Inicio / Além da escola Além da escola 2 de março de 2021

Saiba quais são as melhores universidades do país para estudar

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 2 de março de 2021.


Escolher uma instituição de ensino é tão importante quanto definir a sua graduação. Nesse sentido, é relevante conhecer as melhores universidades do país, para assim saber quais são os seus meios de entrada, bem como a sua localização. Afinal, em alguns casos, pode existir uma necessidade de mudança para determinada cidade.

No entanto, outra questão de peso para vários estudantes é o reconhecimento do diploma, pois algumas universidades são reconhecidas por suas notas de excelência e se destacam em alguns cursos universitários. Consequentemente, reflete na facilidade para ingressar no mercado de trabalho.

Contudo, isso não quer dizer que se você estudar em uma faculdade menos conhecida terá dificuldade para se empregar. Porém, se formar em uma das melhores será um diferencial. Portanto, conheça nesta leitura as universidades de destaque!

Universidade de São Paulo (USP)

Entre as melhores universidades do país que vamos citar aqui, a USP está entre as maiores e mais bem avaliadas, chegando a 98,02 pontos na primeira posição. Ela atende cidades do Estado de São Paulo como Bauru, Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga e, claro, a própria cidade de São Paulo. A instituição pública tem mais de 250 cursos e atende mais de 62 mil alunos.

Universidade de Campinas (Unicamp)

A Universidade de Campinas também está presente em mais cidades próximas, como em Limeira e Piracicaba. Em segundo lugar no Ranking de Universidades Folha (RUF), ela se destaca com 97,02 pontos por uma estrutura de ensino e inovação. São quase 100 cursos para 18 mil alunos, em média, de diversas áreas. A concorrência é, em média, de 20 alunos disputando uma vaga no vestibular.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Com uma avaliação de 97 pontos, a UFRJ está entre as melhores universidades do país com o terceiro lugar. Localizada no Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias, essa instituição também é concorrida, com quase 20 candidatos por vaga a variar conforme o curso. Além disso, ela se destaca em primeiro lugar no quesito inovação e oferece quase 200 cursos de diversas áreas, como comunicação, engenharia, saúde e outros.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Outra universidade pública é a UFMG, localizada em duas cidades, Belo Horizonte e Montes Claros. Nas avaliações, é a quarta melhor universidade do Brasil, com pouco mais de 31 mil alunos matriculados e 100 cursos de graduação. A nota de avaliação em 2019 pelo RUF é de 96,72 pontos. A concorrência para conquistar uma vaga nos cursos é de 35 alunos por vaga.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Localizada no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Imbé, essa universidade ficou em quinto lugar na pesquisa do Ranking de Universidades Folha, atingindo uma nota geral de 95,68 pontos. A faculdade é pública e conta com quase 100 cursos e, em média, 30 mil alunos. Geralmente, a disputa por uma vaga é entre 5 candidatos. Durante a avaliação, a UFRGS se destacou no quesito ensino, garantindo o terceiro lugar.

Por fim, agora que você sabe tudo sobre as melhores universidades do país, lembre-se de pesquisar muito sobre a instituição do seu interesse. Existem outras organizações além das que citamos e que também são bem reconhecidas! No entanto, considere as avaliações do ensino, investimento em inovações e reconhecimento do mercado de trabalho para contratar os formandos dessas universidades.

Gostou deste post? Então aprenda aqui como escolher a melhor universidade!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!