Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 22 de março de 2020

Vestibular e Enem: dicas para equilibrar estudos e vida pessoal

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Saiba como conciliar as atividades de lazer e os estudos para vestibular e Enem. Confira dicas para ter equilíbrio e sucesso!

Os meses que antecedem a prova do Enem e do vestibular são um período de dedicação ao extremo, para que você possa conquistar a sua tão sonhada vaga na universidade. 

Porém, por mais que o foco nos estudos precise ser maior, isso não significa que você também não possa ter uma vida social ativa. É possível estudar e, ao mesmo tempo, sair com amigos e família, ir ao cinema, curtir uma festa e também namorar.

Tudo é uma questão de equilíbrio! Foi pensando nisso que desenvolvemos este post. Vamos repassar algumas orientações para que você dê conta de tudo, sem ter que abrir mão da diversão por causa da intensidade dos estudos. Vamos lá?

5 dicas práticas para equilibrar os estudos para vestibular e Enem com a vida pessoal

1. Estabeleça uma rotina de estudos

O primeiro passo para conciliar os estudos do Enem e do vestibular com a vida pessoal é estabelecer uma rotina para estudar

Para isso, é interessante que você defina horários para realizar cada atividade do seu dia a dia. Se você vai à escola de manhã, por exemplo, pode dedicar o período da tarde para os estudos extras e a noite para atividades de lazer.

Uma boa ideia é criar uma tabela de horários, definindo quando fará cada uma das atividades. Assim, conseguirá conciliar os estudos e a rotina pessoal numa boa, sem prejudicar nenhuma das partes.

2. Seja firme em relação aos horários

Conforme explicamos, é interessante que você estabeleça uma rotina diária para conciliar os estudos para vestibular e Enem com a vida pessoal. Porém, é, importante que você tenha em mente que precisa ser firme em relação aos horários.

Não é recomendado que você deixe de estudar um dia para passar a tarde no shopping e, no dia seguinte, dedique dois turnos para os estudos, por exemplo.

Se isso acontecer, você ficará cansado no dia dedicado apenas para estudar e acabará não fixando todos os conhecimentos com qualidade.

Equilíbrio é uma palavra-chave que precisa ser registrada na sua mente. Por isso, respeite os horários definidos, evite fazer trocas e, assim, concilie as suas obrigações com as atividades de lazer.

3. Cuidado com as distrações

Você passa horas vendo vídeos no YouTube, assistindo performances no Tik Tok ou conversando com os amigos nas redes sociais? É preciso tomar cuidado com essas distrações!

Quando você estiver lendo um livro, fazendo exercícios no caderno, entre outras atividades que não necessitam de recursos tecnológicos para serem desenvolvidas, é interessante que você desligue o seu smartphone ou, pelo menos, deixe ele no silencioso.

Assim, você não cai em tentação toda vez que ouvir o sinal sonoro de uma notificação no WhatsApp, por exemplo. Deixe para responder os seus amigos quando tiver terminado de estudar.

4. Use o celular para estudar e ganhe tempo

É verdade que o celular pode ser causador de muitas distrações, mas, se você usar a inteligência, consegue fazer do dispositivo móvel um aliado. Isso porque é possível usar o celular para estudar e, assim, ganhar tempo para realizar outras tarefas.

No YouTube, por exemplo, existem diversos canais em que professores dão videoaulas sobre os mais variados conteúdos. Também há perfis no Instagram que trazem resumos de conteúdos que caem no Enem e nos vestibulares. Por isso, se utilizar o smartphone com sabedoria, você conseguirá ter uma boa economia de tempo.

Vamos supor que você vai e volta para a escola de ônibus e que esse trajeto leva meia hora para ser realizado. Se você assistir videoaulas enquanto está no transporte, nesse caso, terá estudado uma hora a mais por dia. Esse tempo, que seria perdido, será aproveitado para algo útil e você pode encaixá-lo na sua rotina de estudos. 

5. Explique a sua rotina para familiares e amigos

O seu namorado ou sua namorada vive cobrando você para saírem juntos? Seus amigos convidam para o cinema ou alguma festa toda hora? Os seus pais querem que você participe de todos os eventos de final de semana da família? Se essas ou outras situações do tipo acontecerem, é necessário ter uma conversa franca com as pessoas ao seu redor.

Nem sempre todo mundo entenderá que você está focado em um objetivo e que, para isso, precisa abrir mão de certas coisas, como estar disponível para sair em qualquer horário do dia, por exemplo.

Explique aos seus amigos e familiares que precisa estudar e que dividiu o seu tempo para conciliar os estudos com a vida pessoal. Diga quais são os horários em que pode sair e tente agendar os programas nesses momentos. 

Com certeza, todos entenderão e não deixarão de ser seus amigos por causa disso. Pelo contrário, você pode até ser visto por eles como um exemplo a ser seguido.

Gostou das nossas dicas para conciliar os estudos do Enem e do vestibular com a vida pessoal? Agora, você já sabe que não precisa abrir mão das festas, dos passeios com os amigos e do almoço de domingo com a família.

Com equilíbrio e sabendo dosar bem o tempo para cada coisa, você conseguirá fazer tudo o que precisa, com organização e cuidados. Ter esse comportamento desde cedo é importante, tendo em vista que você também terá que fazer esse jogo quando estiver na faculdade.

Agora, chegou a sua vez de dar dicas sobre como estudar para o Enem e para o vestibular, sem deixar de fazer o que gosta. Conte para a gente quais são as técnicas que você utiliza, no espaço para comentários. Assim, você poderá interagir com os nossos outros leitores e trocar experiências. Que tal? E não esqueça de compartilhar nas suas mídias sociais também.  

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!