Inicio / ENEM & Vestibular Destaque 17 de fevereiro de 2022

Prouni: como funciona?

rbarbosa
rbarbosa

Publicado em . | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022.


Conhece o Prouni? Sabia que, com as notas do Enem, também é possível estudar de graça em faculdades particulares, por meio desse programa?Fique tranquilo, caso não saiba as respostas, continue a leitura e tire suas dúvidas.Vamos esclarecer o que é o Prouni e como esse programa funciona no artigo de hoje.

O Programa Universidade para Todos (Prouni), é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

A seguir, confira outras informações importantes sobre o Prouni.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Como funciona o Prouni?
  • Critérios
  • Inscrição

Como funciona o Prouni?

O programa Universidade Para Todos (Prouni) criado em 2004, funciona assim: Ele abre inscrições semestralmente e para se candidatar às bolsas de estudo, o estudante, além de ter feito a última edição da prova do Enem e obtido nota mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, bem como não ter zerado a redação, deverá ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos.

Enquanto as inscrições estiverem abertas, você pode entrar no sistema quantas vezes quiser para consultar as notas de corte e modificar suas opções de curso, se quiser. A nota de corte é a menor nota possível para conseguir uma vaga do ProUni em determinado curso, turno, faculdade e modalidade de concorrência.

Quando o prazo das inscrições é encerrado, o sistema do ProUni faz o cálculo e seleciona os candidatos com as melhores notas do Enem concorrendo a uma mesma vaga. O resultado sai em poucos dias.

O candidato selecionado pelo ProUni tem alguns dias para fazer sua matrícula na faculdade, levando toda a documentação necessária. Quem não faz a matrícula, perde a vaga. São pelo menos duas chamadas e, caso as vagas não sejam preenchidas totalmente, o ProUni abre um processo de “Bolsas Remanescentes”. Dessa forma, se você não passar na primeira ou segunda chamada, ainda pode ter uma chance de conseguir a bolsa.

O aluno beneficiado por uma bolsa integral do ProUni não precisa pagar a faculdade. Já aqueles que recebem bolsas parciais precisam pagar a outra metade das mensalidades para continuar a receber o benefício, que vale durante todo o período do curso escolhido.

Critérios

Você só conseguirá participar do Prouni, caso cumpra alguns critérios. São eles:

  • Ter, no máximo, salário mínimo e meio de renda familiar mensal por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), o candidato não pode ter mais que três salários mínimos de renda familiar mensal.
  • Ter feito a edição mais recente do Enem e obter a média necessária de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, além de não zerar a redação.
  • Escolher uma instituição de ensino superior vinculada ao programa.

Além desses critérios, você deve se encaixar em pelo menos um desses perfis, fique atento:

Perfil 1: ensino médio completo em escola da rede pública;

Perfil 2: ensino médio completo em escola da rede particular com bolsa de 100%;

Perfil 3: parte do ensino médio em escola da rede pública, parte em escola da rede particular com bolsa de 100%;

Perfil 4: portador de necessidades especiais;

Perfil 5: professor contratado de escola da rede pública. Nesse caso, você pode concorrer apenas a vagas em cursos de licenciatura e o critério de renda não é levado em conta!

Inscrição

A inscrição para o Prouni é online, gratuita e acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo.                   

Para fazer parte do processo, você só precisa acessar o site do Prouni no período de inscrições e cadastrar os dados pedidos pelo sistema, como seu CPF, data de nascimento, número de inscrição e senha da última edição do Enem.      

Após fazer isso, é necessário escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno, de acordo com as bolsas disponíveis. As notas de corte de cada curso são calculadas a partir do segundo dia de inscrição e durante esse período o candidato poderá monitorar sua colocação e, assim como no Sisu, alterar suas opções de curso se quiser.

No fim do prazo, será levada em conta apenas a última escolha feita e os estudantes serão classificados de acordo com as suas notas no Enem.

Caso seja pré-selecionado – torcemos para isso, parabéns, continue e dê o próximo passo que é ir até a instituição de ensino na qual você foi aprovado para confirmar suas informações de inscrição – eles precisam ter certeza de que está tudo certo para que você possa receber o benefício.

Além disso, a universidade pode ter uma etapa de processo seletivo próprio, por isso você precisa comparecer para confirmar sua participação. Isso deve ser feito nas datas determinadas pelo MEC, não perca os prazos.

Com isso, é de responsabilidade da instituição de ensino registrar sua aprovação ou reprovação no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emitir os Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação.

É importante conferir com bastante atenção as informações disponíveis no site do Prouni! Alguns cursos exigem requisitos extras para a matrícula, por isso, procure se informar se esse é o seu caso.

Todas as informações dadas no momento da inscrição precisarão ser comprovadas para que você tenha direito à bolsa!

Estude, se prepare, cumpra os critérios, fique ligado nos prazos, se inscreva e boa sorte!

O que achou do conteúdo? Compartilhe com quem precisa entender como funciona o Prouni.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!