Inicio / Além da escola Além da escola 12 de janeiro de 2021

Passo a passo: aprenda como fazer um trabalho escolar de alto nível

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 12 de janeiro de 2021.


Além das provas, os trabalhos são uma ótima oportunidade para complementar a nota na escola. Sendo assim, é essencial o estudante saber como fazer um trabalho escolar com qualidade e com informações relevantes sobre o tema a ser pesquisado. Negligenciar esse tipo de atividade pode trazer consequências no fechamento do bimestre e também falta de preparo na universidade.

O motivo disso é simples: na vida acadêmica os trabalhos são muito comuns, às vezes, até mais solicitados do que na escola. Além disso, o TCC, como o próprio nome diz — Trabalho de Conclusão de Curso —, exige muito do aluno para garantir a formação. Nesse sentido, quanto mais você treinar e se dedicar, melhores serão as suas entregas no futuro acadêmico.

Pensando na importância de fazer uma boa pesquisa, criamos este post com um passo a passo completo para você colocar em prática nos seus trabalhos ainda no ensino médio. Boa leitura!

Organize as informações

O primeiro passo é entender o que o professor espera do trabalho, como o objetivo. Tendo isso com clareza, pense em tudo o que envolve o tema escolhido — se for trabalho em grupo, debata as ideias com seus colegas. Esse é o momento de planejar o conteúdo a ser abordado, para assim buscar as referências corretas, fazer pesquisas, entrevistas e colher os demais dados.

Enquanto as ideias vão chegando, aproveite para anotar no papel as sugestões e, se for o caso, algumas referências apresentadas em sala de aula. Normalmente, essas anotações são bastantes úteis no processo.

Conheça a estrutura do trabalho

Um trabalho de qualidade, geralmente, tem uma estrutura para cumprir. Por isso, conheça cada uma delas e capriche! Veja:

  • capa: deve conter as informações de identidade, como nome da escola, dos alunos e do professor, a disciplina e, claro, o título do trabalho;
  • sumário ou índice: apresente a relação dos assuntos tratados, como títulos, subtítulos, entre outros, indicando a página;
  • introdução: explique brevemente o que será abordado e qual o objetivo com essa apresentação;
  • desenvolvimento: é o conteúdo de fato do trabalho, onde serão apresentadas as teses, pesquisas, dados e tudo o que for relevante sobre o assunto;
  • conclusão: brevemente essa parte deve ser o fechamento do trabalho, com uma defesa do grupo ou opinião com base nos estudos apresentados;
  • bibliografia ou referência: onde serão indicados os livros, sites e artigos usados para captação das informações.

Pesquise profundamente o assunto

A pesquisa é um dos itens mais importantes para fazer um trabalho escolar de qualidade. De modo geral, o estudante não pode se contentar com informações rasas, se prendendo em só um autor. É o aprofundamento no tema somado à leitura que vai enriquecer o seu conteúdo, inclusive a conclusão e conhecimento, rumo a uma excelente nota.

Indique fontes seguras

As fontes são de grande relevância para o seu trabalho. Por isso, cuidado ao cair nas armadilhas da internet, colocando como fontes sites opinativos ou fake news. Qualquer pessoa pode expor a sua opinião, contudo, para um trabalho escolar ou acadêmico, as informações precisam ter base e estudo.

Faça uma padronização

Por fim, mas não menos importante, a padronização é essencial para a entrega do seu conteúdo. Por isso, siga um padrão de fonte, tamanho, título, formato de citações, alinhamento, entre outros. Isso fará diferença no resultado, deixando a leitura mais atrativa.

Agora você já sabe como fazer um trabalho escolar com qualidade. Por isso, identifique os erros cometidos até aqui e melhore a sua apresentação e desenvolvimento. Por exemplo, se tem o costume de usar trechos de sites para compor o seu tema, pare imediatamente e comece a usá-los como pesquisa para escrever com as suas palavras, pois essa prática, além de ser plágio, compromete o seu aprendizado.

Aproveite para seguir a gente no Facebook e ficar por dentro de mais conteúdos sobre estudos.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!