Inicio / Escolha Profissional Destaque 22 de março de 2020

Série Carreiras: 6 profissões do futuro na área de Exatas

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Você já sabe que a sua área é a de Exatas? Então não deixe de conhecer as profissões do futuro para analisar e escolher a carreira que quer seguir

Você já parou para pesquisar quais profissões serão destaque no futuro? Para ser bem-sucedido no mercado de trabalho nos próximos anos, é importante estar conectado e atualizado.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, com alunos de 3º ano do Ensino Médio e de cursinho pré-vestibular, pelo Jornal da Universidade de São Paulo (USP), os pontos que mais são levados em consideração pelos estudantes na hora de escolher a profissão são: 

  • a predileção pela área (grande parte mencionou “gostar da área de atuação” como o fator mais relevante);
  • o piso salarial da carreira;
  • a identificação com as disciplinas do Ensino Médio relacionadas à profissão.

Muitos estudantes já sabem em qual área desejam atuar, porém, não têm a mínima ideia de qual profissão querem seguir. Nesse sentido, é imprescindível conhecer quais são as profissões do futuro com as carreiras mais promissoras para fazer a escolha que mais combina com o seu perfil.

Exatamente para ajudar você nessa decisão tão importante, resolvemos criar uma sequência de conteúdos que mostrará quais são as profissões do futuro nas mais diversas áreas de atuação.

O nosso primeiro artigo será sobre a área de Exatas. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe! 

A era da 4.ª Revolução Industrial e da Educação 4.0

Para contextualizar o cenário atual, é importante que você entenda o conceito de indústria 4.0. Estamos vivendo em uma era considerada pelos estudiosos como a 4ª Revolução Industrial. Muitas atividades burocráticas estão deixando de ser realizadas por seres humanos, passando a ser desenvolvidas por robôs. Veja os bancos, por exemplo, que diminuíram drasticamente o número de atendentes devido à popularização dos serviços de internet banking.

O mesmo acontece com a Educação 4.0, que conta com recursos de Inteligência Artificial e automatização para auxiliar os alunos a fixar o aprendizado rapidamente por meio de inovações tecnológicas como aplicativos, por exemplo.

A Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT), que consiste na conexão digital de objetos cotidianos, como caixas de som, eletrodomésticos e maçanetas, está cada vez mais popular. Um exemplo disso é a Alexa, assistente virtual da Amazon, que obedece a comandos de voz. Por isso, criar essas ferramentas e fazer com que tenham boas funções a serem exploradas é um caminho profissional promissor.

O foco das profissões do futuro na área de Exatas está relacionado, principalmente, às novas tecnologias. Confira, a seguir, algumas profissões que estarão em alta nos próximos anos e como se preparar para atuar em cada uma delas. Vamos lá?

1. Cientista de dados

Se você gosta de estudar matemática e tem facilidade com números e estatísticas, poderá ser um excelente cientista de dados no futuro. Atualmente, praticamente tudo é monitorado por ferramentas de Big Data, que servem como norte para ações de marketing, de Tecnologia da Informação (TI), no setor de saúde e na segurança pública e privada, por exemplo.

O cientista de dados é um profissional que analisa as informações coletadas e desenvolve estatísticas e agrupamentos, bem como gera relatórios e cálculos para aplicações diversas. Já existem cursos universitários específicos para quem quer seguir essa carreira, mas muitos profissionais formados em TI, Engenharia ou Matemática exercem funções nessa área.

É interessante destacar que, em 2020, entra em vigor, no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para seguir essa legislação à risca, as empresas terão que contar com profissionais especializados na área. Logo, há uma tendência de crescimento no setor em nosso país.

2. Especialistas em TI

Não há dúvida de que a Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais crescem em todo o mundo e demanda profissionais especializados. Prova disso é que, nos dias atuais, quase tudo pode ser feito via aplicativos. Chamar um carro, ouvir música e conversar com as pessoas, por exemplo, são atividades que podem ser realizadas com o uso dos recursos tecnológicos.

Como explicamos, estamos na era da indústria 4.0, em que diversas profissões operacionais estão deixando de existir. Em contrapartida, novas profissões do futuro surgem, muitas delas ligadas à Tecnologia da Informação.

Uma pesquisa divulgada em uma reportagem do portal da Assespro RS mostra que o mercado de TI deve crescer 20% somente no ano de 2020, porém, há escassez de profissionais qualificados. Isso quer dizer que, se você voltar os seus estudos para essa área e desde já se preocupar em ter aulas de programação e de robótica, por exemplo, é bem provável que não tenha dificuldades para conseguir emprego entre as principais profissões do futuro.

3. Desenvolvedor de sistemas

Uma das profissões do futuro em alta é a carreira de Desenvolvedor de Sistemas. O profissional atua na análise, projeção, documentação, teste e implementação de sistemas de tecnologia da informação para computadores e outros dispositivos.

Como praticamente qualquer tipo de empresa usa sistemas informatizados para operar, as perspectivas para o analista de sistemas são muito favoráveis, ou seja, existem oportunidades em empresas de todos os setores e portes. 

Para se tornar um profissional de desenvolvimento de sistemas, é essencial ter boa capacidade analítica, raciocínio lógico aguçado e pensamento criativo (capacidade de se reinventar diariamente no desenvolvimento de novas soluções).

4. Especialista em UX

UX é uma sigla em inglês para “User Experience”, que pode ser traduzida como “Experiência do Usuário”. O profissional dessa área pode atuar em diversas vertentes, como no desenvolvimento de sites e softwares, por exemplo. A ideia é que essas plataformas sejam criadas de modo que proporcionem vivências únicas para cada pessoa.

Além disso, a função de Voice UX Designer também estará em alta. Nesse caso, o profissional atuará, principalmente, na adaptação de recursos ativados por voz, que estão cada vez mais comuns em aplicativos.

Para atuar nessa área, é importante entender profundamente os hábitos do consumidor e ter noções de design para materializar suas conclusões. Também é preciso fazer cursos e ter habilidades com algoritmos, linguagem de programação e protocolos digitais, por exemplo.

5. Desenvolvedor de wearables

É bem provável que você tenha ou conheça alguém que utilize wearables. Trata-se dos dispositivos tecnológicos vestíveis, como os relógios ou óculos inteligentes.

Profissionais de áreas como Tecnologia da Informação, Engenharia de Softwares, Programação Digital, entre outras, podem atuar como desenvolvedores de wearables, que é uma das profissões do futuro. Porém, também é preciso ter gosto pelo novo e curiosidade para se reinventar sempre.

6. Analista de Internet das Coisas (IoT) 

O analista de Internet das Coisas é o profissional que estuda e organiza dados para que novas aplicações sejam criadas. Nesse caso, mais uma vez, os cursos de Engenharia de Software e TI trazem a formação adequada para dar os primeiros passos na profissão.

Apesar disso, também é preciso ter criatividade e bom senso para identificar situações que possam ser melhoradas com o uso de recursos da Internet das Coisas.

Essas são algumas das principais profissões do futuro que estão em evidência e devem ganhar ainda mais destaque nos próximos anos. Talvez você se torne um grande profissional em alguma delas, é só lembrar que tem potencial para isso!

Compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que os seus amigos e colegas de escola também conheçam as profissões do futuro.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!