
Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 11 de outubro de 2021.
Já pensou em escolher a sua carreira e focar sua formação profissional num curso de ensino técnico? As escolas técnicas são excelentes alternativas para o ingresso na faculdade, permitindo que o aluno comece a estudar e aprender uma profissão logo depois de concluir o ensino fundamental.
Além disso, para quem deseja ingressar logo no mercado de trabalho, é uma boa escolha optar pelo ensino técnico.
Mas, afinal o que são escolas técnicas? Quais são as diferenças entre uma escola técnica e uma escola de ensino médio? Quais são os cursos disponíveis? Como é o mercado de trabalho? Pensando nessas respostas, elaboramos este artigo para tirar suas dúvidas. Confira a seguir:
O que você vai encontrar neste artigo:
- O que são escolas técnicas?
- Quais as diferenças de uma escola técnica para uma escola de ensino médio?
- Áreas de atuação dos cursos disponíveis
- Vantagens de estudar em uma escola técnica
O que são escolas técnicas?
Escolas técnicas são instituições de educação profissional que oferecem cursos de formação técnica seguindo parâmetros do Ministério da Educação ou oferecem cursos profissionalizantes, também conhecidos como cursos livres. Em muitos casos ela mescla os dois tipos de cursos, ou seja, técnicos e livres ou profissionalizantes.
As escolas técnicas geralmente atendem às demandas dos perfis procurados pela maioria das empresas brasileiras, em diferentes setores. Existem inúmeras opções pelo Brasil para quem deseja estudar numa escola técnica. Consulte aqui no mapa, de acordo com o estado onde você está, para encontrar uma escola técnica perto de você.
Quais as diferenças de uma escola técnica para uma escola de ensino médio?
Podemos sintetizar e dizer que a principal diferença é que o ensino técnico não é obrigatório, enquanto que o médio, apesar de não ser também, é parte fundamental e mandatória do currículo do aluno para a formação até o ingresso à universidade.
Ambos os ensinos são regulamentados e seguem as diretrizes do MEC.
O ensino técnico não substitui o ensino superior, porém pode complementá-lo. Os cursos técnicos são práticos e objetivos, direcionados para o mercado de trabalho e costumam ser mais acessíveis em comparação ao ensino superior.
Áreas de atuação dos cursos disponíveis
As opções de cursos técnicos disponíveis pelo Brasil são divididos em 12 eixos tecnológicos, de acordo com o MEC.
Estes eixos são:
- Ambiente, Saúde e Segurança;
- Apoio Educacional;
- Controle e Processos Industriais;
- Gestão e Negócios;
- Hospitalidade e Lazer;
- Informação e Comunicação;
- Infraestrutura;
- Militar;
- Produção Alimentícia;
- Produção Cultural e Design;
- Produção Industrial;
- Recursos Naturais.
Vantagens de estudar em uma escola técnica
Já pensou nas vantagens de estudar em uma escola técnica? Listamos algumas para vocês:
- Mais de 100 opções de cursos
- Cursos compatíveis com as demandas do mercado de trabalho (mais chances de conseguir um emprego antes mesmo de se formar)
- Salários atrativos
- Escolas Técnicas gratuitas
- Cursos técnicos possuem menor tempo para conclusão
- Ensino técnico é considerado um diferencial em países desenvolvidos
A escolha de estudar numa escola de ensino médio ou numa escola técnica é muito particular, depende de vários fatores da vida do aluno, porém se essa escolha estiver alinhada à profissão que o estudante deseja seguir, certamente o desempenho escolar será melhor.
Mas, o mais importante é lembrar que estudar sempre será um dos maiores investimentos que você pode fazer. Portanto, dedique tempo para escolher o melhor tipo de escola e curso para você.
O que achou do conteúdo? Comenta aqui pra gente saber. Aproveita e compartilha com quem precisa saber o que é uma escola técnica.
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material