Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 21 de agosto de 2020

Tire nota máxima: confira 6 dicas para uma boa redação do ENEM

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Ao falarmos sobre ENEM, a primeira situação que vem à cabeça de muitos alunos é a redação. Isso porque essa produção textual busca analisar habilidades bem específicas dos candidatos.

Além disso, a redação é a única entre todas as áreas que a nota vai de zero a mil e, por isso, tem um peso maior na média final. Por essa razão, é muito importante praticar e estar preparado para fazer um bom trabalho.

Que tal começar desde já? Quer conhecer mais detalhes sobre o assunto e conferir dicas para uma boa redação no ENEM? Continue a leitura!

Qual a importância de uma boa redação no ENEM?

Atingir uma boa nota na redação do ENEM é fundamental para que você tenha segurança no momento de escolher o seu curso.

Entre todas as áreas que são avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio, a Redação é aquela que testará muitas capacidades do aluno, inclusive o seu potencial para exercer a cidadania.

Antes de iniciarmos as nossas dicas, é importante saber que a redação é analisada por meio de cinco competências e cada uma equivale a 200 pontos. Sendo assim, é fundamental que o aluno estude-as e compreenda-as para ter certeza de que nada faltou.

As competências, de acordo com o portal do MEC, são:

  • ter domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  • selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • saber oferecer uma proposta de intervenção que tenha respeito aos direitos humanos.

É a soma desses cinco pontos que pode fazer com que o texto tenha nota mil. A nota do ENEM é importante para muitos processos seletivos, como Sisu, PROUni e Fies. O candidato que zerar essa área, não poderá participar de nenhum deles. Por outro lado, uma boa nota contribui para que a sua média esteja alta para passar nos principais vestibulares.

Quais as melhores dicas para uma boa redação no ENEM?

Agora que você já sabe a importância da redação e conhece as competências que determinam a nota do participante, você vai conferir as principais dicas para tirar uma boa nota no ENEM!

1. Compreender o tema

O primeiro passo é compreender o tema que foi proposto na prova. Ao elaborar um esquema textual sobre a temática, é muito importante que não faltem informações.

Em 2013, por exemplo, o tema foi: “efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Se o candidato discorrer apenas sobre a Lei Seca e não trouxer seus efeitos no texto, provavelmente, perderá bastantes pontos na segunda competência.

Sendo assim, ao receber o seu tema, analise todas as partes e construa um esquema que contemple todas as palavras descritas na temática. Na prova de 2016, o tema foi “caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Neste caso, seria interessante falar sobre intolerância religiosa e caminhos para combatê-la, por exemplo.

2. Ter um ponto de vista

Ter um ponto de vista é muito importante em uma redação. É assim que o candidato comprovará que compreendeu o tema, tem um posicionamento e sabe defender a sua tese.

Essa característica é analisada na terceira competência. Por exemplo, em 2014 o tema foi “publicidade infantil em questão no Brasil”. Neste caso, era importante que o candidato se posicionasse contra ou a favor da publicidade infantil e conseguisse, por meio de bons argumentos, defender o seu ponto de vista.

Outra informação importante sobre essa competência é que as informações descritas na redação precisam ser apresentadas de forma organizada. É preciso ver, na produção textual, um propósito de elaboração, isto é, um objetivo.

3. Evitar generalizar os argumentos

O uso de argumentos é um dos pontos mais importantes da redação. Em primeiro lugar, não generalize, por exemplo, ao escrever que “todos os seres humanos são difíceis” ou que “ninguém olha para o seu próximo”. Esse tipo de informação retira a credibilidade do texto e demonstra pouco conhecimento sociocultural.

Para comprovar a tese, o candidato pode citar filmes, séries, livros, biografias, notícias, dados; sempre lembrando de trazer as referências.

Além disso, é nesse momento que todo o seu conhecimento interdisciplinar sustentará a sua argumentação, afinal, dependendo do tema, você pode trazer para o seu texto conteúdos de História, Geografia, Física, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia, entre outros.

Muitos alunos questionam se os textos motivadores funcionam como argumentação. Eles até podem ajudar, mas não adicionam muitos pontos na competência quatro. Para você ter um bom resultado, é necessário trazer algo além do que foi apresentado na prova.

4. Fazer um bom uso da gramática

A gramática não pode ser subestimada. Esse aspecto é observado na primeira competência. É importante que o plural esteja aplicado da forma correta, que a concordância nominal e verbal estejam adequadas, que a acentuação e as palavras estejam escritas corretamente e que as maiúsculas e minúsculas estejam em seu devido lugar.

Para isso, durante a sua rotina de estudos, tenha ao seu lado uma gramática e sempre que tiver alguma dúvida vá até seu livro ou outro dispositivo de pesquisa e tire suas dúvidas. Esse será um momento de aprendizado.

5. Ter atenção ao gênero textual pedido

A prova do ENEM pede que o candidato desenvolva o gênero dissertativo-argumentativo, isto é, ele deve discorrer sobre o tema e argumentar para defender um posicionamento.

Além disso, é necessário que tudo esteja bem encadeado e organizado para que o leitor compreenda que o participante tem um projeto, um objetivo a cumprir com a sua argumentação.

Sendo assim, não deixe de fazer com que seu texto tenha as três partes fundamentais desse gênero textual: introdução, desenvolvimento e conclusão. Esse aspecto é avaliado também na quarta competência.

6. Treinar a proposta de solução

A proposta de solução, ou proposta de intervenção, é avaliada na quinta competência. Ela fará parte da conclusão do seu texto dissertativo-argumentativo.

Nessa proposta, você deve apresentar uma solução completa para o tema, por isso, busque ratificar o problema, especificar quem poderá resolvê-lo, como resolvê-lo e quais serão os meios utilizados para obter um bom resultado.

É importante que, além dessas dicas para uma boa redação no ENEM, você treine bastante a escrita, produzindo, no mínimo, uma redação por semana. Se puder, solicite a algum especialista que corrija e conduza um feedback sobre a sua produção textual. Com essas dicas e uma boa prática, você terá ótimos resultados!

Então? Notou como escrever uma redação no ENEM envolve muito conhecimento e estratégia? Ficou alguma dúvida e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma outra dica!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!