19 de julho de 2022

Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 19 de julho de 2022.


Você sabia que no dia 6 de agosto é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação? Uma data muito importante e necessária para homenagear e chamar atenção para aqueles profissionais que trabalham na base de qualquer sociedade, a educação.

Todas as profissões dependem de alguém para serem ensinadas afinal, o conhecimento é algo que adquirimos ao longo das experiências da vida e das pessoas com quem trocamos. Sendo assim, o professor e toda a rede educacional — os profissionais que trabalham na área de educação para além da sala de aula, são os  responsáveis por compartilhar o conhecimento e cultivar em cada aluno a semente transformadora da educação, capaz de mudar o mundo.

Se você reconhece a importância e quer aprender mais sobre os profissionais da educação, continue a leitura e descubra porque é comemorado no dia 6 de agosto o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • 6 de agosto — Dia Nacional dos Profissionais da Educação
  • Quem são os profissionais da educação?
  • Como me tornar um profissional da educação?

6 de agosto — Dia Nacional dos Profissionais da Educação

A data 6 de agosto foi escolhida em 2014, de acordo com a lei 13.054/14, para trazer maior valorização tanto aos professores quanto aos demais profissionais que atuam na área educacional como diretores, coordenadores, supervisores, entre outros, principalmente do âmbito escolar, fase essencial da formação dos novos estudantes.

A data de comemoração refere-se à sanção da Lei 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo os funcionários de escola como profissionais de educação. Essa mudança da Lei Nacional da Educação insere os funcionários de escola habilitados na categoria de profissionais da educação escolar básica, com os professores e pedagogos, e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico: educadores que passaram a ser valorizados e reconhecidos como profissionais de educação em todos os municípios brasileiros.

O Dia Nacional dos Profissionais da Educação ressalta o trabalho desenvolvido por todas as instituições de ensino que auxiliam e estimulam a capacitação dos cidadãos. Sabemos que esses profissionais nem sempre são valorizados ou remunerados como deveriam, portanto, cabe a todos nós, reconhecermos, apoiarmos e defender quem atua com educação no Brasil.

Quem são os profissionais da educação?

Todos os profissionais que atuam em escolas e instituições de ensino são considerados profissionais da Educação. O que se diferencia entre estes profissionais, são as especializações para atuações e os diferentes níveis de formação necessária para trabalhar na comunidade escolar.

Por lei, são reconhecidos os profissionais da educação, todos aqueles docentes que ministram na educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico e superior.

Além deles, é preciso contemplar os demais profissionais que sustentam uma escola e fazem o dia a dia acontecer. Por exemplo, imagina a sua escola, onde você estuda ou estudou, além dos seus professores, lembra quantos profissionais trabalhavam nela fora da sala de aula? Então, todas essas pessoas são trabalhadores do setor educacional, cada é um necessário.

Como me tornar um profissional da educação?

Se você pensa em trabalhar na área da educação, saiba que existem inúmeras opções de atuação, e não necessariamente você precisa ser professor para trabalhar numa escola e fazer a diferença na vida dos alunos.

Listamos 10 possibilidades, confira.

1- Coordenador pedagógico

2- Pedagogo

3- Psicopedagogo

4- Professor

5- Profissional com licenciatura em Dança

6- Profissional licenciado em Artes

7- Profissional de Educação Física

8- Profissional de música

9- Intérprete de Libras

10 – Pesquisador

E você? Já pensou em trabalhar com educação? Lembre-se, independente da profissão que escolher, tudo começará com algum professor, numa instituição de ensino, portanto, nunca se esqueça de valorizar a educação e principalmente quem trabalha com ela.

Aproveita e envia esse artigo para quem estuda com você.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!