Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 31 de dezembro de 2020

Veja quais temas mais caem em História no Enem e como estudá-los!

Paula Caetano
Paula Caetano

Licenciada em História e bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, atualmente mestranda em História pela UFRJ e professora da disciplina.Publicado em . | Atualizado em 29 de dezembro de 2020.


Só de olhar o tamanho da matéria de História que cai no Enem, você já fica apreensivo por não conseguir estudar tudo em poucas semanas, não é mesmo? Quando o tempo é curto e a matéria longa, é importante saber priorizar os assuntos mais recorrentes em edições anteriores da prova na hora do estudo.

Por isso, confira abaixo os 8 temas que mais caem na prova de História do Enem e algumas dicas de como estudar esse conteúdo.

Os 4 temas mais importantes de História do Brasil:

  1. Segundo Reinado

O Segundo Reinado é um dos assuntos mais presentes nas provas do Enem. O governo de D. Pedro II durou quase meio século e foi marcado por inúmeras transformações políticas – como a adoção do modelo parlamentarista –, econômicas – como a ascensão da produção de café – e sociais – como a abolição da escravidão. Então, busque fazer um resumo ou um quadro comparativo abordando cada um desses aspectos. Alguns deles ainda podem aparecer em questões mais atuais, bem como a relação entre a Lei de Terras de 1850 e a concentração fundiária no Brasil.

2. Ditadura Militar

O Regime Militar também é um dos mais abordados nas provas do Enem. Ao estudar o tema, busque entender como as características políticas autoritárias refletiram na sociedade. O AI-5, os anos de chumbo e a censura marcaram o período e aparecem muitas vezes representados em letras de canções feitas na época. Outro ponto importante é entender o milagre econômico brasileiro seguido pela década perdida e como as medidas econômicas tomadas no período militar geraram a crise inflacionária vivida durante os anos 90, no Brasil.

3. Era Vargas

Os 15 anos que marcaram a Era Vargas entre 1930 e 1945 são bastante explorados pelas provas do Enem. A política populista adotada por Getúlio Vargas e a construção da figura do presidente como o “pai dos pobres”, responsável pela consolidação das leis trabalhistas, podem ser tema de questão. Outro aspecto importante da época e que vale a pena ficar atento é a ação estatal na economia brasileira, principalmente a partir da industrialização.

4. Primeira República

O período que antecede a Era Vargas também entra para a lista dos temas mais abordados nas provas do Enem. Para estudar esse assunto, lembre-se da rotinização da política brasileira a partir da Política do Café com Leite e da Política dos Governadores. Além disso, é importante entender como a política de valorização do café atendia aos interesses da elite cafeicultora brasileira e os movimentos sociais da época, tanto os rurais – como Canudos, Contestado e Cangaço – quanto os urbanos – Revolta da Chibata, Revolta da Vacina e o movimento Tenentista. 

Os 4 temas mais importantes de História Geral:

  1. Segunda Guerra Mundial 

O tema mais popular quando se trata de História Geral é a Segunda Guerra Mundial e suas consequências. Esse assunto é um dos mais abordados em filmes e documentários históricos e aparece muito nas provas do Enem. Por isso, preste bastante atenção ao estudar as motivações dos países envolvidos no conflito, as alianças militares firmadas e a participação brasileira na guerra. É importante também saber quais as principais consequências da guerra na geopolítica mundial. 

2. Baixa Idade Média

A história medieval muitas vezes é deixada de lado na hora dos estudos, mas preste atenção: esse tema está presente em várias questões de provas anteriores do Enem. O período final da Idade Média está muito vinculado à crise do feudalismo e à emergência da burguesia e do renascimento comercial e urbano. Por isso, busque analisar as transformações políticas, econômicas e sociais desse período em comparação com a Alta Idade Média.

3. Grécia e Roma

História Antiga também cai no Enem! Os assuntos relacionados à Grécia e Roma antigas costumam, muitas vezes, aparecer de forma interdisciplinar com Filosofia, em questões sobre Sócrates, Platão e Aristóteles, por exemplo. A República e o Império Romano também são pontos importantes de serem estudados para a prova.

4. Reformas e Revolução

Em Reformas e Revoluções, são abordadas as principais transformações políticas, econômicas, sociais e religiosas. Na prova do Enem, podem aparecer questões referentes à Reforma Protestante, Revolução Francesa e Revolução Industrial. Então, é importante que o aluno entenda como esses acontecimentos foram responsáveis por gerar rupturas e criar novos processos históricos que podem ser analisados nas questões.

Por fim, além de todas essas dicas de como estudar, é fundamental criar uma rotina de estudos, que vai te ajudar a se organizar, para não deixar de lado nenhum desses assuntos.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!