Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 21 de outubro de 2020

Quais são os temas de redação que já caíram no Enem?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


Você sabia que estudar temas de redação que já caíram no Enem é uma maneira de compreender melhor como essa prova aborda certas questões sociais e quais são as peculiaridades que os candidatos devem ter mais atenção no momento da revisão textual? Pois essa é uma boa prática de estudo para o ENEM.

Quando estudamos os temas já passados, percebemos qual a linha social que a prova segue, por exemplo: aspectos positivos da sociedade, problematizações culturais, temas filosóficos ou reflexivos, entre outras possibilidades.

Além disso, também somos capazes de perceber e estudar o que cada palavra significa no tema e o que os avaliadores esperam dos participantes. 

E então? Vamos começar a compreender melhor os temas de redação que já caíram no Enem desde já e tirar a nota máxima na redação? Acompanhe este conteúdo que trouxemos para você!

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” (2019)

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi um tema que, inicialmente, assustou alguns participantes, mas depois de lerem todos os textos de apoio, várias possibilidades de argumentação surgiram.

Em uma temática que encontramos a palavra “democratização”, podemos compreender que estamos no caminho para a solução do problema, mas o objetivo ainda não foi alcançado. Analisando a partir dessa temática, percebemos que a acessibilidade aos filmes está crescendo, no entanto, ainda temos várias questões para pensar sobre o assunto. 

O candidato poderia ter redigido sobre:

  • a acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência;
  • o preço das bilheterias;
  • o posicionamento central dos cinemas;
  • a falta de projetos públicos que divulgam os filmes;
  • a competitividade que o serviço de streaming traz para a área cinematográfica.

As ideias poderiam ter sido muitas, mas o importante mesmo é falar sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil, ou seja, como fazer com que todos tenham acesso ao cinema independentemente da situação financeira, de sua condição ou do local onde vive.

“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” (2018)

“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” foi um tema muito atual e, em 2018, muitos alunos já estavam treinando redações com temáticas que se relacionassem com a tecnologia. 

No entanto, para ter um bom resultado nessa redação era necessário ter muita atenção ao direcionamento dos textos de apoio. Muitos candidatos, por tangenciarem o tema e dissertarem sobre fake news, por exemplo, perderam uma pontuação importante nessa prova.

O tema de 2018 pedia um pouco mais de profundidade. O candidato deveria analisar como a rede social coleta dados de seus usuários e, por meio deles, direciona campanhas, propagandas ou perfis que determinam o que será visto ou não pela pessoa. 

A partir disso, é possível questionar “entre o que o usuário deseja e o que é melhor para ele, entre a transparência e o lado comercial”, assim como afirma o texto de apoio IV da mesma prova.

“Desafios para a formação dos surdos no Brasil” (2017)

Em 2017, “Desafios para a formação dos surdos no Brasil” foi um tema que deixou alguns participantes preocupados. Muitos já haviam estudado sobre acessibilidade, no entanto, esse assunto era muito específico e delimitado: surdos.

Sem dúvida, essa foi uma proposição importante para o Brasil repensar aspectos educativos que não são muito questionados pela mídia. No entanto, muitos alunos no momento da escrita, seja por ansiedade ou falta de atenção, acabaram escrevendo sobre deficiências em geral e esqueceram de especificar a formação dos surdos no Brasil. 

Então, durante a sua escrita, tenha atenção ao recorte que o tema traz. Geralmente, sempre temos palavras-chaves que devem aparecer no texto. Nesse caso foram: desafios, formação e surdos.

“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (2016)

Em 2016, o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” foi, dentro do possível, descomplicado. Vários participantes reconheceram que há intolerância religiosa no Brasil e que é realmente algo a ser combatido. 

Porém, nem todos tiveram atenção às palavras-chaves do tema, acabaram enveredando por discussões filosóficas e religiosas e esqueceram de escrever sobre os caminhos que podem ser tomados para solucionar essa situação. 

Por isso, lembre-se: tenha atenção a todas as palavras do tema e faça exatamente como se pede. No ano de 2016, tudo foi muito especificado no enunciado. O participante poderia: 

  • 1° parágrafo: introduzir o assunto afirmando que há intolerância religiosa no Brasil e ela deve ser combatida;
  • 2° parágrafo: introduzir o primeiro caminho para combater a intolerância religiosa no Brasil – não esquecer de trazer elementos socioculturais para comprovar e dar credibilidade à argumentação;
  • 3° parágrafo: trazer outra proposta para combater a intolerância religiosa no Brasil ou desenvolver mais especificamente a anterior;
  • 4° parágrafo ou conclusão: elaborar uma proposta de intervenção completa.

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” (2015)

O tema de 2015, além de ser discutido até hoje, representou a luta de muitas mulheres brasileiras. Nesse contexto, o participante teria uma gama de conteúdo sociocultural para citar. Afinal, são várias as mulheres que falam sobre esse tema, principalmente as estudiosas do feminismo; e são muitos os dados e as notícias sobre o assunto. 

A palavra importante desse tema é “persistência”, isto é, aquilo que não termina, que mesmo após grandes lutas continua sendo um problema social. Dentro desse aspecto, o candidato poderia abordar dados históricos ou movimentos feministas importantes que visam à libertação da mulher do sistema patriarcal que a deixa submissa a situações de vulnerabilidade.

Todos esses temas trazem palavras-chaves importantes e direcionamentos que não podem ser esquecidos. Eles determinarão se o aluno apresentará um texto completo e que esteja de acordo com a expectativa do Enem.

Entretanto, é importante destacar: todos os temas são discussões atuais e problemáticas que devem ser enfrentadas e pensadas pela sociedade como um todo. Por isso, é muito significativo elaborar um cronograma de estudos e acrescentar os seguintes assuntos:

  • os direitos e deveres do cidadão;
  • a Constituição de 1988;
  • a realidade brasileira em relação às suas intolerâncias e conferir dados sobre o assunto;
  • os artigos de opinião de jornais atuais para compreender diferentes visões sobre o mesmo tópico.

Aqueles alunos que desejam se dar bem no Enem e conseguir, por meio do SiSU, uma vaga nas universidades, devem organizar uma rotina de estudos e praticar temas de redação que já caíram no Enem, além de temas novos e praticar com frequência a produção de redação. A sua nota nessa área, com certeza, terá um grande peso na média final da prova.

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