Inicio / Além da escola Além da escola 6 de outubro de 2021

Por que ler é importante?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 6 de outubro de 2021.


É inegável que ler é importante e fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais do ser humano, mas você já parou para pensar quais são os motivos que justificam o bem que a leitura causa?

Mesmo que você não seja um leitor ávido, não se preocupe, esse assunto também é para você. Não vale argumentar que não tem o hábito da leitura, porque é exatamente isso que você já está fazendo neste exato momento, apenas continue e descubra o quão benéfico ler pode significar para você. 

Para começarmos a discutir o tema, precisamos entender o questionamento: o que é a leitura?

Moacir Gadotti diz: “ler é ver o que está escrito, interpretar por meio da leitura, decifrar, compreender o que está escondido por um sinal exterior, descobrir, tomar conhecimento do texto da leitura. Todas estas definições, finalmente, implicam na existência de um leitor, de um código e de um autor”. E para você? O que significa ler?

Segundo Ruiz: “Quem lê constrói sua própria ciência; quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu”.

Um estudo  da Universidade de Sussex, no Reino Unido, descobriu que a leitura pode até mesmo relaxar o corpo, reduzindo a frequência cardíaca e aliviando a tensão nos músculos, reduzindo o estresse em até 68%. Os dados apontaram que funciona melhor e mais rápido do que outros métodos de relaxamento, como ouvir música ou beber uma xícara de chá quente. Isso ocorre porque a mente é convidada a um mundo literário livre dos fatores estressantes que assolam a vida diária. Se você quer relaxar, esse também é um motivo para começar a ler imediatamente, caso ainda não tenha o hábito da leitura.

Bill Gates, empresário, autor americano e um dos fundadores da Microsoft declarou:“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. ”

Para incentivar o hábito da leitura e inspirar você, preparamos este artigo e listamos 10 motivos para você entender a importância desse ato e o que a leitura pode fazer por você. Confira a seguir:

O que você vai encontrar neste artigo:

10 motivos para você começar a ler

  1. Ler melhora o vocabulário
  2. Ler beneficia o desempenho na escola
  3. Ler desenvolve a habilidade de escrita
  4. Ler melhora o foco e a concentração
  5. Grandes líderes são leitores
  6. Ler é uma forma de viajar sem sair do lugar
  7. Leitura e amigos: tudo haver
  8. Ler potencializa a memória
  9. Leitura como ferramenta de desenvolvimento crítico e analítico do ser humano
  10. Ler é exercício

1- Ler melhora o vocabulário

Independente do leitor ser criança, adolescente ou adulto, na maioria das vezes que lemos algo, é possível conhecer uma nova palavra que nunca tínhamos ouvido falar.

Quanto mais você ler, mais possibilidades de descobrir novas palavras, expressões, estilos de escrita, você terá.

Ler livros também é vital para quem deseja aprender novos idiomas, já que falantes não nativos ganham contato com as palavras usadas no contexto das narrativas, o que melhora sua fluência na fala e na escrita.

Um exercício recomendado é: dizer novas palavras em voz alta, isso pode ajudar a lembrá-las mais facilmente e a entendê-las, fazendo com que essas novas palavras façam parte do seu vocabulário diário. Aqueles que possuem um vocabulário mais rico são considerados mais inteligentes e muitas vezes são levados mais a sério no ambiente de trabalho, o que pode proporcionar melhores oportunidades na construção de uma carreira. De acordo com um artigo da Universidade da Califórnia em Berkeley, a exposição a um novo vocabulário leva a pontuações mais altas em testes de inteligência e em processos seletivos.

2 – Ler beneficia o desempenho na escola

As crianças que gostam de ler livros e aprender coisas novas se saem melhor na escola. São mais criativas, abertas a novas ideias e desenvolvem empatia pelos outros. Por exemplo, crianças que lêem sobre heróis e os idolatram, crianças que amam ler livros de anatomia e sonham em se tornar médicas. Elas aprendem a ter empatia com os personagens dos livros e querem ser como eles. Não apenas isso, eles aprendem lições de vida valiosas, como ajudar os outros e ser gentis, além do desenvolvimento de leitura e escrita.

Incentivar a leitura desde a infância é totalmente recomendado e positivo para o desenvolvimento da criança, principalmente no ambiente escolar, quem lê, possui maior capacidade de concentração, combustível indispensável para absorver conteúdos na hora de estudar.

3- Ler desenvolve a habilidade de escrita

A habilidade de escrita é companheira do vocabulário e muito amiga da leitura.

O contato com trabalhos publicados e bem escritos tem um efeito notável na própria escrita, visto que observar a cadência, fluidez, vocabulário e estilos de escrita de outros autores invariavelmente influenciará seu próprio modo de escrever e suas habilidades.

Da mesma forma que influenciamos e somos influenciados o tempo inteiro, os escritores também aprendem a escrever lendo as obras de outros. Conhecendo diferentes estilos literários é possível que você encontre referências o suficiente para desenvolver o seu próprio jeito de enxergar e retratar o mundo, seja por meio da escrita ou outra forma que você desenvolver.

4- Ler melhora o foco e a concentração

É preciso ressaltar que a leitura realmente melhora o foco e a concentração, ler pode ser uma forma de treinar nossa mente para aprender como focar corretamente, o que é inestimável em quase tudo que fazemos diariamente – seja enquanto estudamos ou mesmo em nossas carreiras e em nossos relacionamentos pessoais. Todos nós podemos nos beneficiar da prática de concentração potencializada por meio da leitura.

