Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 23 de dezembro de 2020

Saiba como escolher uma escola ideal para se preparar para o vestibular

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 22 de dezembro de 2020.


Na fase de pré-vestibular ou Enem, os pais e até os adolescentes têm dúvidas de como escolher uma escola que ofereça uma educação de qualidade. Nesse momento, é interessante analisar fatores como infraestrutura, acompanhamento de tecnologia, qualificação do grupo pedagógico e entre outros.

A instituição tem um papel fundamental no desenvolvimento do aluno em qualquer ano escolar. Porém, no ensino médio ela pode contribuir muito durante a preparação para o vestibular ou Enem. Algumas escolas criam projetos pedagógicos diferenciados para intensificar os estudos. Como resultado, os estudantes interessados conseguem as melhores notas nos exames.

Pensando nisso, preparamos este post para você acompanhar os itens para levar em conta ao escolher uma escola ideal com foco no vestibular e no Enem. Acompanhe a leitura!

Qualificação dos professores

Como escolher uma escola sem pensar nos professores? É praticamente impossível fazer uma seleção assertiva das instituições sem antes conversar com algumas pessoas do grupo escolar, como o diretor, coordenador e professores. Por isso, um dos primeiros passos é conhecer sobre a qualificação das pessoas envolvidas.

Os professores são essenciais na preparação do estudante para o vestibular, mesmo que seja um ensino médio comum. As aulas podem ser voltadas com o intuito de uma aprovação nos principais exames das universidades e Enem.

Os conteúdos abordados em sala, a inclusão dos simulados semanais, o apoio e até dicas de alguns macetes podem ser inseridos no dia a dia da escola. Esses preparos diários fazem toda a diferença para o estudante sentir mais confiança quando chegar nas provas oficiais.

Estrutura física

Pode não parecer, mas esse item é muito importante para o garantir uma boa educação, principalmente quando falamos de preparação pré-vestibular. Às vezes, os jovens pensam no status que determinada escola tem. Contudo, a avaliação sobre a estrutura física de uma instituição deve ir além do que ela oferece como “modismo”.

Se a intenção é se preparar para o vestibular, a escola deve ter ambientes que acolham o aluno para o estudo. Afinal, o volume de material para estudar é grande, e pode acontecer de o estudante passar mais horas do que o normal dentro da escola.

Nesse sentido, considere se a escola oferece ambientes silenciosos para estudar individualmente ou em grupos, se tem livros e internet de qualidade para pesquisas, se tem locais para relaxar entre uma hora ou outra, se tem refeitório e outros itens para facilitar a vida do aluno, evitando distrações.

Estrutura pedagógica

As instituições de ensino que oferecem uma estrutura pedagógica com foco em vestibular ou Enem, geralmente, têm estratégias diferenciadas. Elas utilizam de metodologias mais modernas de ensino, trazem planos para a ação, colocam metas para atingir e ultrapassam os limites da sala de aula para incentivar o estudo dos alunos.

Se os pais e os adolescentes conversarem com um coordenador de uma escola com essa visão, facilmente vão notar o interesse da organização em preparar o jovem para os exames. Afinal, ela desempenha um papel importante na educação, pois trabalha com os estudantes desde o primeiro ano do ensino médio para alcançar bons resultados.

Nesse sentido, todos os lados ganham, já que os pais ficam satisfeitos com os investimentos, o adolescente se sente mais preparado para o vestibular ou Enem, e a escola ganha visibilidade pela eficiência.

Custo-benefício

Avaliar o valor da mensalidade também é imprescindível, afinal não adianta apertar o orçamento da casa por causa da escola. Há muitas instituições com valores razoáveis, mas que oferecem serviços excelentes, às vezes tão bons quanto uma escola com mensalidade mais elevada.

Por isso, considere tudo o que a organização tem para oferecer, compare a qualificação dos professores e analise os objetivos, como pais ou estudantes, para decidir qual escola oferece o melhor custo-benefício para você.

Localização

A proximidade de casa com a escola não deve ser ignorada pelo simples fato de facilitar a vida do estudante. Isso evita atrasos para as aulas, dá mais liberdade se o aluno quiser ir para casa almoçar e voltar para estudar à tarde na escola, por exemplo. Sem contar que diminui o cansaço de enfrentar trajetos longos, otimizando o tempo para estudar mais em casa.

Tecnologia

Não podemos negar o quanto a tecnologia faz parte da nossa rotina diariamente. Por isso, nas escolas, ela pode ser uma grande aliada para o ensino. Nesse sentido, avalie como a instituição escolar trabalha com a tecnologia e como é aplicada nas aulas. É claro, tudo deve estar dentro dos objetivos de preparação para o vestibular.

Além disso, o acesso à tecnologia permite ampliar os conhecimentos, assim como facilitar o entendimento para resolver questões lógicas, o que é muito cobrado nos exames do Enem, por exemplo. Por isso, algumas escolas oferecem cursos ou atividades extracurriculares voltadas para as áreas de tecnologia.

Foco no vestibular e Enem

Geralmente, quando chega o último ano do ensino médio, as escolas com foco no vestibular e no Enem intensificam ainda mais o treinamento para os exames. Durante as aulas, são aplicados os simulados das provas anteriores das principais universidades e do Enem. Esse método é excelente para preparar o aluno, e conta como se fosse um cursinho pré-vestibular.

Essa situação aumenta a confiança do estudante, pois cria uma familiaridade do aluno com as provas. Algumas escolas também podem agendar os simulados aos sábados, como se fosse um vestibular de verdade.

Por fim, mas não menos importante, é essencial os pais e o adolescente conversarem sobre a seleção da escola para o ensino médio, expondo os seus objetivos de forma clara, para assim entrarem em um acordo do melhor caminho. Afinal, nessa fase da vida a organização educacional tem muita relevância na formação do jovem.

Entretanto, ainda que todos os passos de como escolher uma escola sejam seguidos, é interessante a família fazer visitas nas instituições escolares antes da matrícula, bem como considerar os diferenciais de cada uma. Sobretudo buscar recomendações de outros pais ou alunos para compartilhar a experiências e se certificar da melhor escolha.

Se você achou esta leitura sobre como escolher uma escola interessante, aproveite para compartilhar nas redes sociais para que outros jovens vejam!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!