Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 28 de agosto de 2020

Saiba como é a rotina de um estudante de engenharia

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Ainda na fase de decisão do curso universitário, um estudante de engenharia já deve saber o quanto a profissão é concorrida. Além de muitos profissionais se formando todos os anos, o mercado é exigente quanto ao currículo.

No entanto, o curso e a carreira ainda mantém suas vantagens, como a possibilidade de salários altos, as oportunidades fora do país, as chances de chegar a cargos de diretoria e, inclusive, de empreender.

A rotina do aluno que pretende usufruir de todos esses benefícios precisa ser diferenciada para criar um currículo atrativo para uma boa empresa. Se este é o seu objetivo, continue a leitura e veja o que fazer para ser um profissional qualificado.

Quais as principais habilidades de um estudante de engenharia?

O estudante de engenharia, antes mesmo de prestar o vestibular, precisa ter algumas habilidades para garantir o sucesso na faculdade e, futuramente, na carreira. No entanto, algumas aptidões podem ser desenvolvidas durante a graduação. Veja, a seguir, quais são as capacitações essenciais para esse tipo de profissional.

Ter familiaridade com exatas

A facilidade com ciências exatas é quase que uma obrigação para o estudante de engenharia. Afinal, seja qual for a especialidade da engenharia (civil, produção, mecânica, computação, alimentos, florestal…), será necessário usar muita matemática, química e física nos primeiros semestres da faculdade.

Se você apresentar algum bloqueio com essas disciplinas, é melhor buscar ajuda, estudar mais ou, se for o caso, procurar outra profissão que exija menos essas matérias na grade acadêmica.

Dominar mais de um idioma

Se engana quem pensa não ser necessário o domínio de outros idiomas pelos engenheiros. Esse profissional, mesmo na faculdade, pode ter acesso a manuais, catálogos e cursos que envolvem tecnologias internacionais. Inclusive, muitas empresas que estão no Brasil são multinacionais.

Por isso, o inglês é indispensável. Se você não tem o domínio da língua, aproveite a graduação para ficar fluente no idioma. Além disso, o alemão e o espanhol também são muito usadas pelos profissionais.

Ter interesse em buscar por atividades extracurriculares

Como o mercado é bastante concorrido, é interessante usar os longos anos de faculdade para fazer atividades extracurriculares. É uma maneira de buscar mais experiências, testar teorias e, claro, aprimorar o seu conhecimento e as suas habilidades.

As tarefas podem entrar no seu currículo e podem funcionar como critério de desempate e despertar mais interesse dos recrutadores em processos seletivos.

Gostar de estudar muito

Como a engenharia é uma área que está sempre em atualização, existem muitos congressos, feiras e cursos, por exemplo. Por isso, o profissional não pode parar no tempo e precisa focar nos estudos ao longo da vida para se destacar e se manter qualificado.

Além disso, é importante ter boa comunicação e saber negociar. Como essas técnicas são pouco exploradas na faculdade, pense em investir em uma pós-graduação com esse foco, caso queira empreender ou ocupar um cargo superior.

Quais os hábitos a desenvolver durante a faculdade?

No seu perfil profissional, alguns hábitos precisam ser desenvolvidos ou até aperfeiçoados para seguir bem na carreira, como:

  • organização de estudos e tempo;
  • boa comunicação oral e escrita;
  • treinar a negociação e criatividade;
  • ter capacidade em resolver problemas;
  • ter facilidade com cálculos e lógica;
  • fazer um planejamento de carreira.

Por fim, saiba que muitos estudantes terminam a faculdade já empregados, por terem buscado o seu diferencial enquanto universitários. 

Sendo assim, não espere encontrar um estágio ou terminar a faculdade para começar as atividades complementares da sua profissão. Se você quer ser um estudante de engenharia exemplar, pense que a sua carreira já começa na universidade.

Se você gostou deste conteúdo e acredita ser interessante para outros alunos, aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!