Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 4 de novembro de 2020

Quais são as principais áreas de uma carreira em medicina? Confira aqui

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


O estudante que escolher uma carreira em medicina vai encontrar inúmeras oportunidades de atuação no mercado. Além de a profissão ser muito valorizada e bem remunerada, exige dos profissionais muitos anos de estudo e, inclusive, dedicação dentro e fora do consultório.

Antes mesmo de entrar na universidade, o candidato precisa se empenhar nos estudos e passar por várias maratonas de vestibular. Contudo, todo esse esforço não acaba quando a vaga está garantida, pois o curso de medicina é intenso e ainda há a residência médica para especialização.

Por isso, conheça neste post as possíveis áreas para seguir e se preparar com antecedência. Boa leitura!

Quais as carreiras em medicina?

A medicina exige vários especialistas para cada tipo de enfermidade, órgão e necessidades da saúde humana. A seguir, citamos algumas dessas especialidades.

Dermatologia

A carreira em medicina dermatológica é bastante ampla, pois esse profissional é o responsável por cuidar, prevenir e diagnosticar enfermidades relacionadas à pele, aos pelos, às unhas, aos cabelos, às glândulas e às mucosas. O médico pode atuar em um consultório clínico, fazer cirurgias, ou atuar em estética e laboratórios.

Geriatria

O geriatra é quem cuida da saúde do idoso. Ele pode ser o único a acompanhar o paciente, como pode encaminhar para outras especialidades e trabalhar junto com mais médicos para se aprofundar em mais exames sobre a saúde do idoso.

Infectologia

Essa área é especialista em estudar os tipos de infecção causados por bactérias, fungos, parasitas e vírus. O médico infectologista também trata, diagnostica e previne doenças desse tipo.

Medicina do exercício e do esporte

Essa área da medicina está em crescimento, o médico especialista trata e previne problemas relacionados a atividades físicas e esportes. Os seus pacientes podem ser atletas profissionais ou pessoas praticantes de algum exercício físico.

Oncologia

Essa área da medicina é especialista em cuidar de pacientes com qualquer tipo de câncer. O médico oncologista é indispensável e pode atuar em questões como: prevenção, diagnóstico, tratamento, descobertas de medicamentos, protocolos para melhorar a qualidade de vida do paciente, entre outras.

Oftalmologia

O médico oftalmologista é quem cuida da saúde dos olhos. Ele previne, diagnostica e trata inúmeros distúrbios oculares, como miopia, astigmatismo, catarata, hipertensão ocular, descolamento de retina, entre outros.

Urgência e emergência

O médico especialista em urgência e emergência, geralmente, atua em unidades pré-hospitalares e pronto atendimento. São eles quem cuidam dos pacientes em situações de traumatismos e acidentes nos quais a pessoa precisa ser estabilizada rapidamente, pois corre riscos mais graves e, às vezes, até de perder a vida.

Como se especializar?

O médico pode se especializar na área escolhida por meio da residência ou da pós-graduação. Contudo, ele só pode se declarar como especialista após ser aprovado em uma prova específica para comprovar o vínculo.

Além disso, dependendo da especialidade escolhida, ele precisa fazer mais de uma pós-graduação ou residência. Por exemplo, para ser neuropediatra, é necessário cursar a especialidade de neurologia e depois de pediatria.

Por fim, a carreira em medicina é bastante promissora e igualmente importante em todas as áreas da saúde. Porém, o médico deve buscar uma especialidade em que tenha afinidade e habilidade. Além disso, buscar uma boa formação é imprescindível para garantir conhecimento de qualidade. Desse modo, você terá uma carreira como médico bem-sucedida.

Agora aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais conteúdos sobre carreira.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!