
Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 29 de novembro de 2021.
Um guia para se dar bem com provas e questões de múltipla escolha.
Conhecida como prova objetiva, o modelo de questões de múltipla escolha é o mais comum e utilizado pela maioria das provas mais concorridas do Brasil como por exemplo: concursos públicos, vestibular, Enem, bancos, OAB, carreiras militares, residência médica e outros, mesmo que seja apenas em uma única ou primeira fase.
Porém, mesmo sendo o formato mais tradicional e aquele que quase todo mundo conhece, esse modelo de provas e questões múltipla escolha é também muito temido por alguns estudantes.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo, elaboramos esse texto pensando em ajudar você a se preparar e entender esse formato de prova. É normal o nervosismo que antecede provas e questões de múltipla escolha, no entanto, existem algumas orientações que podem maximizar o seu desempenho nas provas.
Continue a leitura e confira 7 dicas para fazer provas e questões de múltipla escolha
As dicas compartilhadas servirão para auxiliar o seu desenvolvimento, mas é importante lembrar que a melhor forma de obter sucesso numa prova, é se dedicar aos estudos com organização e antecedência. Estudar sempre será a dica número um!
Confira sugestões que potencializar sua performance na hora de fazer uma prova com questões de múltipla escolha:
1. Tenha calma
Uma das dicas mais importantes é: tenha calma. Faz parte ficar nervoso durante uma prova decisiva como a do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo.
O nervosismo tende a aumentar quando você não sabe responder alguma questão e pode te prejudicar na hora da prova.
Sendo assim, respire fundo, lembre-se do quanto você estudou e que você é totalmente capaz de obter um bom resultado, tome uma água e volte a se concentrar.
2. Conheça o tipo de prova e a banca
Se você irá fazer uma prova, principalmente se for o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), OAB ou, algum concurso público, busque pelas edições passadas, refaça provas anteriores e conheça bem a banca.
Ao refazer as provas passadas, você consegue se familiarizar com o modelo de prova, tipos de questões (algumas se repetem nas provas de forma remodelada), treinar seu tempo de resposta e conhecer quais são os critérios determinados pela banca. Se seguir esse caminho, sem dúvidas, poderá obter melhores resultados.
3. Antes de começar, verifique de forma geral a prova
Uma estratégia recomendada é: resistir ao impulso de sair respondendo as questões na mesma hora em que recebe a prova. Ao invés disso, tente começar dando aquela verificada geral na prova, leia atenciosamente todas as questões e alternativas.
Você pode se surpreender ao encontrar a resposta de uma pergunta no enunciado da outra. Além disso, ao começar “passeando pela prova”, certamente você irá recordar o que foi estudado e isso fará com que o seu cérebro se acalme, permitindo que você tenha mais foco e concentração para fazer a prova.
4. Se não sabe a resposta, se dê um tempo para pensar
Você já tentou fazer algo, não conseguiu, desistiu e, ao retomar a tarefa, teve sucesso? Pois então, isso é real e pode acontecer na hora de resolver questões da prova.
Se você não sabe a resposta de uma questão, experimente pular para a próxima e ao retornar à pergunta a resposta pode vir à sua mente.
A explicação para isso é que, mesmo seguindo adiante, nosso subconsciente segue trabalhando no problema inicial e quando você retorna a ele, ocorrem insights que facilitam o entendimento e podem trazer com eles a resposta correta, que estava lá no seu cérebro o tempo todo. Confie no que você sabe para te ajudar naquilo que você não sabe. Se dê tempo para pensar.
5. Utilize a técnica de eliminação de alternativas
Uma das dicas para fazer provas e questões de múltipla escolha é utilizar a técnica de eliminação de alternativas. Ao ir eliminando as alternativas que você tem certeza de que estão erradas, a probabilidade de você encontrar a alternativa certa aumenta.
Imagine que cada questão de uma prova tenha cinco opções, mas só uma é a correta. Isso quer dizer que, se você não sabe a resposta, a sua chance de acertar é de apenas 20%. Algo muito pequeno.
Se você eliminar uma alternativa, a probabilidade sobe para 25%. Tendo somente três opções as chances vão para 33%. E se você ficar só entre duas, quer dizer que você terá a probabilidade de 50% de marcar a opção correta.
Ao eliminar alternativas, você pode dobrar suas chances de acertar uma questão.
6- Preste atenção nas questões que tenham como resposta alternativas muito parecidas ou completamente opostas
Para confundir os candidatos, muitas bancas colocam de uma a três respostas bem parecidas em uma questão. A tendência é que uma delas esteja certa.
Já quando uma questão tem duas alternativas que são completamente opostas, é sinal de que uma das duas deve estar correta.
7- Estude para não precisar chutar
Como dissemos no texto: a melhor dica sempre será estudar!
Ao estudar, você consegue desenvolver habilidades socioemocionais e educacionais necessárias para ter um ótimo desempenho nos estudos e conseguir um bom resultado na prova que você escolher fazer.
Lembre-se do que Albert Einstein dizia: “Nunca considere o estudo como uma obrigação, mas como uma oportunidade de penetrar no belo e maravilhoso mundo do saber”.
Boa sorte nas provas e questões de múltipla escolha.
Compartilhe esse texto com quem precisa conhecer essas dicas.
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material