Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 29 de agosto de 2020

Qual a importância do teste vocacional na escolha da profissão? Entenda aqui!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Provavelmente, você já ouviu falar sobre o teste vocacional na escolha da profissão, certo? Mas, você conhece detalhes sobre esse teste? Sabe como ele poderia ajudar você a conhecer seus próprios talentos e a escolher qual é a melhor carreira para o futuro?

É por isso que trouxemos este conteúdo! Aqui, você terá acesso às principais informações sobre o teste vocacional. Esperamos que, ao final da leitura, você esteja pronto para conhecer melhor sua personalidade e suas capacidades. Vamos começar?

O que é o teste vocacional?

A palavra vocação tem sentido de “tendência” ou “propensão a algo”. Dessa maneira, o teste vocacional tem como objetivo investigar a personalidade de alguém e relacioná-la a uma área profissional ou de estudo.

Essa é uma ferramenta capaz de ajudar você a tomar determinadas decisões sobre o seu futuro. Além disso, é por meio dela que você poderá se conhecer melhor, perceber seus próprios talentos, habilidades e competências, sejam aquelas que você já tem ou aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.

Como funciona o teste vocacional?

Apenas psicólogos com registro no Conselho Nacional de Psicologia podem aplicar testes vocacionais. Assim, é possível garantir que a sessão será segura e privada. Além disso, é fundamental buscar por profissionais sérios e responsáveis — e que não tragam uma única resposta definitiva para o seu teste. 

As sessões terão foco na estrutura da pessoa, com o objetivo de investigar quais são suas tendências, o seu histórico, perfil, maturidade, anseios e propósitos. A partir dessa análise, o profissional trará um “diagnóstico vocacional”.

Existem também alguns testes vocacionais que podem ser feitos on-line. Geralmente, quando realizados em plataformas sérias e confiáveis, eles são embasados em teorias, como a inteligência múltipla. Esses resultados podem apresentar uma margem de erro, por isso, mesmo que você realize um teste online, não se feche para outras opções.

Qual o papel desse teste? 

O teste vocacional tem muitas vantagens e, quanto antes você realizá-lo, melhor serão as chances de você trilhar um caminho profissional mais seguro e que realmente trará mais satisfação. A seguir, conheça outros benefícios do teste vocacional.

Auxilia na escolha da profissão

Quando estamos em busca de um rumo em nossa vida, é comum sentirmos uma enorme pressão psicológica. As pessoas ao nosso redor querem resultados e nós ainda estamos nos questionando dia após dia sobre o futuro.

Escolher uma profissão ou uma universidade nem sempre é fácil, mas, ao realizar o teste, você terá um relatório que vai ajudar você a tomar decisões e a compreender melhor quais são suas habilidades e vulnerabilidades.

Reduz suas ansiedades

A ansiedade é um problema que muitos jovens lidam, e é mais comum do que pensamos. Quando nos conhecemos, reconhecemos também nossos talentos e lidamos bem com nossos limites. Com isso, sabemos quando aceitar propostas ou quando negá-las, reduzindo grande parte da nossa ansiedade. É nesse contexto que o teste vocacional vai atuar, pois ele aumentará bastante o autoconhecimento.

Amplia possibilidades

Ao se dedicar para o teste vocacional, você também estará se abrindo para novas possibilidades e para conhecer outras profissões. Às vezes, por sempre convivermos com os mesmos grupos, acabamos nos prendendo a estigmas já prontos. No entanto, quando iniciamos um projeto de pesquisa e de conhecimento, conhecemos possibilidades que antes não éramos capazes de projetar.

As vantagens do teste vocacional são muitas. Além do que foi listado, você terá mais segurança, trabalhará sua inteligência emocional e reduzirá os seus conflitos internos.

A boa notícia é que o teste vocacional na escolha da profissão pode ser feito em qualquer etapa da sua vida, mesmo que você seja um profissional estabelecido e não se sinta satisfeito com a profissão que exerce.

Notou como o teste vocacional é uma boa alternativa? Agora, o que acha de compartilhar o post nas suas redes sociais e conversar com os amigos sobre o assunto?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!