Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 30 de outubro de 2020

Tem interesse por pesquisa científica? Confira algumas profissões da área!

Maria Clara Rapozo
Maria Clara Rapozo

Biomédica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), licenciada em Biologia e professora da disciplina. Publicado em . | Atualizado em 18 de novembro de 2020.


Em 2020, o mundo viveu uma situação inesperada: uma pandemia de um novo vírus fez com que todos ficassem dentro de casa. Bom, não todo mundo… os cientistas e pesquisadores passaram a correr contra o tempo com estudos que chegassem a uma vacina ou a um tratamento eficiente contra a Covid-19. Este momento de pandemia demonstrou, mais do que nunca, a importância da ciência para a nossa sociedade. Ficou com vontade de ser um desses cientistas e trabalhar com pesquisa científica?

Não existe uma única faculdade específica para isso, por essa razão, é necessário procurar saber quais cursos incentivam a pesquisa científica, mas calma! Nós já fizemos esse trabalho para você e separamos 6 graduações que podem te levar para esse caminho. Confira!

1. Biomedicina

O curso de Biomedicina pode ser uma boa solução para quem deseja seguir a carreira na pesquisa científica. O biomédico tem diversas opções de atuação, como na área de estética, perícia criminal, em bancos de sangue ou laboratórios clínicos. Além de tudo isso, o curso de Biomedicina é bastante focado em pesquisa, possibilitando que o aluno se torne um pesquisador em diversas áreas, como no estudo do câncer e de vacinas. Após a graduação, existe a possibilidade de seguir uma carreira acadêmica, realizando mestrado e doutorado, ou ir em busca de empresas com o foco em pesquisa.

2. Biologia

Sim, os biólogos também podem ser pesquisadores! Além da licenciatura, que forma os professores de biologia, o bacharelado pode levar à pesquisa científica. Ao finalizar a graduação, os biólogos podem atuar em diversas áreas, como na sala de aula, indústria ou na área da saúde. Assim como na Biomedicina, há a possibilidade de fazer o mestrado/doutorado ou buscar emprego em empresas.

3. Farmácia

O curso de Farmácia é um dos mais procurados quando falamos em pesquisa científica, pois é um dos cursos que melhor prepara para esse futuro! Diferente de Biologia e Biomedicina, a Farmácia tem mais disciplinas voltadas para a química. Além disso, a indústria farmacêutica cresce cada vez mais, trazendo novas oportunidades e recrutando jovens farmacêuticos.

4. Química

Assim como na Biologia, não necessariamente todos os químicos serão professores! O curso de Química e alguns parecidos, como Química Industrial, podem ser uma opção interessante para quem quer seguir uma área de pesquisa que não seja necessariamente a biológica. Ademais, os químicos podem atuar em segmentos que as outras graduações não costumam atuar, como na indústria química, refinarias e fábricas.

5. Biotecnologia ou Nanotecnologia

Os cursos de Biotecnologia e Nanotecnologia são mais novos em relação aos demais, por isso, ainda não são tão conhecidos e têm menos opções de universidades. Entretanto, são duas áreas muito promissoras! Essas duas graduações são multidisciplinares, trazendo disciplinas de Biologia, Química, Física, Matemática, assim, permitindo uma formação bem diferenciada. Além disso, se não há nenhuma universidade que ofereça algum desses cursos na sua cidade, uma outra possibilidade é fazer uma pós-graduação na área.

6. Medicina

Apesar de não ser a escolha mais comum, os médicos também podem seguir a carreira de pesquisa científica. Ao longo da graduação, é recomendável que o futuro médico já busque uma vaga de iniciação científica em laboratório para conhecer melhor essa área, conciliando com os estudos. Dessa forma, terá tempo suficiente para saber se quer realmente seguir com a pesquisa científica ou realizar outra habilitação.

Existem outras faculdades que também podem te levar ao sonho de ser pesquisador. Por essa razão, é muito importante decidir a área de conhecimento em que você gostaria de trabalhar com a pesquisa científica. Fica a dica: procure sempre a grade curricular para entender qual o foco do curso!

E aí, pronto para ingressar na graduação, buscar uma iniciação científica e já começar a sua trajetória como pesquisador(a)?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!