Sem categoria 1 de junho de 2022

Semana Nacional do Meio Ambiente

rbarbosa
rbarbosa

Publicado em . | Atualizado em 1 de junho de 2022.


Você sabia que existe a Semana Nacional do Meio Ambiente? Esta semana de conscientização foi criada no Brasil, pelo Decreto n.º 86.028, no dia 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação e proteção do patrimônio natural do Brasil, um debate urgente e necessário. Se você quer entender mais sobre a importância da Semana do Meio Ambiente, continue a leitura e aprenda sobre.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Dia Mundial do Meio Ambiente
  • #UmaSóTerra

5 de junho — Dia Mundial do Meio Ambiente

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas — ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972. A proposta dessa data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir, proteger e desacelerar a degradação do meio ambiente.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é uma excelente oportunidade para abordarmos temas como a preservação de recursos naturais e a conscientização ambiental. Além disso, também vale dizer que não é somente durante uma semana específica do ano que essas pautas precisam de atenção e ações.

#UmaSóTerra

O Governo da Suécia será o anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Com o tema “Uma Só Terra”, que também foi a temática da Conferência de Estocolmo de 1972, o evento destacará a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

“Como uma anfitriã orgulhosa do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, a Suécia destaca as preocupações ambientais mais urgentes e apresenta as iniciativas do nosso país e os esforços globais para enfrentar as crises do clima e da natureza. Convidamos comunidades de todo o mundo para participar das importantes discussões e celebrações”, disse o ministro de Meio Ambiente e Clima e vice-primeiro-ministro da Suécia, Per Bolund.

De acordo com o relatório “Fazer as Pazes com a Natureza”, do PNUMA, publicado no início deste ano, transformar os sistemas sociais e econômicos significa melhorar a nossa relação com a natureza, compreender seu valor e colocá-la no centro das decisões.

“Desde que sediou a Conferência de Estocolmo, há cinco décadas, a Suécia tem feito avanços significativos e investimentos históricos em prol da proteção ambiental, incluindo uma meta climática de longo prazo para zerar as emissões líquidas até 2045 e emissões negativas depois desse ano. Seu papel como anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2022 é, portanto, um reflexo tanto de um compromisso e uma liderança histórica quanto de uma grande ambição para o futuro”, afirmou Inger Andersen, diretora executiva do PNUMA.

Também em 2022, o Governo da Suécia sediará a Estocolmo+50, uma reunião internacional para comemorar o 50.º aniversário da Conferência de Estocolmo de 1972 e acelerar os esforços para cumprir a Agenda de 2030 de modo a alcançar uma recuperação sustentável pós-Covid-19. Será uma oportunidade para o fortalecimento da cooperação e da liderança da comunidade internacional na transição para uma sociedade mais sustentável, conforme a declaração recentemente adotada na comemoração do 75.º aniversário da ONU.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação ambiental em todo o mundo. Ao longo dos anos, a celebração cresceu e se tornou a maior plataforma global para divulgar a agenda ambiental, alcançando milhões de pessoas em todos os continentes. Agora que você já está por dentro do quão importante essa data é, aproveite a Semana Nacional do Meio Ambiente para compartilhar este artigo e ajudar a conscientizar ainda mais pessoas!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!