Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 2 de fevereiro de 2021

Quais são as novas profissões do futuro? Confira

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 22 de janeiro de 2021.


Quem é atento às notícias e às atualizações sobre o mundo empresarial sabe que muitas mudanças estão ocorrendo, principalmente quando refletimos a respeito do início da segunda década dos anos 2000. Novas profissões do futuro estão aparecendo para abrir novas possibilidades e tornar nossas funções mais rápidas, práticas e, cada vez mais, certeiras. 

Parece ficção científica, mas as mudanças são muitas! A digitalização do trabalho, a automação das empresas, o mundo se tornando super conectado com a internet das coisas, a nuvem que registra e armazena inúmeras informações sobre nós e tudo ao nosso redor são transformações que impactam diretamente a nossa forma de lidar com o mundo e como as instâncias mundiais lidam conosco. 

Então, se você é o tipo de pessoa que desde cedo deseja começar a se preparar para as novidades, quer estar atualizado e buscar oportunidades modernas, não deixe de conferir este post! Veja aqui quais são as novas profissões do futuro que vão bombar! Boa leitura!

Como decidir qual profissão seguir?

Às vezes, somos impulsionados desde cedo a escolher uma profissão para seguirmos. Isso é algo extremamente importante. No entanto, dependendo da fase em que nos encontramos, é considerável saber filtrar essa pressão e ter atenção ao que pode ser importante para nós. 

Isso porque muitas pessoas vão trazer sugestões, indicar caminhos, e é significativo escutar o que a experiência delas tem a dizer. Todavia, não deixe de fazer pesquisas, assimilar seus gostos, seus talentos, procurar por profissões que possivelmente você se sentirá útil e motivado.

É normal, dependendo da fase em que você se encontra, ter uma maior dificuldade para definir qual profissão seguir. O importante mesmo é não se desesperar e: 

  • fazer uma lista com seus talentos;
  • registrar também quais são as suas habilidades; 
  • registrar na mesma lista quais são as habilidades que você precisa melhorar;
  • fazer pesquisas e selecionar algumas profissões que estão mais próximas de seu perfil;
  • enumerar quais faculdades podem lhe ajudar a atingir os seus objetivos;
  • escrever nessa mesma lista quais são suas perspectivas para os próximos dez anos e o que você precisa fazer para atingir esses objetivos. 

Esse registro, além de te ajudar a se conhecer melhor, também será um suporte para começar a filtrar as suas possibilidades de profissões. Mas, se você quer uma ajudinha e saber desde já quais são as profissões do futuro, basta seguir em frente na leitura!

Quais novas profissões do futuro vão bombar?

Se gosta de novidades e tecnologia, essas profissões são para você! Confira abaixo quais são as novas profissões do futuro!

Detetive de dados

Se há alguns anos os detetives precisavam sair de casa para fazer suas investigações, agora teremos os “Detetives de dados”, ou seja, aqueles profissionais que investigam os dados do Big Data, já que ao longo dos últimos anos a quantidade de dados gerados tem crescido muito.

Para exercer essa profissão, é preciso compreender sobre finanças, matemática e estudar sobre ciência de dados. A graduação em ciências da computação pode ser um suporte muito vantajoso para executar essa profissão com excelência.

Facilitador de TI

Se você, além de gostar de tecnologia, também é muito criativo, a profissão de facilitador de TI pode ser uma valiosa opção. Isso porque quem está nesse meio tem como objetivo principal estudar e analisar as tendências digitais e elaborar uma plataforma automatizada para que os usuários criem seus próprios ambientes colaborativos.

Para ser um facilitador de TI você pode fazer um superior em administração, ciências da computação, engenharia de produção, mecatrônica ou elétrica ou ter formação em TI. Além disso, algumas habilidades que envolvem comunicação, liderança e criatividade poderão ser exigidas por algumas empresas.

Técnico de saúde assistida por inteligência artificial

Agora, se o seu talento é ajudar pessoas na área da saúde, o técnico de saúde assistida por inteligência artificial pode ser o seu ramo! Já imaginou usar a tecnologia para promover diagnósticos, examinar, desenvolver tratamentos? Claro que tudo acompanhado pelo suporte de médicos. Essa é uma profissão que, além de ser muito importante no futuro, também auxiliará muitas pessoas.

Para exercê-la, dependerá muito do local onde se trabalhará, mas provavelmente será necessário formação superior em enfermagem e curso em alguma área de TI ou ciências da computação. Além disso, é preciso ter algumas habilidades interpessoais, como liderança, capacidade de lidar com momentos difíceis e de trabalhar alguns momentos sob pressão.

Gerente de equipe humanos-máquinas

Nome complexo, certo? Mas a execução é muito interessante, afinal, haverá um diálogo entre exatas e humanas. Nós sabemos que o trabalho atualmente é executado entre computadores e seres humanos, o gerente atuará justamente nessa intermediação. Um profissional dessa área desenvolverá um sistema de adaptação de interação para que seres humanos e máquinas tenham uma melhor comunicação.

A formação para esse ramo é muito fascinante: pode ser em neurociência com uma especialização na área de ciência da computação, engenharia e/ou recursos humanos. Se você ainda quer levar um diferencial para o seu currículo, o conhecimento em machine learning é uma boa pedida.

Gestor de Ecorrelações

Sabemos que a humanidade tende a se preocupar cada vez mais com os impactos ambientais promovidos pelo homem. Para isso, é preciso profissionais especializados. Então, se você é uma pessoa que gosta de tecnologia e natureza, por meio dessa profissão terá como conciliar essas duas áreas que há alguns anos seriam vistas como distantes.

Um gestor de ecorrelações terá a função de promover, estudar e analisar o controle socioambiental e a qualidade da vida que envolve esse ecossistema. Para atuar na área, é indicado formação em engenharia química, ambiental ou ensino superior em biologia. Se quiser oferecer um diferencial, uma especialização em TI será um ótimo investimento!

Como lidar com essas transformações nas profissões?

Muitas pessoas acreditam e têm receio de que a tecnologia ocupe o lugar dos seres humanos nas empresas, mas precisamos construir um olhar diferente sobre esse assunto. A tecnologia, na verdade, abre portas para novos conhecimentos, estudos, pesquisas e novas profissões.

As análises, as investigações e os aprimoramentos têm se tornado cada vez mais rápidos para atender às necessidades da humanidade. Estamos no caminho de tornar processos que demorariam anos para ficarem prontos em resoluções cada vez mais rápidas e certeiras. Assim, podemos salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Portanto, as novas profissões do futuro, além da motivação que trazem por serem altamente tecnológicas e investigativas, também são uma maneira de marcar sua presença e fazer a diferença nesse novo contexto da humanidade!

Pensar em seu futuro é se preparar para sua carreira! Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja aqui 4 dicas que lhe ajudarão a escolher qual carreira seguir!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!