Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 31 de dezembro de 2020

Veja quais temas mais caem em História no Enem e como estudá-los!

Paula Caetano
Paula Caetano

Licenciada em História e bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, atualmente mestranda em História pela UFRJ e professora da disciplina.Publicado em . | Atualizado em 29 de dezembro de 2020.


Só de olhar o tamanho da matéria de História que cai no Enem, você já fica apreensivo por não conseguir estudar tudo em poucas semanas, não é mesmo? Quando o tempo é curto e a matéria longa, é importante saber priorizar os assuntos mais recorrentes em edições anteriores da prova na hora do estudo.

Por isso, confira abaixo os 8 temas que mais caem na prova de História do Enem e algumas dicas de como estudar esse conteúdo.

Os 4 temas mais importantes de História do Brasil:

  1. Segundo Reinado

O Segundo Reinado é um dos assuntos mais presentes nas provas do Enem. O governo de D. Pedro II durou quase meio século e foi marcado por inúmeras transformações políticas – como a adoção do modelo parlamentarista –, econômicas – como a ascensão da produção de café – e sociais – como a abolição da escravidão. Então, busque fazer um resumo ou um quadro comparativo abordando cada um desses aspectos. Alguns deles ainda podem aparecer em questões mais atuais, bem como a relação entre a Lei de Terras de 1850 e a concentração fundiária no Brasil.

2. Ditadura Militar

O Regime Militar também é um dos mais abordados nas provas do Enem. Ao estudar o tema, busque entender como as características políticas autoritárias refletiram na sociedade. O AI-5, os anos de chumbo e a censura marcaram o período e aparecem muitas vezes representados em letras de canções feitas na época. Outro ponto importante é entender o milagre econômico brasileiro seguido pela década perdida e como as medidas econômicas tomadas no período militar geraram a crise inflacionária vivida durante os anos 90, no Brasil.

3. Era Vargas

Os 15 anos que marcaram a Era Vargas entre 1930 e 1945 são bastante explorados pelas provas do Enem. A política populista adotada por Getúlio Vargas e a construção da figura do presidente como o “pai dos pobres”, responsável pela consolidação das leis trabalhistas, podem ser tema de questão. Outro aspecto importante da época e que vale a pena ficar atento é a ação estatal na economia brasileira, principalmente a partir da industrialização.

4. Primeira República

O período que antecede a Era Vargas também entra para a lista dos temas mais abordados nas provas do Enem. Para estudar esse assunto, lembre-se da rotinização da política brasileira a partir da Política do Café com Leite e da Política dos Governadores. Além disso, é importante entender como a política de valorização do café atendia aos interesses da elite cafeicultora brasileira e os movimentos sociais da época, tanto os rurais – como Canudos, Contestado e Cangaço – quanto os urbanos – Revolta da Chibata, Revolta da Vacina e o movimento Tenentista. 

Os 4 temas mais importantes de História Geral:

  1. Segunda Guerra Mundial 

O tema mais popular quando se trata de História Geral é a Segunda Guerra Mundial e suas consequências. Esse assunto é um dos mais abordados em filmes e documentários históricos e aparece muito nas provas do Enem. Por isso, preste bastante atenção ao estudar as motivações dos países envolvidos no conflito, as alianças militares firmadas e a participação brasileira na guerra. É importante também saber quais as principais consequências da guerra na geopolítica mundial. 

2. Baixa Idade Média

A história medieval muitas vezes é deixada de lado na hora dos estudos, mas preste atenção: esse tema está presente em várias questões de provas anteriores do Enem. O período final da Idade Média está muito vinculado à crise do feudalismo e à emergência da burguesia e do renascimento comercial e urbano. Por isso, busque analisar as transformações políticas, econômicas e sociais desse período em comparação com a Alta Idade Média.

3. Grécia e Roma

História Antiga também cai no Enem! Os assuntos relacionados à Grécia e Roma antigas costumam, muitas vezes, aparecer de forma interdisciplinar com Filosofia, em questões sobre Sócrates, Platão e Aristóteles, por exemplo. A República e o Império Romano também são pontos importantes de serem estudados para a prova.

4. Reformas e Revolução

Em Reformas e Revoluções, são abordadas as principais transformações políticas, econômicas, sociais e religiosas. Na prova do Enem, podem aparecer questões referentes à Reforma Protestante, Revolução Francesa e Revolução Industrial. Então, é importante que o aluno entenda como esses acontecimentos foram responsáveis por gerar rupturas e criar novos processos históricos que podem ser analisados nas questões.

Por fim, além de todas essas dicas de como estudar, é fundamental criar uma rotina de estudos, que vai te ajudar a se organizar, para não deixar de lado nenhum desses assuntos.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!