Inicio / Além da escola Além da escola 19 de fevereiro de 2021

Tudo o que precisa saber para criar um plano de estudo online

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 23 de fevereiro de 2021.


A prática de estudo online é um desafio para muitos estudantes, afinal ela pede autonomia, organização, planejamento e determinação. Por isso, uma ótima ideia para conseguir cumprir suas metas no aprendizado é criar um plano de estudo online. 

Afinal, você pode até tentar estudar sem planejamento, mas ficará perdido e, com certeza, não aproveitará tanto o seu tempo. Além do mais, é possível que você se sinta perdido nas matérias e nos conteúdos e, ao chegar a determinado ponto, estará em dúvida sobre qual direção do estudo deverá seguir.

Muitos alunos afirmam que seguir um cronograma parece ser algo impossível. Inicialmente, até pode ser, no entanto, é necessário criar esse hábito. Foi pensando nisso que trouxemos esse conteúdo!

Aqui você verá como funciona o plano de estudo online, como criar um plano e, o mais importante, como cumprir seus objetivos! Boa leitura!

1. Por que ter uma rotina de estudos é tão importante?

Dependendo do conteúdo e dos nossos gostos, estudar nem sempre é uma tarefa fácil. Diante disso, manter a disciplina e o foco pode ser mais complicado ainda. Se temos uma sala de aula, colegas, professores que nos acompanham, é mais fácil nos sentirmos inspirados e fazer o estudo acontecer.

Porém, se estamos em casa, as distrações serão muitas e a todo momento podemos ter interferência de algum familiar, de algum aparelho eletrônico ou, até mesmo, de um animal de estimação.

Contudo, nós sabemos a importância do estudo, reconhecemos que ele é extremamente importante para garantir a nossa vaga em uma boa universidade, para ter um emprego e, assim, conquistar nossa tão querida e desejada independência.

Além do mais, é preciso admitir que saber sobre novos assuntos, compreender a situação do mundo e entender mais sobre nós mesmos é algo muito interessante, gratificante e que faz de nós pessoas melhores. Por isso, muitos alunos gostam de aprender, o problema é que muitos deles não querem encarar o processo de aprendizado.

O escritor, psicanalista e educador mineiro Rubem Alves, sobre o processo de aprendizagem, afirma: 

“pessoas que sabem as soluções já dadas são mendigos permanentes. Pessoas que aprendem a inventar soluções novas são aquelas que abrem portas até então fechadas e descobrem novas trilhas. A questão não é saber uma solução já dada, mas ser capaz de aprender maneiras novas de sobreviver.”

Rubem Alves, com toda sua experiência de vida e toda sua vivência literária, reconhece que o aprender é um caminho que nos leva para novos rumos, nos ensina a enxergar a vida com outros olhos, de uma maneira mais abrangente, mais empática e com novas perspectivas.

Por isso, faz-se tão importante dedicar-se ao aprendizado e aos estudos de uma maneira não só obrigatória, mas também com um olhar curioso, daquele que quer descobrir o mundo, os seus porquês e as suas possibilidades. 

2. Como funciona o plano de estudo online?

O plano de estudo online é uma boa estratégia para organizar o seu tempo e criar uma rotina. Porém, antes de efetivamente criar esse plano e, por conseguinte, o cronograma, é muito importante compreendê-lo, afinal são muitos detalhes no seu cotidiano e também muitas disciplinas para conciliar. Veja mais informações sobre o assunto abaixo!

2.1. A diferença entre plano de estudos e cronograma

Ao contrário do que muitos pensam, existe uma diferença entre plano de estudos e cronograma de estudos. O cronograma é uma forma de organizar e administrar o seu tempo. Nele você colocará os horários, os afazeres, suas metas diárias.

Já o plano de estudos é algo muito mais abrangente, é por meio dele que você definirá quais metas atingir e quais objetivos concluir. Esse plano, portanto, pode ser comparado a um programa curricular, muito próximo daqueles que são usados nas instituições de ensino. 

Notou? Um é complemento do outro e ambos são importantes para um bom desempenho no aprendizado, nas provas e, inclusive, na concentração, pois o cronograma e o plano de estudos fazem com que você tenha um melhor controle do seu tempo, compreenda mais os seus momentos de maior e menor produção.

3. Como criar um plano de estudo online?

Talvez, além do desafio de cumprir as metas do estudo, fazê-lo pela modalidade online pode ser um pouco mais desafiador. Afinal, quando temos em mãos nossos equipamentos eletrônicos, como celular ou computador, podemos nos distrair facilmente com outras demandas, sejam elas de amigos ou redes sociais; ou podemos ficar muito cansados, pois se não controlarmos o brilho de nossa tela, provavelmente nossa vista ficará fatigada.

