Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 10 de novembro de 2020

Qual carreira seguir? Confira nossas 4 dicas para escolher uma profissão

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


A dúvida sobre qual carreira seguir geralmente acompanha a maioria dos jovens no final do ensino médio. Além disso, o estudante ainda precisa lidar com a pressão da família (em alguns casos), com os questionamentos dos amigos e com as incertezas, as confusões e as inseguranças relacionadas ao futuro

Contudo, é importante lembrar o quanto todos esses sentimentos são normais nessa fase da vida. Buscar o apoio de pessoas experientes e considerar alguns fatores podem ajudar na escolha da profissão, bem como garantir uma decisão honesta com os seus sentimentos. 

Pensando nisso, preparamos este texto para esclarecer as suas dúvidas sobre qual carreira seguir. Acompanhe!

 1. Ter autoconhecimento

É absolutamente normal e importante conversar com os pais e os amigos sobre a carreira, e até debater os seus gostos para exercitar a reflexão. No entanto, tenha cuidado para não se guiar pelos sonhos das pessoas próximas ou pelo que elas esperam.

Tenha autoconhecimento para tomar a sua própria decisão. Leve em conta as suas habilidades, capacidades, interesses, prazeres e visão de futuro para entender com clareza as suas características e o seu perfil.

 2. Participar de orientações profissionais

As orientações profissionais têm o conceito de estudar as particularidades da pessoa, a fim de auxiliar em uma decisão, como qual carreira seguir. O estudante terá mecanismos que o colocam em contato com os seus gostos, aptidões e vocações. No fim, ele terá capacidade de escolher uma área ou um curso com base em sua identidade. 

 3. Visitar universidades

Fazer visitas nas universidades é uma prática comum e interessante. O estudante pode ir sozinho ou reunir alguns amigos por conta e agendar uma visita em uma faculdade com o coordenador. Inclusive, algumas escolas fazem excursão com os alunos nesse sentido.

 Independentemente de como seja, o importante é aproveitar o momento para conversar com os alunos novatos, veteranos e com os professores, pois geralmente, além de docentes, eles atuam na área no dia a dia. O diálogo permite ter vários pontos de vista diferentes.

Lembre-se de visitar os laboratórios ou tentar colocar a “mão na massa” para sentir como funciona a carreira.

 4. Buscar ajuda profissional

Caso você já tenha feito inúmeras pesquisas de cursos e universidades, tenha conversado com muitos profissionais e ouvido opiniões diferentes, tenha feito testes vocacionais na internet, mas continua em dúvida, não se desespere. Ainda existe a opção de buscar ajuda de um profissional.

Você pode contar com um psicólogo ou orientador de carreira para fazer um estudo mais detalhado e entender o seu perfil. Por meio de técnicas confiáveis, entrevistas e testes é possível compreender as capacidades, habilidades e afinidades de uma pessoa.

Por fim, não tenha medo de buscar auxílio profissional. Inclusive, algumas escolas dão esse apoio ao aluno para resolver a questão de qual carreira seguir ao disponibilizar um psicólogo na instituição. A ajuda é muito importante e pode garantir uma escolha bastante certeira, consequentemente, você terá sucesso profissional.

Este post foi interessante para você? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!