Destaque 16 de março de 2022

15 de março, o Dia da Escola

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de março de 2022.


Já parou para pensar no conceito de escola? Como surgiu? De onde vem esse nome? Estamos tão habituados à instituição escolar, que poucas vezes, paramos para pensar na história dessa instituição. Além disso, existe o Dia Nacional da Escola, celebrado no dia 15 de março. Se tudo isso for novidade para você, continue a leitura e descubra fatos interessantes sobre um dos lugares mais famosos do mundo: a escola.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Quem inventou a escola?
  • Por que a escola é importante?
  • 15 de março, o Dia da Escola

Quem inventou a escola?

A escola é uma instituição que foi sendo criada ao longo do tempo. Afinal, desde os povos primitivos, conhecimento já era algo repassado dos mais velhos para os mais jovens. O próprio conceito de educação se modificou com o passar dos séculos, influenciando no formato que as instituições assumiam.

As primeiras escolas a serem fundadas como hoje, com professores e alunos em sala, foi na Europa no século XII. Essas escolas eram viabilizadas por instituições religiosas submissas à igreja católica. Nelas incutia-se obviamente, além do ler, escrever e contar, as lições da catequese.

No Brasil, as primeiras escolas seriam representadas pelas instituições fundadas pelos missionários jesuítas. A primeira dela foi fundada em Salvador, e logo viria a segunda em São Paulo.

Um fato interessante é que a palavra “escola” vem do grego scholé, que significa, “lazer”, “lugar do ócio”. Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Vários centros de ensino pipocaram pela Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos. As escolas eram geralmente levadas adiante pelos discípulos do filósofo-fundador e cada uma valorizava uma área do conhecimento. A escola de Isócrates, um exímio orador, por exemplo, era muito forte no ensino da eloquência, que é a arte de se expressar bem. Mas as escolas multi temáticas, que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos 19 e 20.

Foi entre os séculos XVIII e XIX que a escola se popularizou e seu currículo se tornou mais abrangente. Frequentar a escola passa a ser digno, honroso e necessário à formação de uma pessoa.

Pessoas analfabetas eram privadas de muitos direitos como, por exemplo, o voto. De lá para cá o ensino ganhou gratuidade, universalidade e obrigatoriedade. Entretanto, há uma desigualdade notória entre o ensino público e o particular.

Por que a escola é importante?

A educação é um dos pilares mais importantes da sociedade, seu valor é inquestionável, sendo a escola um lugar de obter conhecimento, fortalecer rede, desenvolver habilidades, torna-se também um local tão relevante para todos, em qualquer lugar do mundo.

Não há como imaginar um mundo sem escolas. O que pode e deve ser feito, é repensar, reconstruir, tornar mais acessível, construtivo e democrático, os modelos de ensino e escolas. Mas, um mundo sem, não é possível. 

É na escola que se adquire os conhecimentos acerca do mundo, a partir das disciplinas principais, divididas em áreas do saber e essenciais para conhecer as características básicas da vida.

Ela constrói os repertórios intelectual e acadêmico no âmbito cognitivo, ensina a conviver em sociedade ao explorar o contexto social e molda as experiências emocionais.

Por se tratar de um ambiente social, onde as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes, a escola permite a formação das primeiras amizades. O valor da escola na construção de vínculos, afetividade e identidade é essencial para os desenvolvimentos pessoal e social dos alunos, pois essa identificação com seus pares também ajuda o desempenho acadêmico.

Sendo assim, para o aluno, a escola não é só o lugar onde se aprende as disciplinas curriculares, é o lugar onde se encontra os amigos, se diverte e experimenta as possibilidades que a vida lhe apresenta. É na escola que as crianças e jovens estimulam suas habilidades e descobrem suas potencialidades, de modo a se desenvolverem nos âmbitos pessoal, social e acadêmico.

15 de março, o Dia da Escola

Diferente do que muitos pensam, o Dia da Escola não é considerado feriado nacional. Mas, a data é reconhecida como essencial para celebrar uma das instituições sociais de maior importância. 

Dessa maneira, toda a comunidade escolar e a sociedade, tem a oportunidade de abordar essa data comemorativa a partir do seu valor formativo. Estimulando e incentivando o apreço pela educação, pelo aprendizado e pelo conhecimento. 

Essa data é extremamente importante para relembrar a todos, o papel fundamental que a escola tem na trajetória de qualquer indivíduo. 

Envie esse texto para seus amigos e lembre-se, a escola é um lugar de todos e para todos.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!