Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 14 de outubro de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre o SISU

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 14 de outubro de 2021.


Provavelmente você já ouviu falar do SISU – Sistema de Seleção Unificada, criado em 2010 pelo MEC, um programa gratuito do governo federal, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Se você deseja ingressar em uma universidade pública, é fundamental entender como funciona o SISU, pois ele é uma das principais e mais importantes formas de conseguir uma vaga numa universidade federal ou estadual no Brasil.

O processo seletivo do SISU abre duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre letivo. A inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU), só é permitida  para o estudante que realizou o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Desde 2020, o Sisu passou também a oferecer vagas para cursos a distância.

Existem algumas etapas e informações oficiais que são imprescindíveis, por isso preparamos este artigo para você tirar suas dúvidas sobre o SISU, descobrir como funciona esse programa e se preparar para concorrer à vaga que você deseja. Leia a seguir.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Quem pode participar do SISU?
  • Como se inscrever no SISU?
  • Quais os cursos oferecidos pelo SISU?
  • Critério para alguns cursos
  • Nota de corte
  • Lista de espera
  • Como usar a nota do Enem no SISU?
  • Como saber o resultado do SISU?
  • Como fazer a matrícula caso seja selecionado pelo SISU?

Quem pode participar do SISU?

Para participar do Sisu, é necessário ter feito a última edição do Enem. Mas, é importante lembrar que algumas instituições adotam nota mínima para inscrições em determinados cursos, por isso, se a sua nota do Enem não for suficiente para se candidatar, o sistema automaticamente irá lhe enviar uma mensagem informando.

Como se inscrever no SISU?

A única forma de fazer a inscrição no SISU é pelo site oficial do programa. Os candidatos devem possuir o número de inscrição e a senha do Enem. Não é necessário pagar nenhuma taxa.

O candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, as universidades pretendidas, o turno e a modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas).

As opções de curso podem ser alteradas enquanto o período de inscrições estiver aberto, o SISU considera válida a última opção registrada pelo estudante.

Caso o candidato tenha um desempenho que permita ser selecionado para ambos os cursos, prevalecerá a primeira opção escolhida.

Quais os cursos oferecidos pelo SISU?

Os candidatos interessados em fazer as inscrições para o SISU podem concorrer a uma das três modalidades de cursos oferecidos, sendo eles: bacharelado, licenciatura e tecnólogo em faculdades e universidades públicas.

Critério para alguns cursos

O candidato do SISU precisa saber que algumas instituições participantes adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, para determinada prova do Enem, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e uma nova nota é gerada.

Nota de corte

É a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

O SISU calcula diariamente a nota de corte durante o período de inscrição.

Vale ressaltar que a nota de corte SISU é modificada de acordo com a nota dos inscritos, sendo apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição, ou seja, a nota de corte não é garantia de seleção para vaga a qual o candidato fez a inscrição.

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar o seu boletim SISU e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Pode participar quem não foi selecionado em nenhuma de suas opções na chamada regular, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição.

Na lista de espera, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula.

Como usar a nota do Enem no SISU?

Para usar a nota do Enem no SISU, é preciso ter realizado a edição mais recente do exame e não ter zerado a prova de redação. No momento em que o candidato faz o login no SISU, o sistema recupera automaticamente suas notas obtidas no Enem, válido para o processo seletivo.

Como saber o resultado do Sisu?

O resultado do SISU pode ser consultado no boletim do candidato, na página do SISU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Como fazer a matrícula caso seja selecionado pelo Sisu?

O candidato selecionado pelo Sisu deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula por meio digital ou presencial e em qual período e horário será permitida a entrega da documentação e demais procedimentos para a matrícula. O prazo para a realização da matrícula está definido no cronograma disponível na página do Sisu.

Agora que você já sabe como funciona o Sistema de Seleção Unificada (SISU), fique de olho nos prazos, se prepare, estude e boa sorte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem precisa conhecer o SISU.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!