Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 9 de julho de 2020

Saiba como estudar para o ENEM em casa com essas 9 dicas

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) abre muitas portas para o ensino superior. Por meio dele, é possível entrar nas melhores universidades do país, mas, para isso, é preciso tirar boas notas. Você sabe como estudar para o ENEM em casa?

Ter uma rotina de estudos no lar pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. Afinal, a procrastinação e as distrações são os maiores inimigos nesse caso. Entretanto, existem alguns hábitos que podem ajudar nessa missão. Quer saber quais são?

Então, continue a leitura! Neste post, trazemos 9 dicas incríveis para você sobre como estudar para o ENEM em casa e arrasar na prova. Vamos lá?

1. Estabeleça os métodos de estudos

Se há alguns anos as pessoas estudavam em casa somente pelos livros, hoje podemos contar com a tecnologia para ajudar. Existem diversas ferramentas que ampliam a oportunidade de aprendizado, como videoaulas, aplicativos e cursos on-line.

Tudo isso ajuda a recriar um ambiente de sala de aula, o que é muito benéfico na hora de assimilar os conhecimentos. Procure pelos métodos que você mais gosta e se identifica, pois, assim, fica mais fácil de prestar atenção e se concentrar.

2. Crie uma rotina

Rotina é algo muito importante, pois nos auxilia no começo e na manutenção de hábitos. Se você acorda todos os dias no mesmo horário, por exemplo, é provável que nem precise mais de despertador para acordar, se levantar e começar o dia. O nosso organismo se acostuma àquela condição.

Sendo assim, estabelecer uma rotina e incluir os estudos nela é uma ótima maneira de manter esse hábito. A dica, aqui, é estudar em um horário mais tranquilo, sem muitos afazeres antes ou depois. Dessa maneira, você estará mais relaxado e pode focar melhor sem agitação de ter saído de uma tarefa e sem pensar nos compromissos que virão.

3. Elabore um cronograma

Assim como em outros vestibulares, o ENEM é uma prova com questões de diversas disciplinas. Como são muitos assuntos abordados, é interessante organizar as ideias e elaborar um cronograma de estudos. Dessa forma, você não se confunde entre uma matéria e outra.

Você pode estabelecer dias fixos para cada tema, como fazemos na escola. Não se esqueça de incluir o momento de fazer os exercícios e de corrigi-los. Quanto mais organizada for a sua rotina de estudos, mais fácil será o aprendizado.

4. Retire toda e qualquer distração

Estudar em casa é ótimo, mas também pode ser uma armadilha. Isso porque as chances de se distrair são muito grandes! O telefone que toca, a visita que chega, o parente que quer conversar, os sites que pipocam informações no computador a toda hora, entre outras distrações. Você passa por isso? Então, veja como evitar essas situações:

  • avise a todos os moradores da casa que você está em horário de estudos e que só o interrompa se for algo urgente;
  • coloque uma placa na porta do seu ambiente de estudos informando que você está ocupado;
  • desligue o celular no horário de estudo;
  • evite abrir outras abas no computador, se não as que você usa para estudar.

5. Diga não à procrastinação

Procrastinar é deixar tudo para depois. O problema é que o depois sempre chega e pode ser tarde demais. Em casa, temos muitas condições que favorecem a procrastinação, como a liberdade de poder estudar em qualquer horário.

Como explicamos, a rotina é fundamental para criar hábitos e isso ajuda muito a não protelar. Deu o horário de estudos? O melhor é parar o que estiver fazendo, sempre que possível, e ir estudar.

6. Faça simulados e provas antigas

Obviamente, as questões do ENEM mudam a cada ano. No entanto, fazer as provas antigas é uma ótima maneira de ter noção do que cai na prova e ter um guia sobre o que é interessante estudar. Os simulados também funcionam da mesma forma. Você pode encontrá-los com facilidade na internet.

7. Pratique a redação

A redação é parte fundamental do ENEM. De nada adianta se sair bem na prova objetiva e zerar a redação (e vice-versa). O ideal é obter boas notas tanto em uma quanto em outra. Por isso, não se esqueça de praticar a redação.

Além da gramática, é preciso saber que a redação do ENEM é um texto argumentativo dissertativo. Você sabe o que é isso? O estudante precisa construir uma argumentação e defender o ponto de vista. Dessa maneira, é preciso propor uma tese inicial e apresentar os argumentos necessários para sustentar a sua visão.

Para ter uma noção sobre o que escrever, veja temas interdisciplinares para aumentar a sua capacidade para falar sobre diversos assuntos.

8. Acompanhe as notícias

O tema da redação do Enem muda todos os anos e são bem difíceis de serem adivinhados antes. Portanto, é preciso estar afiado para fazer uma boa prova. Geralmente, os assuntos são sobre a atualidade. Sendo assim, esteja por dentro das notícias nacionais e internacionais, além de questões históricas e causas sociais.

9. Saiba o que vai cair na prova

Está certo que não dá para prever tudo o que vai cair na prova do Enem. Entretanto, há assuntos que são muito comuns nos exames anteriores e que podem ser repetidos.

Além disso, dá para ter uma ideia do que será abordado pela Matriz de Referência do ENEM, que orienta sobre o que é preciso estudar para ter boas notas. Se você souber quais são as exigências do exame e os temas mais frequentes, fica bem mais fácil saber quais as matérias precisa compreender.

Agora que você já sabe como estudar para o ENEM em casa, é hora de ter disciplina e dedicação. Tenha seus objetivos bem definidos, afinal, isso é uma motivação para persistir nos estudos e tirar boas notas no exame. Afinal, um bom resultado nessa prova pode ser o primeiro passo para uma carreira profissional de sucesso!

Gostou do nosso post? Então, deixe um comentário com as suas impressões, dicas e sugestões. Isso é importante para que a gente traga conteúdos cada vez mais interessantes para você!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!