensamentos e até os estudos.

Após o descanso possibilitado pelas férias, os jovens voltam mais felizes, mais dispostos a aprenderem até mesmo aquela matéria que eles consideram “chata”. A mente fica mais “aberta” ao aprendizado, e isso é muito bom para o progresso na escola.

O convívio com os amigos também melhora, e até aqueles jovens que são mais tímidos, voltam mais falantes, e assim conseguem aumentar o seu círculo de amizades, o que é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social, além de ser totalmente benéfico para o processo de aprendizado.

Tirar férias realmente faz bem para saúde mental e física, e encontramos algumas formas de você potencializar esse momento. Veja nossa lista de dicas para as férias escolares.

1. Pratique esportes, faça exercícios físicos

Às vezes, a rotina intensa de estudos e trabalho, é a desculpa perfeita para não praticarmos nenhum exercício físico, mas, nas férias, é importante aproveitar esse momento para colocar o corpo em movimento.
Isso não quer dizer que ao entrar de férias, você precisa se matricular numa academia. Porém, irá fazer um bem enorme para sua saúde física e mental, se você aproveitar o tempo livre para caminhar ou correr num parque, andar de bicicleta, fazer trilhas na natureza e até mesmo pular corda. Experimente!

2. Faça programas culturais, visite exposições, vá ao cinema

Tem sempre alguma coisa interessante e cultural acontecendo em algum lugar, até mesmo online. Seguindo os protocolos de saúde da Covid-19, vá assistir aquele filme ou peça de teatro que você quer ver, ou procure por eventos e exposições culturais. Esta também é uma forma de aumentar seu repertório cultural, que pode te beneficiar em provas e vestibulares.

3. Encontre os amigos

Estudos já mostraram que o convívio social — seja de amigos, familiares ou cônjuge — está fortemente associado a menores níveis de estresse e ao bom humor, além de impulsionar a saúde cardiovascular e melhorar as taxas de recuperação de doenças. Então não perde tempo e aproveita as férias para visitar seus amigos.

4. Arrume seu quarto e ambiente de estudos, mude as coisas de lugar

Um ambiente organizado e limpo, é muito mais aconchegante para realizar qualquer atividade, principalmente estudar. Aproveite suas férias para organizar seu espaço físico, reveja os materiais que pode descartar ou reciclar, mude algumas coisas de lugar para mudar a energia e deixe tudo o mais organizado possível para seu novo ciclo de estudos.

5. Faça passeios na natureza, já acampou?

A natureza tem propriedades extremamente benéficas para a saúde física e mental, estar em contato direto com a natureza pode ser aquela reconexão necessária para recarregar energias para voltar para a rotina após as férias.

6. Faça aquele curso livre que sempre quis fazer, mas não tinha tempo

Qual curso você quer fazer além daquilo que já estuda? Faça agora no tempo livre que irá ter de férias. Existem muitos cursos livres e oficinais gratuitas de diferentes temas, procure a que combina com você e não perca tempo, essa é uma maneira de continuar aprendendo mesmo sem estar na escola.

7. Viaje

Há sempre um lugar para conhecer, uma cultura para descobrir, comidas para experimentar, idiomas para aprender e amigos para fazer. Portanto, viajar é o aprender na prática, viaje!

8. Maratone suas séries e filmes preferidos

Essa dica provavelmente já faz parte da sua vida, caso não faça, o tempo das férias pode ser ideal para colocar em dia aquela lista de filmes e séries que estão favoritadas em algum lugar do seu celular ou notebook.

9. Descanse, durma bastante

O sono é fundamental para a nossa saúde no geral, além disso, ele é um fator que implica diretamente no processo de aprendizagem. Sem sono em dia, regular, saudável, é muito difícil ter energia e concentração para os estudos. Portanto, não deixa de descansar para voltar com tudo quando a rotina retomar após as férias.

10. Faça um trabalho voluntário

Você não precisa esperar chegar as férias para se dedicar alguma causa e fazer trabalho voluntário, mas, você pode super aproveitar seu período de férias para fazer algum trabalho voluntário. E se você quiser viajar, tudo bem, conheça o volunturismo — a prática de viajar fazendo trabalho voluntário.
Sem dúvidas, é uma forma de aprender muito mais e fortalecer aquilo que você já sabe.

11. Leia

Ler sempre, nas férias principalmente. Todos os motivos para você seguir essa dica estão aqui.

12. Comece aprender ou se dedique a praticar um idioma diferente

Você estuda algum idioma? Já pensou nisso? Aproveite o seu período de férias para se matricular numa escola de idiomas. Aprender uma nova língua diferente da sua nativa, é um diferencial no seu currículo que pode oferecer muito mais oportunidades profissionais para você. É possível fazer isso sem sair de casa, na internet você encontra até sites gratuitos. Não perca tempo.

O que você achou das nossas dicas? Qual dessas já faz parte do seu cotidiano? Compartilhe esse artigo com quem precisa descobrir essas dicas e boas férias!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!