Entretanto, compreendendo a necessidade e importância dos estudos, há maneiras de tornar esse momento menos cansativo e mais produtivo:

  • criar um bom ambiente;
  • determinar regras;
  • usar técnicas de estudo;
  • como forma de merecimento, tirar uma folga para fazer as coisas que você mais gosta.

É a partir de um bom planejamento que você conseguirá se sentir produtivo e, ao mesmo tempo, não deixar de fazer as coisas que gosta.

Para ter bons resultados é preciso preparação, um ambiente para fixar o conteúdo adequadamente e dedicação. A melhor forma para isso ser construído é por meio de um plano de estudos.

Então, confira abaixo como fazer o seu plano de estudo online e dessa forma organizar o seu tempo, suas metas e seus objetivos!

3.1. Divida as matérias

Em primeiro lugar, vá até seu material de escola, avalie suas notas e veja quais são as matérias que você tem mais dificuldade e quais são aquelas que você desenvolve o aprendizado de forma muito natural e curiosa.

A partir dessa análise, você poderá colocar o peso certo nas matérias certas, se dedicará aquelas que têm mais dificuldade e, ao mesmo tempo, se tornará expert naquelas que mais gosta de estudar.

Porém, caso ocorra alguma dificuldade, não tenha medo e lembre-se que é normal e esperado que tenhamos mais contrariedades em algumas disciplinas. Afinal, mesmo quando fazemos um curso específico, sempre encontraremos algo que nos desafia e que exige um pouco mais de nós. O estudo é justamente para isso, ou seja, teremos que lidar com um aprendizado que nos tirará da zona de conforto e é assim que nos preparamos melhor para o nosso futuro.

Portanto, dedique tempo para as matérias que você tem mais dificuldade. Busque aquelas que são importantes para você alcançar os seus objetivos e coloque-as em local importante do seu plano de estudos online.

3.2. Trace metas e objetivos

Independentemente do que façamos em nossas vidas, é importante ter um objetivo. Ele será responsável por nos motivar e nos engajar a seguir em frente, mesmo que tenhamos algumas pedras no caminho.

Você já imaginou, por exemplo, não ter um objetivo diário, semanal ou mesmo anual? Até nos detalhes mais simples do nosso cotidiano cumprimos pequenos objetivos, como ter uma alimentação mais saudável, alcançar um determinado nível em um jogo, ler algum livro, assistir a um filme, ter encontros com nossos amigos. Tudo isso nos motiva a seguir em frente e a nos tornarmos pessoas melhores para nós mesmos.

Nos estudos não é diferente, principalmente quando se trata do estudo online que, por ser tão abrangente, podemos aprender sobre muitos assuntos diferentes. Então, questione-se:

  • o que preciso aprender este ano?
  • o que eu gostaria de aprender durante este ano?
  • quais habilidades preciso desenvolver como aluno?
  • quero me preparar para o Enem ou vestibular desde agora?

É por meio das respostas para essas perguntas que é possível traçar um objetivo para seus estudos. Assim, você selecionará melhor qual caminho seguir, qual plataforma online utilizar e qual será a intensidade dos seus trabalhos.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: qual a diferença entre objetivo e meta? Explicaremos: o objetivo pode ser considerado um hiperônimo para a palavra meta, ou seja, o objetivo é o conjunto maior, já as metas são as pequenas etapas que você deve cumprir para atingir seus objetivos.

Por isso, nada de construir objetivos mirabolantes ou metas extremamente difíceis de serem alcançadas. Trabalhe com a sua realidade, com o que você tem agora e vá aos poucos intensificando suas metas. Portanto, ao selecionar um objetivo divida-o em pequenas metas diárias e alcançáveis. 

Por exemplo, sabemos que uma das competências de redação do Enem pede que o aluno tenha um bom repertório sociocultural. Para construir esse repertório é necessário ler, assistir a bons filmes, ouvir podcasts, estar atualizado. Sendo assim, você pode estabelecer o objetivo de aumentar o seu repertório sociocultural por meio de livros. 

Depois, estabeleça quanto tempo você levará até atingir esse objetivo, por exemplo: em dois meses será necessário ler cinco obras literárias do realismo, do naturalismo e do modernismo. 

Pronto, assim, você tem o seu objetivo bem elaborado. Agora, é necessário estipular as metas. Selecione as obras literárias que serão lidas e determine quantas páginas diárias você lerá. Por exemplo: ler 20 páginas por dia, no final do mês atingir o total de 600 páginas.

