
Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 24 de agosto de 2021.
O aprendizado de um segundo idioma é considerado um fator muito importante e propulsor para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.
Um estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information, por exemplo, indica que o idioma usado por uma pessoa pode influenciar sua maneira de pensar.
A língua inglesa, considerado o idioma universal, não é mais vista como um diferencial no currículo. Hoje, seu domínio é um requisito básico para aqueles que desejam aproveitar as melhores oportunidades. Com isso, o ensino bilíngue se apresenta como uma tendência da educação e uma demanda nos estudos para quem deseja se tornar um excelente profissional do futuro.
Elaboramos este artigo para ajudar você a entender o quão relevante é a educação bilíngue. Confira a seguir:
- O que é educação bilíngue?
- Qual a importância do ensino bilíngue para formação do aluno?
- Por que optar pela educação bilíngue?
O que é educação bilíngue?
A educação bilíngue é aquela que possibilita o aluno desenvolver a capacidade de se comunicar com clareza em duas línguas diferentes. Isso contempla habilidades de falar, ler, escrever, estabelecer um canal de comunicação e emitir a mensagem de forma compreensível num outro idioma. Podemos dizer que uma instituição é bilíngue porque oferece um modelo de ensino que promove uma grade curricular única, integrada e ministrada em duas línguas de ensino.
Para não deixar dúvidas, é considerado bilíngue aquele que tem a segurança para se expressar em uma língua não nativa nos mais diversos contextos e lugares.
Qual a importância do ensino bilíngue para a formação do aluno?
Optar pelo bilinguismo na escola é uma escolha que pode trazer inúmeros benefícios para a formação do aluno, principalmente no contexto atual. O aprendizado do inglês por exemplo, pode favorecer áreas da vida do estudante para além do cotidiano escolar, pois contribui com o desenvolvimento de aspectos cognitivos e sociais.
Outro fato considerável é que a proficiência do inglês é uma das habilidades profissionais mais requisitadas, segundo a pesquisa Infografia British Council_Port Full, na qual aponta que 48% das empresas consideram a língua uma competência básica essencial para exercer atividades dentro de uma instituição.
Além disso, O ensino bilíngue também estimula funções cerebrais e reflete positivamente trazendo uma série de vantagens que potencializam a formação do aluno quanto às demandas do mundo globalizado, são eles:
- Construção do pensamento ágil
- Estimula a criatividade
- Aumenta o repertório cultural
- Promove autonomia
- Desenvolve a concentração
- Trabalha a memória
Por que devemos optar pela educação bilingue?
Agora que você já compreendeu a importância de estar em contato com a educação bilíngue, gostaria apenas de destacar que não é possível separar língua e cultura.
Por isso, investir numa formação bilíngue significa experienciar uma outra maneira de aprender a se comunicar, pensar, viver e até sentir.
Gostou do texto? Então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e contatos nos seus perfis de redes sociais!
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material