Sem categoria 4 de maio de 2022

Dia do Pedagogo – Você sabe o que um pedagogo faz?

rbarbosa
rbarbosa

Publicado em . | Atualizado em 4 de maio de 2022.


Você sabia que no dia 20 de maio é comemorado o Dia Nacional do Pedagogo? Uma profissão muito importante para a educação e outras áreas de abrangência. Se você está se perguntando quais são as possíveis áreas de atuação para um profissional formado em pedagogia, fica tranquilo, pois escrevemos esse artigo para te ajudar a entender o que um pedagogo faz.

Os pedagogos são profissionais especializados em educação que podem aplicar conceitos da área em diversos contextos. Afinal, o ensino e o aprendizado não estão apenas nas escolas, mas em todas as relações e instituições da sociedade.

Afinal, o ensino e o aprendizado não estão apenas nas escolas, mas em todas as relações e instituições da sociedade.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é pedagogia?
  • O que faz um pedagogo?
  • Em quais áreas o profissional formado em Pedagogia pode atuar?
  • Dia do Pedagogo

O que é pedagogia?

Pedagogia é a área que centra seus estudos na educação, buscando compreender e analisar os processos de ensino e aprendizagem.

Além de discutir o ensino escolar, essa área também reflete sobre questões relacionadas ao desenvolvimento humano.

A pedagogia procura identificar as melhores metodologias para que os indivíduos possam explorar e despertar suas potencialidades intelectuais e sociais.

Essa ciência é bem mais antiga do que pensamos. A Grécia Clássica pode ser considerada o berço da pedagogia.

Afinal, foi na Grécia que nasceram as primeiras ideias sobre a pedagogia que influenciaram por muitos anos a educação e cultura ocidentais.

Nos séculos XVII e XVIII, teve início uma era de debates no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Comenius e Rousseau são nomes importantes desse período.

No Brasil, os estudos da pedagogia tiveram um importante momento de virada na década de 1930, quando intelectuais se reuniram e lançaram o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”.

Esse documento trazia diversas reivindicações, buscando um ensino universalizado e acessível para todos, assim como a construção de mais escolas.

Existem diversos pensadores e estudiosos na área da pedagogia. Johann Pestalozzi, Maria Montessori, Jean Piaget e Paulo Freire são alguns dos mais importantes.

O suíço Johann Pestalozzi era pedagogo e educador. Foi ele que desenvolveu novas práticas educativas, combinando-as com o trabalho manual. O estudioso defendia que os sentimentos estimulavam o processo de aprendizagem autônoma da criança.

Já a italiana Maria Montessori, primeira médica de seu país natal, centrou seus estudos na auto-educação do aluno. Segundo a pesquisadora, o aluno tinha um papel mais significativo do que o professor no processo de construção do conhecimento.

O suíço Jean Piaget é um dos grandes nomes da psicopedagogia. Seus estudos se centraram nas investigações nas estruturas cognitivas das crianças e foram especialmente significativos para a psicopedagogia.

Paulo Freire é um nome conhecido dos brasileiros. O educador conterrâneo dedicou boa parte de sua vida a ensinar as pessoas mais pobres.

Em 1963, no Rio Grande do Norte, ele ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, desenvolvendo um método inovador de alfabetização. Até os dias atuais, Paulo Freire segue sendo um dos principais pensadores da educação brasileira.


O que faz um pedagogo?

O pedagogo é o profissional responsável por atuar na formação de estudantes, ensinando ou desenvolvendo formas de facilitar o processo de aprendizagem. Dessa forma, o mais comum é que os pedagogos trabalhem em ambientes escolares, seja como professor, seja como responsável por funções relacionadas à gerenciamento da instituição de ensino.

Porém, a área de atuação para quem se forma em Pedagogia vai muito além da sala de aula. A verdade é que cada vez mais setores necessitam do trabalho de quem tem a educação como seu principal objeto de estudo.


Em quais áreas o profissional formado em Pedagogia pode atuar?

Um profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental, ou seja, para alunos até a quarta série. Pode também atuar na pré-escola, com as crianças bem menores, como professor ou auxiliar de sala.

Fora das salas de aula, o pedagogo também encontra oportunidades de emprego em ambientes escolares e não-escolares. Conheça um pouco mais sobre algumas das áreas onde um pedagogo pode atuar.

No ambiente escolar, além de ministrar aulas, o pedagogo pode atuar também na área de gestão, desempenhando diversas tarefas de gerenciamento, tais como:

  • Organizar o calendário letivo, estipulando datas para os diversos eventos escolares.
  • Estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar as atividades de planejamento de ensino.
  • Planejar e organizar atividades culturais.
  • Organizar e coordenar conselhos de classe.
  • Desenvolver projetos pedagógicos de educação básica, coordenar a execução e avaliar o andamento destes projetos.
  • Criar e estabelecer novas metodologias de ensino.
  • Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos.
  • Promover a integração entre a escola e a família do estudante, através de eventos nos quais a família possa participar e conhecer o trabalho desenvolvido pela escola.
  • Coordenar reformas curriculares, definindo que tipo de conhecimentos e competências os alunos devem adquirir em cada etapa do ensino regular.

Entre outras.

Dia do Pedagogo

Instituída no Brasil através da Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, o Dia do Pedagogo reconhece a atuação desses profissionais indispensáveis para as práticas de ensino. A data, uma justa homenagem a esses especialistas em educação, coloca em foco o exercício e a dedicação desses profissionais cuja atuação perpassa paradigmas sociais.

Entendendo a Pedagogia como a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem, a área se dedica aos processos educacionais e boas práticas para transmitir conhecimento. Sempre atentos às necessidades da sociedade moderna, esses agentes têm atuação de liderança. São eles, muitas vezes, os responsáveis pela ruptura com velhos paradigmas educacionais, reafirmando diariamente o compromisso com o objetivo de qualificar o aprendizado.

E você? Já sabia disso tudo? Compartilha com quem também precisa descobrir mais sobre o que é ser um pedagogo.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!