Esse número pode chegar a 2 ou 3 livros. No final do mês, ao cumprir bem a sua meta diária de leitura, você pode passar de 20 páginas para 30 páginas por dia e, ao final do próximo mês, você poderá ter lido 900 páginas! Dessa forma, você concluirá de forma exemplar o seu objetivo e terá adquirido um ótimo repertório cultural para começar a fortalecer a sua prática de redação para o Enem.

3.3. Distribua seus horários

A flexibilidade de horários é uma forte marca do século XXI. Até as empresas que há 30 anos trabalhavam com horários determinados, atualmente já perceberam a necessidade de serem mais flexíveis em relação horário e deixar com que o funcionário elabore sua própria rotina, de acordo, claro, com as demandas da empresa.

Ao ter um plano de estudo online, você poderá ter essa vantagem. Afinal fará os seus próprios horários. Para isso perceba:

  • quais são os momentos do dia em que você é mais produtivo? 
  • Quais são os momentos do dia em que você tem mais dificuldade para executar tarefas que exigem concentração? 

Reserve a sua melhor hora para os estudos, principalmente para aquelas disciplinas que você tem mais dificuldade. Assim, você conseguirá ter foco durante maior parte do seu tempo. 

Além disso, considere que o seu estudo terá duas etapas: aquelas em que você terá aulas online e que você fará pesquisas sobre a matéria, e a segunda etapa será a dos exercícios. Veja qual se adapta melhor para o seu horário mais ativo e qual você pode fazer em um horário que não seja tão ativo, mas que também não seja um horário em que você já esteja cansado.

Notou que a decisão do horário será sua e baseada também na sua disponibilidade? Esse é um aspecto que favorece muito o estudo online e ajudará você a ter o melhor conhecimento sobre suas dificuldades e suas habilidades.

3.4. Escolha o método de estudo

Escolher um método de estudo é a verdadeira estratégia para fazer com que seu planejamento seja cumprido. Primeiro é necessário compreender que nem todo método é bom para o seu aprendizado, há determinados métodos que funcionam bem para você e que podem não funcionar bem para outras pessoas e vice-versa.

Você pode estar se questionando “mas não são os professores que determinam método de estudo?”. Dentro de sala de aula, sim, são eles. No entanto, com o estudo online você pode ter a sua autonomia e ver o que funciona melhor. Para determinar o seu método, veja se:

  • você rende demais estudando 1 hora e 30 minutos cada matéria;
  • você rende mais estudando 25 minutos ou 30 minutos cada matéria;
  • você é uma pessoa focada e gosta da rotina;
  • você é uma pessoa que se distrai fácil, tem muita criatividade e não tem problemas em quebrar a rotina;
  • você absorve melhor o aprendizado por meio de técnicas visuais, sonoras ou sinestésicas.

A partir de sua escolha, elabore o seu cronograma de estudos. Caso prefira estudar por menos tempo, poderá optar pelo método pomodoro e dividir suas práticas em 25 ou 30 minutos com intervalos de 5 minutos e alguns intervalos maiores de 15 minutos.

Além disso, você pode adotar estratégias que auxiliarão a memorizar e compreender melhor o conteúdo, como: 

  • grifar partes importantes do texto;
  • fazer resumos;
  • gravar áudios explicando a matéria;
  • procurar por listas de exercícios que ajudarão a fixar o conteúdo.

São esses pequenos diferenciais que farão com que você compreenda melhor o conteúdo e faça desse momento de aprendizado o menos maçante possível. 

3.5. Compartilhe seu plano de estudo com os amigos

Os amigos estão aqui para nos oferecer suporte quando nos sentimos um pouco perdidos em algumas situações. Então, procure os colegas que estão passando pela mesma situação que você e compartilhe o seu plano de estudos, veja o que eles acham e da mesma forma observe o planejamento deles e veja o que pode ser adaptado para você.

Claro que cada colega falará a partir da própria realidade, da própria experiência e, por isso, poderão sugerir algumas estratégias que não farão parte da sua realidade. Por essa razão, é importante ter um certo discernimento, agradecer as boas sugestões e realmente utilizar apenas as recomendações que fazem sentido para você.

Além disso, quando compartilhamos os nossos interesses com nossos colegas, nos sentimos mais motivados, pois todos estarão em uma rede de apoio com objetivos próximos e isso fará com que você se sinta mais engajado para cumprir seus objetivos e suas metas.

3.6. Reserve tempo para o seu lazer

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, lazer é extremamente importante para uma pessoa ter uma rotina de estudos saudável e ter o corpo e a mente em equilíbrio. Descanso, portanto, é parte fundamental desse plano de estudo online.

