Inicio / Além da escola Além da escola 7 de janeiro de 2022

Descubra o que é Ócio Criativo e sua importância

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 7 de janeiro de 2022.


Você sabe o que é o conceito de Ócio Criativo? Já ouviu falar no professor e sociólogo italiano Domenico de Masi? Caso as respostas sejam negativas, fique tranquilo. Preparamos este artigo para te ajudar a entender o que é o Ócio Criativo, quem inventou esse conceito e qual sua importância.

Continue a leitura e descubra tudo!

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é Ócio Criativo?
  • Quem criou este conceito?
  • Qual sua importância?

O que é ócio criativo?

Ócio Criativo é a capacidade de saber conciliar o trabalho com os estudos e o lazer de forma equilibrada, sem se sobrecarregar, para poder extrair o máximo de cada momento. Com o ócio criativo, você é capaz de se entregar, dedicar inteiramente e desenvolver melhores ideias. É uma maneira de ter mais qualidade de vida, além de beneficiar totalmente o seu processo de aprendizado.

A maioria das pessoas confunde ócio com preguiça.Os dois não são sinônimos, pelo contrário, o verdadeiro ócio criativo te permiti agir de forma totalmente distinta de uma pessoa preguiçosa. A principal diferença é que o ócio pode gerar produtividade e ter algum significado em termos práticos; a preguiça é o hábito de renegar à ação e pode ser insignificante por si só.

Ao contrário do que muitos acreditam, ócio criativo não significa não fazer nada. A definição de ócio criativo nos convida a entender a união entre trabalho, estudo e lazer, de forma harmônica para poder experimentar o valor gerado pelo trabalho, o conhecimento ocasionado pelo estudo e a alegria proporcionada pelo lazer.

Combinação perfeita para a educação, pois ela também precisa promover a experiência do Ócio Criativo.

Quem criou este conceito?

A ideia de ócio criativo foi proposta pelo professor e sociólogo italiano Domenico de Masi no meio da década de 90. Basicamente, ele defende que o ócio criativo é uma maneira inovadora de definir o trabalho, e as pessoas podem adotá-la em busca de mais qualidade de vida.

No seu livro O Ócio Criativo, Domenico demonstra como alegria e satisfação pessoal no dia a dia aumentam a criatividade, que por sua vez faz crescer o potencial de imaginação necessário a um melhor desempenho produtivo no trabalho e também na escola. Ele diz:

“Existe um ócio alienante, que nos faz sentir vazios e inúteis. Mas existe também outro ócio, que nos faz sentir livres e é necessário à produção de ideias, assim como as ideias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade.”

Ou seja, podemos dizer que esta é a principal diferença entre o ócio e o ócio criativo. Enquanto o ócio nos dá a sensação de aprisionamento, improdutividade e preguiça, o ócio criativo é libertador para a nossa mente.

Ao mesmo tempo que proporciona momentos de descanso, ele funciona como um alívio para a mente, trazendo ideias novas e frescor para os pensamentos que não estão se desenvolvendo de forma clara.

Qual a importância do Ócio Criativo?

Como você pode perceber, o Ócio Criativo é extremamente necessário para quem precisa ter boas ideias em seu dia a dia e trabalha com áreas ligadas à criatividade.

É por meio dele que a mente e o corpo ganha os seus períodos de descanso e conseguem encontrar novos caminhos para seguir, obtendo êxito tanto no âmbito profissional quanto nos estudos e vida pessoal.

No entanto, é preciso saber aproveitar esse momento para tirar dele o máximo proveito. Caso contrário, o Ócio Criativo pode acabar se tornando mera procrastinação, o que não é positivo em nenhum nível e pode atrapalhar a sua produção.

Nesse sentido, uma fala do filósofo Mário Cortella pode nos ajudar bastante a elucidar a importância do Ócio Criativo. Segundo ele:

“A desocupação é criativa na medida em que permite que você note o que não era notado.”

Portanto, não subestime seu tempo livre de descanso, pode ser muito mais produtivo do que um dia de trabalho e estudos.

E se você precisar de dicas sobre o que fazer durante as férias, confira este artigo! 😉

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!