Inicio / Além da escola Além da escola 18 de novembro de 2020

Quais são as 6 principais técnicas de memorização para estudar?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


As técnicas de memorização podem ser as melhores aliadas de um estudante para o pré-vestibular ou Enem. O motivo é simples, a quantidade de matérias para estudar é grande, sendo assim, fica mais difícil manter todas as informações na cabeça. Além disso, a sensação de não conseguir absorver os conteúdos gera desânimo e frustração.

Por isso, alguns macetes para memorizar, por exemplo, regras de português, fórmulas de matemática, elementos químicos, entre outros podem ajudar. Essas técnicas contribuem para o entendimento da matéria e potencializam a produtividade do estudante.

Quer saber quais são as técnicas de memorização para os seus estudos? Então acompanhe a leitura a seguir.

1. Flashcards

O método dos flashcards consiste em escrever uma pergunta na frente e a resposta no verso do cartão. Depois, o estudante lê a questão e tenta se lembrar da solução. A metodologia pode ser usada com posts coloridos também, como nos amarelos escrever a pergunta e no rosa, a resposta. Na sequência, forme os pares corretos.

Esse modelo de estudo é bastante usado para aprender idiomas ou fórmulas de exatas. No entanto, é possível adaptá-lo para todas as disciplinas.

2. Mapas mentais

Entre as principais técnicas de memorização, os mapas mentais podem acessar áreas no cérebro pouco exploradas. Consequentemente, eles potencializam a facilidade de memorizar qualquer informação.

A ideia é elaborar um diagrama para representar os conceitos relacionados a uma palavra-chave. Nesse sentido, a visualização das informações e dos dados fica mais clara e fácil de entender. Inclusive, a técnica pode ser usada para elaborar uma resposta ou um resumo.

3. Simulados

Resolver as provas anteriores é um excelente exercício para o cérebro, pois todas as questões funcionam como uma ginástica mental, ainda mais se o tempo for cronometrado, como acontece no dia do exame.

A técnica funciona como um treino para ampliar a sua capacidade de buscar as informações quando necessário, mesmo sob pressão. O interessante é que, quanto mais você treinar, mais fácil será para resolver a prova. Mas busque simulados diferentes e identifique os temas que mais precisam da sua atenção.

4. Autoexplicação

A autoexplicação é excelente para quem está no início dos estudos ou quer mensurar a sua capacidade de elaborar raciocínio, respostas, argumentos e justificativas — itens importantes para as provas dissertativas e até para a redação.

Depois de determinado tempo de estudo, procure explicar para si mesmo ou até mesmo imagine uma sala de aula para expor todo o conteúdo abordado. Você pode até fazer perguntas e buscar as respostas. Inclusive, pedir para algum amigo elaborar os questionamentos.

5. Acrônimos

A técnica refere-se às siglas inventadas para memorizar e acessar informações rapidamente. Basta pegar a primeira letra ou sílaba de várias palavras para formar uma sigla ou expressão. No entanto, você precisa memorizar os termos criados.

6. Associações

As associações são parecidas com os acrônimos e com as ideias para exercitar a memória. Basta associar nomes, itens ou respostas, com algo comum ou absurdo. O mais importante é fazer sentido para você. Por exemplo, você precisa lembrar o nome de uma pessoa: Gabriel, então você pode associá-lo ao nome do anjo.

Por fim, as técnicas de memorização podem ajudar muito na produtividade dos seus estudos. No entanto, para elas terem realmente um efeito positivo na sua performance, mantenha uma rotina de estudos, elabore um cronograma e respeite os horários de descanso.

Quer saber mais sobre metodologias de estudo? Assine a newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!