Sendo assim, acrescente em seu cronograma um tempo para suas atividades físicas, sejam elas artes marciais, pilates, academia, corridas, ciclismo, futebol, entre outras. Dessa forma, ao mesmo tempo que você exercita o seu corpo, estará também ativando outras áreas do seu cérebro que são muito importantes para os estudos, para o seu bem-estar e para uma boa noite de sono.

Se você gosta de jogos online, saiba que também é possível reservar um tempo para eles. O importante mesmo é ter limite, pois às vezes podemos nos distrair e passar horas e, às vezes, uma noite inteira no videogame.

O videogame tem muito a contribuir em nosso aprendizado, podemos aprimorar o inglês, nossas estratégias de ação e reação, nossas tomadas de decisões. Entretanto, tudo em excesso pode fazer mal, por isso, é importante ter equilíbrio. Sendo assim, utilize o videogame após ter cumprido todas as suas metas do dia. Caso contrário, ele poderá ser um empecilho nos seus objetivos.

3.7. Pense em um plano de estudo criativo para incentivar

Como será você o próprio administrador dos seus estudos, elabore um plano de estudo bem criativo. Por exemplo, pode fazer parte do seu estudo de redação assistir algum filme atual sobre problemas sociais. Agora, se você precisa aprender sobre algum assunto importante da história, como a primeira Guerra Mundial, pode assistir a um filme que tem como temática esse período.

Além disso, você pode procurar por sites, aplicativos que ofereçam quizzes sobre determinadas matérias que você está aprendendo e, assim, por meio dos jogos, trazer um pouco de diversão para sua rotina de estudos.

Outra sugestão, caso você seja uma pessoa muito criativa ou aprenda facilmente por métodos visuais, é fazer um resumo da matéria por meio de mapas mentais e, dessa forma, usar toda sua criatividade para construir mapas bonitos, organizados, coloridos e estratégicos.

4. Como seguir o plano de estudo online até o final?

Para obter sucesso em sua jornada é possível colocar em prática algumas estratégias que farão com que você cumpra o seu plano de estudo até o final. A primeira sugestão é procurar por aulas online. Dependendo do curso, é possível encontrar professores que poderão orientá-lo durante o processo de aprendizagem, trazer conteúdos de forma bem didática e apresentar novas formas de práticas de estudo.

Como segunda opção, você pode conversar com professores e colegas se sentir alguma dificuldade para pedir orientação. Lembre-se que você não está sozinho nessa, sempre é possível procurar por alguém que possa servir como um apoio quando sentir que tudo está difícil demais.

Como terceira opção, você pode também intercalar seus métodos de estudo, ou seja, usar diariamente plataformas e materiais diferentes, como livros, e-books, videoaulas, documentários, entre outros.

Por fim, outra boa estratégia é mudar o seu ambiente de estudos. Às vezes, ficamos cansados de estudar sempre no mesmo local e nos sentimos um pouco fechados demais. Por isso, você pode variar para uma biblioteca, uma praça ou um café mais calmo, ou mesmo mudar de cômodo na sua própria casa.

Lembre-se que o ambiente é um dos aspectos mais importantes para ter sucesso nos seus estudos online. Deixe perto de você uma garrafinha de água, uma fruta e, sempre que sentir necessidade, levante-se da cadeira, alongue seus braços, suas pernas, suas mãos.

Logo após volte para os estudos, e caso sinta que uma matéria está te deixando estressado demais, aguarde um tempo, mude de conteúdo e mais tarde volte a tentar estudar o que parecia complicado demais há algumas horas. O importante mesmo é não desistir e compreender que você é capaz.

5. Quais os benefícios do plano de estudos?

Quando você consegue fazer um bom plano de estudos e a partir dele fazer um bom cronograma, é possível perceber que, apesar das dificuldades, tudo fluirá lá com mais naturalidade. Então, caso se sinta desanimado, veja abaixo alguns benefícios que o planejamento pode trazer para você:

Esses são alguns dos objetivos, porém o mais importante mesmo é que você aprenderá muito sobre organização e autonomia e esse será um fator fundamental para obter sucesso também em seus projetos futuros que, com certeza, irão além da escola.

Notou como criar um plano de estudo online pode não ser tão difícil como imaginamos? O importante mesmo é ler e pesquisar sobre como fazê-lo da melhor forma possível e adaptar a sua realidade. O esforço, claro, será necessário, mas você pode torná-lo mais prazeroso.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais e auxilie seus amigos a também terem uma rotina organizada de estudos online!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!