Inicio / ENEM & Vestibular Destaque 14 de dezembro de 2021

Técnicas de estudo: 7 dicas para você mandar bem nas provas

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 14 de dezembro de 2021.


Se você é estudante, provavelmente já procurou por alguma técnica de estudo para otimizar e potencializar seu aprendizado, certo? Esse artigo foi escrito justamente para vocês!

Se você é estudante, provavelmente já procurou por alguma técnica de estudo para otimizar e potencializar seu aprendizado, certo? E se você ainda não conhece técnicas de estudo que proporcionam uma melhor assimilação do conteúdo, não se preocupe, esse artigo foi escrito justamente para vocês.

Isso porque, contar com algumas técnicas de estudo pode ser realmente eficaz para o estudante que precisa aprender de forma completa um conteúdo. Desse modo, é necessário que a preparação seja estratégica nesse momento, baseada em métodos que garantem a memorização e a aceleração do processo de aprendizagem.

A qualidade dos seus estudos é o que irá definir o sucesso nas provas.

Ainda que você tenha poucas horas diárias ou semanais para estudar, é preferível aplicar uma metodologia que auxilie a aumentar a produtividade do aprendizado e a otimizar o tempo, do que não tentar nenhum método, que pode te ajudar. Mas, nem todas as técnicas servem para todos os estudantes.  É preciso entender qual é a opção que atenda às suas necessidades.

Vamos te ajudar nisso. Confira as técnicas que separamos para vocês.

O que você vai encontrar neste artigo (7 técnicas de estudo):

  • Mapas mentais
  • Técnica Pomodoro
  • Resumos
  • Áudios
  • Apps de estudo
  • Flashcards
  • Aprenda ensinando – Seja seu próprio “professor”

Mapas mentais

Um mapa mental é o resumo do resumo de um determinado assunto ou matéria, que, quando organizado em pequenos tópicos, faz com que a pessoa relembre detalhes do conteúdo.

Podem ser feitos com setas, ícones, escrita colorida, stickers, links e frases de efeito, que estimulem a memorização e tornem a visualização lógica. O impacto visual de um mapa mental ajuda a fixar as informações e a criar associações entre os assuntos. Use a criatividade para fazer seu mapa mental de estudo, pois é extremamente vantajoso para o estudante que deseja economizar algumas horas de estudo e consolidar um bom conhecimento sobre os temas vistos.

Porém, o mapa mental não tem o objetivo de fixar os assuntos, mas sim de conseguir associá-los de forma sistêmica. Portanto, é importante aprender o conteúdo primeiro e depois criar o mapa mental para te ajudar a relembrar os tópicos mais importantes de um determinado tema.

Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, e tem como foco principal objetivo dividir o tempo em pequenos períodos, nos quais a pessoa se envolve e mantém o foco somente no que está fazendo, buscando o máximo de concentração.

Quando esse período de tempo se encerra, dá-se uma pausa, geralmente de 5 a 10 minutos, para que a atividade seja retomada.

A fórmula mais conhecida da Técnica Pomodoro é a seguinte:

25 minutos de atividade + 5 minutos de descanso.

E a partir daí, sucessivamente a pessoa faz pausas intercaladas a cada 25 minutos de atividade ou estudo. Recomenda-se que durante as pausas, o estudante faça algo que distraia sua mente, oxigene o cérebro. Como, por exemplo, mexer no celular, ouvir uma música, beber água e outras.

Resumos

O resumo é uma forma de resumir informações, ou seja, ele condensa as ideias ou os fatos contidos em um texto único e enxuto. Ao fazer resumo dos conteúdos estudados, o aluno deve elaborar os principais conceitos aprendidos com suas próprias palavras. É preciso destacar, no entanto, que o resumo é um trabalho de extração que contém a síntese dos temas aprendidos.

Essa técnica além de te ajudar a ter uma visão macro sob o que está sendo estudado e memorizar o conteúdo, também pode deixar sua rotina de estudos mais organizada e objetiva.

Áudios

Já imaginou gravar um áudio para si mesmo sobre as matérias que está estudando?

Da mesma forma que você aprende os detalhes das letras de suas canções favoritas, é possível também aprender a partir dos áudios que grava. Experimente essa técnica, pode ser surpreendente. Outra dica é procurar na internet audiobooks.

No caso dos áudios, eles ficam armazenados dentro do seu celular, então é possível ouvir quantas vezes quiser até ter aprendido de fato.

Existem diversas outras técnicas com eficácia comprovada, como a do estudo mnemônico, em que a pessoa usa siglas para decorar uma sequência de palavras.

Por exemplo: CHA (competências, habilidades, atitudes), ou substituir a letra de uma música famosa por trechos do conteúdo que está estudando também pode funcionar.

Apps de estudo

Os Apps para estudo se tornaram excelentes ferramentas para organizar e potencializar o aprendizado. Além disso, um dos grandes benefícios de se conectar a aplicativos para estudar, é que você pode aprender de qualquer lugar e em alguns apps, você nem precisa estar conectado à internet.

Confira aqui 9 aplicativos para te ajudar a estudar

Flashcard

O flashcard é uma técnica muito utilizada por estudantes que estão se preparando para algum concurso ou prova.

Consiste em um cartão, geralmente de cartolina ou algum material parecido, num lado do cartão é escrito uma pergunta ou palavra-chave, e do outro lado a resposta.

Se você estiver estudando mais de uma matéria, é uma boa ideia usar cores diferentes para cada cartão.

Aprenda ensinando: seja seu próprio “professor”

Esse método é unânime entre os pesquisadores. Os alunos que estudam assumindo o papel de professor aprendem muito mais do que com outros métodos.

É tentando ensinar que se aprende mais e com melhor qualidade o conteúdo em questão, além de fixar com êxito o que foi estudado. Então, quer aprender de forma plena? Seja professor!

Tente ensinar os assuntos aprendidos para os seus colegas e para si próprio. Seguindo algumas dessas dicas que compartilhamos, certamente sua rotina de estudos irá ser mais produtiva e qualificada.

Compartilha esse conteúdo com quem precisa conhecer essas dicas!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!