Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 24 de setembro de 2020

Técnica Feynman: aprenda tudo em 4 passos!

Lucas Vieira
Lucas Vieira

Professor de Física, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apaixonado por leitura.Publicado em . | Atualizado em 10 de dezembro de 2020.


Espelho, espelho meu, será que existe algum método de estudo mais eficaz do que o meu? Talvez essa seja uma daquelas perguntas que todo vestibulando já se fez em algum momento. Realmente, a escolha de um método de estudo é um ponto muito importante na preparação para o vestibular e até mesmo para a construção do conhecimento. Por isso, respondendo a esse desejo de um método que seja, de fato, eficiente, falaremos sobre a técnica Feynman de estudo e como irá revolucionar a sua preparação!

   A técnica Feynman carrega o nome de seu criador: Richard Philips Feynman. Renomado físico do século XX, Feynman era reconhecido pela sua admirável habilidade de explicar temas complexos com uma abordagem simples e acessível. Mas, longe de ser apenas um traço da sua personalidade, a capacidade de compreender e ensinar assuntos tão avançados estava fundamentada em um método de estudo desenvolvido por ele mesmo. Quer saber como era esse método? Vamos, então, aos 4 passos da técnica Feynman de estudo:

1- Escolha um tema e as fontes de consulta

   O primeiro passo da técnica Feynman é escolher o tema que você irá estudar. É importante que seja um tema específico e não um muito abrangente. Por exemplo, se você for estudar matemática, opte por um conteúdo detalhado como “triângulos” ou “logaritmo” e não “geometria” ou “álgebra”, já que estes últimos englobam muitos outros assuntos.

    Logo após, selecione os materiais que você irá consultar: livros, apostilas, vídeos, sites, podcasts etc. Reúna essas fontes, leia, anote, faça um resumo das informações. Evite a utilização de termos técnicos ou jargões neste momento. O importante é compreender tudo aquilo que está escrevendo ou fazendo. Dessa forma, você estará preparado para o próximo passo.

2- Explique o tema selecionado como se fosse para uma criança

   Segundo o psiquiatra norte americano William Glasser, aprendemos mais de 90% do conteúdo quando o explicamos para outra pessoa. Depois que você se familiarizar com o assunto escolhido, tente explicá-lo para alguém ou simule que está explicando-o para uma criança. Assim, será necessário simplificar a explicação por meio de uma linguagem simples ao mesmo tempo em que deverá ser fiel aos conceitos. O exercício de estudar ensinando é uma prática muito sólida no processo de aprendizagem.

3- Revise o conteúdo que você não conseguiu explicar tão bem

    No momento da explicação, você perceberá dificuldades em algumas partes da matéria. É importante que seja sincero consigo mesmo quando o tópico não ficar tão claro ou quando começar a se sentir desconfortável ensinando determinadas partes. Esses são indicadores de que é necessário revisar o conteúdo. Afinal, um dos pontos centrais da técnica Feynman é: se você não consegue explicar o conteúdo para alguém, é sinal de que não o compreendeu bem!

   Por isso, identifique os pontos em que teve mais dificuldade durante a explicação e volte às fontes de consulta escolhidas no passo 1. Novamente, resuma o conteúdo, mas agora focando nos pontos de dificuldade.

4- Simplifique a explicação ao máximo

    O quarto e último passo da técnica Feynman reforça a necessidade de uma linguagem simples: simplifique, simplifique e simplifique! Ao explicar o conteúdo, recorra a exemplos e analogias que facilitem a compreensão das outras pessoas. Dessa forma, você fortalecerá o seu aprendizado ao mesmo tempo em que identifica problemas pontuais que precisarão ser revisados.

   E aí? Preparados para colocar a técnica Feynman de estudo em prática? O bom desse método é que pode ser usado várias vezes em um mesmo tópico e para qualquer tema que você deseja aprender!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!