Quando você lê um livro, para compreender o que está lendo, é necessário que toda a sua atenção esteja focada na história – nesse sentido, o resto do mundo simplesmente desaparece e você pode mergulhar em cada detalhe que está absorvendo. Tente ler por 15-20 minutos antes da escola ou do trabalho, ou seja, em seu trajeto matinal, se você usar o transporte público, ou em algum momento da sua manhã, e você ficará surpreso com o quanto você estará mais concentrado quando chegar ao escritório ou escola.

5- Grandes líderes são leitores

Todo líder pode começar sendo um leitor.

“Nem todos os leitores são líderes, mas todos os líderes precisam ser leitores.” A frase atribuída a Harry Truman, juiz de profissão e 33º presidente dos Estados Unidos, resume a importância que o hábito da leitura tem no desenvolvimento não só pessoal, mas principalmente profissional na vida de uma pessoa.

Um gestor que incentiva a leitura, que utiliza a literatura como ferramenta de gestão, certamente é um líder que conseguirá obter melhores resultados da sua equipe.

6- Ler é uma forma de viajar sem sair do lugar

Você gosta de viajar? E se você puder conhecer outras culturas, aprimorar um idioma, se apaixonar por novos lugares e até pessoas – sem sair de casa, já pensou nisso? Pois então, você pode fazer tudo isso no conforto do seu sofá, sua cama – onde você escolher, é só abrir um livro e começar a ler.

Além disso, você não precisa sequer gastar dinheiro para isso. É possível pegar livros emprestados nas bibliotecas municipais de forma gratuita, trocar com os amigos, visitar a biblioteca da escola e/ou ler livros gratuitos disponibilizados na internet.

Primeiro você decide o que você deseja ler, qual conteúdo você tem interesse, depois você busca algum livro sobre ele. Possivelmente você irá encontrar e então você só precisa se comprometer com a leitura deste livro, e fazer com que isso vire um hábito na sua rotina. Pois, já está comprovado que é um hábito muito saudável para adquirir.

7- Leitura e amigos: tudo haver

Michel Proust disse que “a leitura é uma amizade”, podemos complementar dizendo que a leitura é também uma forma de socializar, de fazer amigos. Compartilhar a leitura é criar possibilidades de unir e conectar as pessoas.

Já pensou sobre clubes de leitura? Conhece ou frequenta algum? Caso a resposta seja negativa, fica o convite para repensar e procurar por grupos de pessoas que compartilham o amor pela literatura. É uma excelente oportunidade de conhecer novas pessoas e novas ideias, participar de discussões sobre um determinado livro/tema, mas ao mesmo tempo abrangendo o contexto de cada leitor participante, pode ser uma experiência literária e social muito rica e divertida.

8 – Ler potencializa a memória

O ato de ler ajuda a aumentar a função cerebral geral e aumentar a capacidade de memória. Cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, descobriram que a leitura pode reduzir os níveis de beta-amilóide, uma proteína do cérebro envolvida no Alzheimer, mantendo a mente estimulada cognitivamente. A leitura também tem sido associada à desaceleração do declínio mental, melhorando a flexibilidade mental geral, um componente importante para desenvolver e reter a memória.

Além disso, quando estamos lendo, nosso cérebro faz um esforço gigantesco, milissegundos após a leitura das primeiras letras de cada palavra, para acessar uma lista de palavras já armazenadas na memória. Isso reforça o vocabulário que já possuímos e abre espaço para a aprendizagem de novas palavras e expressões.

9- Leitura como ferramenta de desenvolvimento crítico e analítico do ser humano

É por meio da leitura que o ser humano tem acesso à informação, que como resultado, permite ao leitor a capacidade de refletir e elaborar sobre o que é lido agregado ao contexto geral no qual o leitor está inserido. A leitura é uma experiência de quem escreve com quem lê, tal vivência propicia um cenário de novas perspectivas e tem um papel humanizador.

O ato de ler é essencial em todos os espaços, defender e democratizar a leitura é um compromisso de todos. A leitura é um dos principais combustíveis da educação. Uma sociedade que lê é uma sociedade feita de indivíduos que possuem pensamento crítico e analítico, e ambos são imprescindíveis para o desenvolvimento do ser humano e do mundo.

10- Ler é exercicio

Quando você lê, seu cérebro está fazendo muito mais do que apenas decifrar palavras em uma página. Ler é neurobiologicamente mais exigente do que processar imagens ou fala. É um treino neural, é exercício para o cérebro. Conforme você lê, partes díspares de seu cérebro – como visão, linguagem e aprendizagem associativa – trabalham juntas. Enxergue a prática da leitura como um exercício,uma atividade que pode fazer tão bem para você fisicamente, quanto psicologicamente, além de também ser uma forma de desenvolver diretamente o seu intelecto.

A leitura é prática, é exercício, é relacionamento sério, é concentração e fonte inesgotável de conhecimento. Ler é algo que todos nós devemos fazer, se você ainda tem dúvidas quanto a isso, leia este artigo novamente.

O que achou do conteúdo? Comenta aqui para gente saber e compartilhe com todo mundo que precisa descobrir porque ler é um hábito tão importante.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!