Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.
O estudante que escolher uma carreira em medicina vai encontrar inúmeras oportunidades de atuação no mercado. Além de a profissão ser muito valorizada e bem remunerada, exige dos profissionais muitos anos de estudo e, inclusive, dedicação dentro e fora do consultório.
Antes mesmo de entrar na universidade, o candidato precisa se empenhar nos estudos e passar por várias maratonas de vestibular. Contudo, todo esse esforço não acaba quando a vaga está garantida, pois o curso de medicina é intenso e ainda há a residência médica para especialização.
Por isso, conheça neste post as possíveis áreas para seguir e se preparar com antecedência. Boa leitura!
Quais as carreiras em medicina?
A medicina exige vários especialistas para cada tipo de enfermidade, órgão e necessidades da saúde humana. A seguir, citamos algumas dessas especialidades.
Dermatologia
A carreira em medicina dermatológica é bastante ampla, pois esse profissional é o responsável por cuidar, prevenir e diagnosticar enfermidades relacionadas à pele, aos pelos, às unhas, aos cabelos, às glândulas e às mucosas. O médico pode atuar em um consultório clínico, fazer cirurgias, ou atuar em estética e laboratórios.
Geriatria
O geriatra é quem cuida da saúde do idoso. Ele pode ser o único a acompanhar o paciente, como pode encaminhar para outras especialidades e trabalhar junto com mais médicos para se aprofundar em mais exames sobre a saúde do idoso.
Infectologia
Essa área é especialista em estudar os tipos de infecção causados por bactérias, fungos, parasitas e vírus. O médico infectologista também trata, diagnostica e previne doenças desse tipo.
Medicina do exercício e do esporte
Essa área da medicina está em crescimento, o médico especialista trata e previne problemas relacionados a atividades físicas e esportes. Os seus pacientes podem ser atletas profissionais ou pessoas praticantes de algum exercício físico.
Oncologia
Essa área da medicina é especialista em cuidar de pacientes com qualquer tipo de câncer. O médico oncologista é indispensável e pode atuar em questões como: prevenção, diagnóstico, tratamento, descobertas de medicamentos, protocolos para melhorar a qualidade de vida do paciente, entre outras.
Oftalmologia
O médico oftalmologista é quem cuida da saúde dos olhos. Ele previne, diagnostica e trata inúmeros distúrbios oculares, como miopia, astigmatismo, catarata, hipertensão ocular, descolamento de retina, entre outros.
Urgência e emergência
O médico especialista em urgência e emergência, geralmente, atua em unidades pré-hospitalares e pronto atendimento. São eles quem cuidam dos pacientes em situações de traumatismos e acidentes nos quais a pessoa precisa ser estabilizada rapidamente, pois corre riscos mais graves e, às vezes, até de perder a vida.
Como se especializar?
O médico pode se especializar na área escolhida por meio da residência ou da pós-graduação. Contudo, ele só pode se declarar como especialista após ser aprovado em uma prova específica para comprovar o vínculo.
Além disso, dependendo da especialidade escolhida, ele precisa fazer mais de uma pós-graduação ou residência. Por exemplo, para ser neuropediatra, é necessário cursar a especialidade de neurologia e depois de pediatria.
Por fim, a carreira em medicina é bastante promissora e igualmente importante em todas as áreas da saúde. Porém, o médico deve buscar uma especialidade em que tenha afinidade e habilidade. Além disso, buscar uma boa formação é imprescindível para garantir conhecimento de qualidade. Desse modo, você terá uma carreira como médico bem-sucedida.
Agora aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais conteúdos sobre carreira.
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material