
Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.
Ainda na fase de decisão do curso universitário, um estudante de engenharia já deve saber o quanto a profissão é concorrida. Além de muitos profissionais se formando todos os anos, o mercado é exigente quanto ao currículo.
No entanto, o curso e a carreira ainda mantém suas vantagens, como a possibilidade de salários altos, as oportunidades fora do país, as chances de chegar a cargos de diretoria e, inclusive, de empreender.
A rotina do aluno que pretende usufruir de todos esses benefícios precisa ser diferenciada para criar um currículo atrativo para uma boa empresa. Se este é o seu objetivo, continue a leitura e veja o que fazer para ser um profissional qualificado.
Quais as principais habilidades de um estudante de engenharia?
O estudante de engenharia, antes mesmo de prestar o vestibular, precisa ter algumas habilidades para garantir o sucesso na faculdade e, futuramente, na carreira. No entanto, algumas aptidões podem ser desenvolvidas durante a graduação. Veja, a seguir, quais são as capacitações essenciais para esse tipo de profissional.
Ter familiaridade com exatas
A facilidade com ciências exatas é quase que uma obrigação para o estudante de engenharia. Afinal, seja qual for a especialidade da engenharia (civil, produção, mecânica, computação, alimentos, florestal…), será necessário usar muita matemática, química e física nos primeiros semestres da faculdade.
Se você apresentar algum bloqueio com essas disciplinas, é melhor buscar ajuda, estudar mais ou, se for o caso, procurar outra profissão que exija menos essas matérias na grade acadêmica.
Dominar mais de um idioma
Se engana quem pensa não ser necessário o domínio de outros idiomas pelos engenheiros. Esse profissional, mesmo na faculdade, pode ter acesso a manuais, catálogos e cursos que envolvem tecnologias internacionais. Inclusive, muitas empresas que estão no Brasil são multinacionais.
Por isso, o inglês é indispensável. Se você não tem o domínio da língua, aproveite a graduação para ficar fluente no idioma. Além disso, o alemão e o espanhol também são muito usadas pelos profissionais.
Ter interesse em buscar por atividades extracurriculares
Como o mercado é bastante concorrido, é interessante usar os longos anos de faculdade para fazer atividades extracurriculares. É uma maneira de buscar mais experiências, testar teorias e, claro, aprimorar o seu conhecimento e as suas habilidades.
As tarefas podem entrar no seu currículo e podem funcionar como critério de desempate e despertar mais interesse dos recrutadores em processos seletivos.
Gostar de estudar muito
Como a engenharia é uma área que está sempre em atualização, existem muitos congressos, feiras e cursos, por exemplo. Por isso, o profissional não pode parar no tempo e precisa focar nos estudos ao longo da vida para se destacar e se manter qualificado.
Além disso, é importante ter boa comunicação e saber negociar. Como essas técnicas são pouco exploradas na faculdade, pense em investir em uma pós-graduação com esse foco, caso queira empreender ou ocupar um cargo superior.
Quais os hábitos a desenvolver durante a faculdade?
No seu perfil profissional, alguns hábitos precisam ser desenvolvidos ou até aperfeiçoados para seguir bem na carreira, como:
- organização de estudos e tempo;
- boa comunicação oral e escrita;
- treinar a negociação e criatividade;
- ter capacidade em resolver problemas;
- ter facilidade com cálculos e lógica;
- fazer um planejamento de carreira.
Por fim, saiba que muitos estudantes terminam a faculdade já empregados, por terem buscado o seu diferencial enquanto universitários.
Sendo assim, não espere encontrar um estágio ou terminar a faculdade para começar as atividades complementares da sua profissão. Se você quer ser um estudante de engenharia exemplar, pense que a sua carreira já começa na universidade.
Se você gostou deste conteúdo e acredita ser interessante para outros alunos, aproveite para compartilhar em suas redes sociais!
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material