Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 24 de agosto de 2021

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 24 de agosto de 2021.


O aprendizado de um segundo idioma é considerado um fator muito importante e propulsor para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Um estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information, por exemplo, indica que o idioma usado por uma pessoa pode influenciar sua maneira de pensar.

A língua inglesa, considerado o idioma universal, não é mais vista como um diferencial no currículo. Hoje, seu domínio é um requisito básico para aqueles que desejam aproveitar as melhores oportunidades. Com isso, o ensino bilíngue se apresenta como uma tendência da educação e uma demanda nos estudos para quem deseja se tornar um excelente profissional do futuro.

Elaboramos este artigo para ajudar você a entender o quão relevante é a educação bilíngue. Confira a seguir:

  • O que é educação bilíngue?
  • Qual a importância do ensino bilíngue para formação do aluno?
  • Por que optar pela educação bilíngue?

O que é educação bilíngue?

A educação bilíngue é aquela que possibilita o aluno desenvolver a capacidade de se comunicar com clareza em duas línguas diferentes. Isso contempla habilidades de falar, ler, escrever, estabelecer um canal de comunicação e emitir a mensagem de forma compreensível num outro idioma. Podemos dizer que uma instituição é bilíngue  porque oferece um modelo de ensino que promove uma grade curricular única, integrada e ministrada em duas línguas de ensino.

Para não deixar dúvidas, é considerado bilíngue aquele que tem a segurança para se expressar em uma língua não nativa nos mais diversos contextos e lugares.

Qual a importância do ensino bilíngue para a formação do aluno?

Optar pelo bilinguismo na escola é uma escolha que pode trazer inúmeros benefícios para a formação do aluno, principalmente no contexto atual. O aprendizado do inglês por exemplo, pode favorecer áreas da vida do estudante para além do cotidiano escolar, pois contribui com o desenvolvimento de aspectos cognitivos e sociais.

Outro fato considerável é que a proficiência do inglês é uma das habilidades profissionais mais requisitadas, segundo a pesquisa Infografia British Council_Port Full, na qual aponta que 48% das empresas consideram a língua uma competência básica essencial para exercer atividades dentro de uma instituição.

Além disso, O ensino bilíngue também estimula funções cerebrais e reflete positivamente trazendo uma série de vantagens que potencializam a formação do aluno quanto às demandas do mundo globalizado, são eles:

  • Construção do pensamento ágil
  • Estimula a criatividade
  • Aumenta o repertório cultural
  • Promove autonomia
  • Desenvolve a concentração
  • Trabalha a memória

Por que devemos optar pela educação bilingue?

Agora que você já compreendeu a importância de estar em contato com a educação bilíngue, gostaria apenas de destacar que não é possível separar língua e cultura.
Por isso, investir numa formação bilíngue significa experienciar uma outra maneira de aprender a se comunicar, pensar, viver e até sentir.

Gostou do texto? Então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e contatos nos seus perfis de redes sociais!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!