Inicio / Além da escola Além da escola 27 de outubro de 2021

Viajar e voluntariar: conheça o volunturismo

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 26 de outubro de 2021.


Volunturismo é a junção do trabalho voluntário com o turismo. Uma das formas mais econômicas de se viajar e, sem dúvidas, uma das maneiras mais enriquecedoras também.

Frequentemente, o trabalho voluntário é a primeira experiência profissional que um jovem pode adquirir, vale destacar e ressaltar, que essa experiência é bastante relevante no mercado de trabalho e potencializa o currículo de qualquer pessoa, principalmente o do estudante no início da carreira.

Viajar sempre é uma oportunidade, um convite para ir além, tanto faz se é para perto ou para longe, o que importa mais, na maioria das vezes, é o propósito a que se viaja.
Nesse sentido, unir o desejo quase unânime de viajar à uma causa social, uma finalidade que ultrapassa a individual, é o caminho de quem escolhe o volunturismo.

Se você busca uma imersão cultural, objetivos coletivos, contribuir em causas sociais e experiências transformadoras, provavelmente o volunturismo é para você. Caso ainda não conheça esse universo, fique tranquilo, esse texto também pode ajudar você. Continue a leitura e descubra o quão construtivo viajar e voluntariar pode ser e por onde começar.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Por que escolher o volunturismo?
  • Por onde começar?

Por que escolher o volunturismo?

O volunturismo, é uma forma de adquirir conhecimento intercultural, é mais do que viajar por viajar, é se comprometer com uma causa, ter a oportunidade de fazer uma verdadeira imersão cultural e exercer a transformação social, no local que se escolhe viver essa experiência. Para quem pratica o volunturismo, o ganho na maioria das vezes, é maior do que o esperado, e para quem recebe,você pode ser exatamente aquela pessoa que faltava para fazer a diferença.
Ao escolher o volunturismo, saiba que seu conhecimento se ampliará, facilmente conseguirá aprimorar ou aprender um idioma, competências emocionais e profissionais serão melhores desenvolvidas e provavelmente você irá se conectar com projetos e pessoas, de um jeito mais aprofundado e construtivo.

Também pode ajudar a melhorar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Embora sua mente possa estar exausta e você possa estar se sentindo sem energia, saber que está fazendo a diferença na vida de outra pessoa é uma maneira segura de aumentar a serotonina e fazer a diferença na sua própria vida.
Os motivos para escolher o volunturismo são todos positivos. No mercado de trabalho, quem possui trabalhos voluntários no currículo, principalmente em diferentes culturas, têm uma melhor percepção por parte dos recrutadores.
Além de tudo que já foi mencionado, o volunturismo é, sobretudo, uma chance de promover a mudança que você espera no mundo.  

Os benefícios de viajar e fazer trabalho voluntário não se limitam apenas para quem faz isso, a sociedade agradece e avança quando alguém se dedica a fazer algo pelo outro, sem esperar nada em troca, mas, recebendo mais do que se imagina.

Por onde começar?

1- Escolha o tipo de trabalho voluntário que deseja fazer

Todo mundo pode viajar e fazer trabalho voluntário, mas nem todo trabalho voluntário é para todo mundo. É vital você estar alinhado com aquilo que se propõe a fazer, comprometimento é palavra de ordem no mundo dos voluntários. Uma dica é, buscar por tipos de trabalho voluntário que você se imagine confortável e disposto a fazer, procurar por causas e vagas que você possa contribuir sendo exatamente quem você é. Porém, também vale dizer para quem deseja sair da zona de conforto, escolher experiências quase inimagináveis pode ser surpreendente mesmo que desafiador.

2- Procure lugares para voluntariar, no caso do volunturismo, lugares diferentes da onde você está inserido.

Você pode começar a voluntariar no seu próprio bairro, há sempre uma causa social próxima esperando por você. Entretanto, se você quer ir além e trilhar o voluntarismo, é preciso sair da onde vive e imergir numa cultura diferente. Ótima opção para quem almeja expandir os conhecimentos culturais,aprender um novo idioma,conhecer pessoas de outras cidades e países, fato que agrega muito na formação educacional e consequentemente profissional, de um indivíduo.

Para te ajudar nessa jornada, existem diferentes aplicativos que fazem a ponte entre vagas de trabalho voluntário e voluntários, nacional e internacionalmente.

Conheça alguns:

3- Crie um perfil honesto e atrativo nos aplicativos de trabalho voluntário

A primeira dica para criar um perfil atrativo é, seja você mesmo. Não vale inventar, nem mentir para parecer aquilo que não é. Encare a oportunidade do volunturismo como uma viagem de autoconhecimento, também.Portanto ser honesto na hora de criar o perfil, significa ser sincero com você mesmo sobre as experiências que deseja viver.

Existem muitas oportunidades, muitas causas sociais no Brasil e no mundo que precisam de pessoas dispostas a mudar a realidade, lembre-se disso na hora de montar seu perfil. O que você acredita? O que mais gosta de fazer? O que deseja mudar no mundo? O que gostaria de aprender? Qual profissão quer seguir? Ao pensar nessas respostas, certamente conseguirá criar um perfil que irá atrair as vagas de voluntário que você quer conquistar.

4- Aplique para as vagas

Essa etapa é simples, mas requer atenção. Uma vez o perfil criado, basta encontrar as vagas que combinam com você e aplicar. A mediação entre o anfitrião da vaga e quem aplica para ela (o voluntário), pode acontecer na própria plataforma da vaga, e nesse momento é importantíssimo dialogar abertamente, esclarecer as dúvidas,ler recomendações do anfitrião, entender como funciona o trabalho solicitado, se for menor de idade requer permissão e acompanhamento dos pais.

Não se esqueça, alinhar tudo é fundamental, e a partir disso, basta ter confiança de que será uma vivência enriquecedora.

5- Se comprometa e viaje para voluntariar

Esteja aberto e comprometido que sem dúvidas, o caminho será melhor percorrido.
Voluntariar é uma forma de construir uma sociedade melhor, e se preciso for, viaje para isso.

O que achou do conteúdo? Já conhecia o volunturismo? Compartilha com quem precisa conhecer.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!