Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 24 de setembro de 2020

Técnica Feynman: aprenda tudo em 4 passos!

Lucas Vieira
Lucas Vieira

Professor de Física, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apaixonado por leitura.Publicado em . | Atualizado em 10 de dezembro de 2020.


Espelho, espelho meu, será que existe algum método de estudo mais eficaz do que o meu? Talvez essa seja uma daquelas perguntas que todo vestibulando já se fez em algum momento. Realmente, a escolha de um método de estudo é um ponto muito importante na preparação para o vestibular e até mesmo para a construção do conhecimento. Por isso, respondendo a esse desejo de um método que seja, de fato, eficiente, falaremos sobre a técnica Feynman de estudo e como irá revolucionar a sua preparação!

   A técnica Feynman carrega o nome de seu criador: Richard Philips Feynman. Renomado físico do século XX, Feynman era reconhecido pela sua admirável habilidade de explicar temas complexos com uma abordagem simples e acessível. Mas, longe de ser apenas um traço da sua personalidade, a capacidade de compreender e ensinar assuntos tão avançados estava fundamentada em um método de estudo desenvolvido por ele mesmo. Quer saber como era esse método? Vamos, então, aos 4 passos da técnica Feynman de estudo:

1- Escolha um tema e as fontes de consulta

   O primeiro passo da técnica Feynman é escolher o tema que você irá estudar. É importante que seja um tema específico e não um muito abrangente. Por exemplo, se você for estudar matemática, opte por um conteúdo detalhado como “triângulos” ou “logaritmo” e não “geometria” ou “álgebra”, já que estes últimos englobam muitos outros assuntos.

    Logo após, selecione os materiais que você irá consultar: livros, apostilas, vídeos, sites, podcasts etc. Reúna essas fontes, leia, anote, faça um resumo das informações. Evite a utilização de termos técnicos ou jargões neste momento. O importante é compreender tudo aquilo que está escrevendo ou fazendo. Dessa forma, você estará preparado para o próximo passo.

2- Explique o tema selecionado como se fosse para uma criança

   Segundo o psiquiatra norte americano William Glasser, aprendemos mais de 90% do conteúdo quando o explicamos para outra pessoa. Depois que você se familiarizar com o assunto escolhido, tente explicá-lo para alguém ou simule que está explicando-o para uma criança. Assim, será necessário simplificar a explicação por meio de uma linguagem simples ao mesmo tempo em que deverá ser fiel aos conceitos. O exercício de estudar ensinando é uma prática muito sólida no processo de aprendizagem.

3- Revise o conteúdo que você não conseguiu explicar tão bem

    No momento da explicação, você perceberá dificuldades em algumas partes da matéria. É importante que seja sincero consigo mesmo quando o tópico não ficar tão claro ou quando começar a se sentir desconfortável ensinando determinadas partes. Esses são indicadores de que é necessário revisar o conteúdo. Afinal, um dos pontos centrais da técnica Feynman é: se você não consegue explicar o conteúdo para alguém, é sinal de que não o compreendeu bem!

   Por isso, identifique os pontos em que teve mais dificuldade durante a explicação e volte às fontes de consulta escolhidas no passo 1. Novamente, resuma o conteúdo, mas agora focando nos pontos de dificuldade.

4- Simplifique a explicação ao máximo

    O quarto e último passo da técnica Feynman reforça a necessidade de uma linguagem simples: simplifique, simplifique e simplifique! Ao explicar o conteúdo, recorra a exemplos e analogias que facilitem a compreensão das outras pessoas. Dessa forma, você fortalecerá o seu aprendizado ao mesmo tempo em que identifica problemas pontuais que precisarão ser revisados.

   E aí? Preparados para colocar a técnica Feynman de estudo em prática? O bom desse método é que pode ser usado várias vezes em um mesmo tópico e para qualquer tema que você deseja aprender!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!