Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 24 de novembro de 2021

Provas e questões múltipla escolha: 7 dicas para se preparar adequadamente

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 29 de novembro de 2021.


Um guia para se dar bem com provas e questões de múltipla escolha.

Conhecida como prova objetiva, o modelo de questões de múltipla escolha é o mais comum e utilizado pela maioria das provas mais concorridas do Brasil como por exemplo: concursos públicos, vestibular, Enem, bancos, OAB, carreiras militares, residência médica e outros, mesmo que seja apenas em uma única ou primeira fase.

Porém, mesmo sendo o formato mais tradicional e aquele que quase todo mundo conhece, esse modelo de provas e questões múltipla escolha é também muito temido por alguns estudantes.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo, elaboramos esse texto pensando em ajudar você a se preparar e entender esse formato de prova. É normal o nervosismo que antecede provas e questões de múltipla escolha, no entanto, existem algumas orientações que podem maximizar o seu desempenho nas provas.

Continue a leitura e confira 7 dicas para fazer provas e questões de múltipla escolha

As dicas compartilhadas servirão para auxiliar o seu desenvolvimento, mas é importante lembrar que a melhor forma de obter sucesso numa prova, é se dedicar aos estudos com organização e antecedência. Estudar sempre será a dica número um!

Confira sugestões que potencializar sua performance na hora de fazer uma prova com questões de múltipla escolha:

1. Tenha calma

Uma das dicas mais importantes é: tenha calma. Faz parte ficar nervoso durante uma prova decisiva como a do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo.

O nervosismo tende a aumentar quando você não sabe responder alguma questão e pode te prejudicar na hora da prova.

Sendo assim, respire fundo, lembre-se do quanto você estudou e que você é totalmente capaz de obter um bom resultado, tome uma água e volte a se concentrar.

2. Conheça o tipo de prova e a banca

Se você irá fazer uma prova, principalmente se for o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), OAB ou, algum concurso público, busque pelas edições passadas, refaça provas anteriores e conheça bem a banca. 

Ao refazer as provas passadas, você consegue se familiarizar com o modelo de prova, tipos de questões (algumas se repetem nas provas de forma remodelada), treinar seu tempo de resposta e conhecer quais são os critérios determinados pela banca. Se seguir esse caminho, sem dúvidas, poderá obter melhores resultados.

3. Antes de começar, verifique de forma geral a prova

Uma estratégia recomendada é: resistir ao impulso de sair respondendo as questões na mesma hora em que recebe a prova. Ao invés disso, tente começar dando aquela verificada geral na prova, leia atenciosamente todas as questões e alternativas.

Você pode se surpreender ao encontrar a resposta de uma pergunta no enunciado da outra. Além disso, ao começar “passeando pela prova”, certamente você irá recordar o que foi estudado e isso fará com que o seu cérebro se acalme, permitindo que você tenha mais foco e concentração para fazer a prova.

4. Se não sabe a resposta, se dê um tempo para pensar

Você já tentou fazer algo, não conseguiu, desistiu e, ao retomar a tarefa, teve sucesso? Pois então, isso é real e pode acontecer na hora de resolver questões da prova.

Se você não sabe a resposta de uma questão, experimente pular para a próxima e ao retornar à pergunta a resposta pode vir à sua mente.

A explicação para isso é que, mesmo seguindo adiante, nosso subconsciente segue trabalhando no problema inicial e quando você retorna a ele, ocorrem insights que facilitam o entendimento e podem trazer com eles a resposta correta, que estava lá no seu cérebro o tempo todo.  Confie no que você sabe para te ajudar naquilo que você não sabe. Se dê tempo para pensar.

5. Utilize a técnica de eliminação de alternativas

Uma das dicas para fazer provas e questões de múltipla escolha é utilizar a técnica de eliminação de alternativas. Ao ir eliminando as alternativas que você tem certeza de que estão erradas, a probabilidade de você encontrar a alternativa certa aumenta.

Imagine que cada questão de uma prova tenha cinco opções, mas só uma é a correta. Isso quer dizer que, se você não sabe a resposta, a sua chance de acertar é de apenas 20%. Algo muito pequeno.

Se você eliminar uma alternativa, a probabilidade sobe para 25%. Tendo somente três opções as chances vão para 33%. E se você ficar só entre duas, quer dizer que você terá a probabilidade de 50% de marcar a opção correta.

Ao eliminar alternativas, você pode dobrar suas chances de acertar uma questão.

6- Preste atenção nas questões que tenham como resposta alternativas muito parecidas ou completamente opostas

Para confundir os candidatos, muitas bancas colocam de uma a três respostas bem parecidas em uma questão. A tendência é que uma delas esteja certa.

Já quando uma questão tem duas alternativas que são completamente opostas, é sinal de que uma das duas deve estar correta.

7- Estude para não precisar chutar

Como dissemos no texto: a melhor dica sempre será estudar!

Ao estudar, você consegue desenvolver habilidades socioemocionais e educacionais necessárias para ter um ótimo desempenho nos estudos e conseguir um bom resultado na prova que você escolher fazer.

Lembre-se do que Albert Einstein dizia: “Nunca considere o estudo como uma obrigação, mas como uma oportunidade de penetrar no belo e maravilhoso mundo do saber”.

Boa sorte nas provas e questões de múltipla escolha.

Compartilhe esse texto com quem precisa conhecer essas dicas.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!