Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 25 de novembro de 2020

Qual é o melhor horário para estudar? Conheça o seu!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 19 de novembro de 2020.


Não existe uma regra universal para definir o melhor horário para estudar. Afinal, cada pessoa tem um metabolismo e um ciclo circadiano que influenciam o rendimento e a facilidade de memorização e que são importantes para quem precisa estudar um grande volume de conteúdo.

O metabolismo é responsável pela liberação de energia no corpo, já o ciclo circadiano funciona como um relógio para regular o organismo, influenciado pela luz solar e pela fase do sono. É ele quem deixa a pessoa disposta ou não. Por isso, é indispensável se conhecer para garantir um rendimento de estudo mais eficaz.

Ao longo desta leitura, você vai entender a importância de conhecer o melhor horário para estudar e como identificar qual é o ideal para você. Acompanhe!

Por que é importante ter um horário para os estudos?

É comum alguns alunos reclamarem de estudar muito, mas não aprenderem o que precisam. Isso pode ser o resultado de estudar em horários errados ou desfavorecidos pelo relógio biológico da pessoa. Nesse sentido, se o candidato estudar enquanto está cansado, ele não terá aproveitamento.

Por exemplo, pessoas matutinas dormem e acordam cedo. Além disso, elas têm melhor rendimento de estudo ou trabalho geralmente na parte da manhã. Logo, se for estudar à noite, isso pode comprometer o seu entendimento. Há também as pessoas vespertinas, que dormem mais tarde, acordam por volta das 10 horas e têm o pico de produtividade durante a tarde ou noite. 

Por isso, ter um horário para os estudos contribui para melhorar os esforços do aluno. Entretanto, podem acontecer casos em que para a pessoa o horário é indiferente, pois ela consegue produzir conforme a sua rotina.

Como identificar o melhor horário para estudar?

Alguns estudantes têm a flexibilidade de estudar no horário em que o seu organismo favorece. Já outros precisam conciliar escola ou trabalho com os estudos em casa, o que pode não estar de acordo com o seu pico de produtividade.

Porém, isso não é um problema, pois vamos apresentar a seguir como identificar o melhor horário para você estudar.

Avalie a sua rotina

De modo geral, você precisa avaliar a própria rotina, geralmente isso já responde se você é uma pessoa matutina ou vespertina. Contudo, se ainda sobrarem dúvidas, você pode responder testes na internet com essa finalidade para identificar o seu perfil.

Além disso, se você estuda ou trabalha de manhã, e então acorda cedo devido ao compromisso, observe como se sente nos primeiros horários do dia, como estão sua disposição, o seu raciocínio e seu humor. O que vale é o comportamento na maioria dos dias, pois pode acontecer de, às vezes, se sentir mais cansado na parte da manhã.

Faça testes de horários

Essa opção pode ser um pouco mais demorada, mas vale testar os horários. Faça um cronograma de estudos para seguir fielmente por 15 dias durante a manhã, depois no período da tarde e da noite. Nesses dias, faça um diário da sua rotina para anotar tudo o que julgar interessante, como o seu desempenho e seus sentimentos.

Analise a sua adaptação

Por último, mas não menos importante, faça uma análise das suas adaptações. É claro, o começo de cada fase será mais difícil mesmo, por isso, tenha paciência. Se depois de um longo período não ver melhora, mude o quanto antes. Também leve em conta as situações passageiras, como cansaço ou estresse, que interferem, mas não duram por muito tempo.

Não há segredos quanto a definir o melhor horário para estudar, basta você se conhecer e adaptar o seu cronograma de estudos conforme a rotina. Ao fazer isso, com certeza você vai aumentar os seus níveis de produtividade e garantir as melhores pontuações nas provas.

Se você gostou deste texto, compartilhe-o nas redes sociais!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!